Visando estimular a autonomia das mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Batista, a Subsecretaria de Políticas para Mulheres firmou parceria com o Governo do Estado, onde, por meio do programa “Vamos Juntas”, 20 assistidas pelo CEAM foram encaminhadas para o curso de contabilidade oferecido pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).
O curso teve duração de cinco meses e contou com aulas presenciais no período da tarde. A capacitação foi voltada exclusivamente para mulheres em busca de autonomia financeira e empoderamento profissional. No final do mês passado, ainda dentro da campanha Agosto Lilás, as formandas receberam certificados e foram homenageadas com flores pela equipe da subsecretaria e do CEAM.
“A parceria entre CEAM, FAETEC e o programa Vamos Juntas reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas públicas voltadas para a inclusão e o enfrentamento à violência de gênero. Nosso papel é garantir que as mulheres tenham acesso à informação, formação e oportunidades reais de mudança. A parceria com o programa Vamos Juntas é um exemplo de como políticas públicas bem articuladas podem transformar vidas”, disse a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, ressaltando que o trabalho da subsecretaria vai além da denúncia e do atendimento emergencial.
A assistente social e supervisora do CEAM, Ana Carolina Balthazar, falou sobre a importância de promover cursos para as assistidas. “A mulher que conquista sua independência econômica fortalece sua autoestima e amplia suas possibilidades de escolha. Essa formação representa um passo importante para que essas mulheres possam trilhar novos caminhos com segurança e dignidade”, afirmou.
O programa “Vamos Juntas”, criado pelo governo do Estado, tem como objetivo oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade. Em 2025, mais de 1.100 vagas foram abertas em 45 municípios, com foco na autonomia econômica e na inserção no mercado de trabalho. Novas turmas de capacitação estão previstas para os próximos meses, com inscrições abertas no CEAM, localizado na Rua dos Goitacazes.