A unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Jardim Aeroporto, ligada a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC), realizou nesta quarta-feira (08) uma mostra de atividades para familiares dos assistidos. Na ocasião foram apresentados os trabalhos desenvolvidos com crianças, adolescentes e os idosos, durante o mês de setembro, com destaque para a campanha Setembro Amarelo. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Marlene Henriques Alves, onde acontecem os encontros do SCFV.
A culminância das atividades desenvolvidas no mês de setembro contou com apresentações de dança, palestra e música. A unidade atende atualmente cerca de 40 crianças e adolescentes. Para a diretora de Proteção Social Básica da SMASC, Paloma Campos, a mostra reforça os vínculos de convivência entre famílias e comunidade e estimula mais interesse pelo Serviço de Convivência.
“Em nome do secretário Rodrigo Carvalho a gente agradece as famílias por estarem presentes, prestigiando os filhos, porque sem eles não existiria serviço de convivência. Agradecemos a secretaria de Educação e a direção da escola Marlene Henrique Alves, pelo espaço excelente onde conseguimos realizar o serviço de convivência durante anos. Esse momento é de fortalecimento de vínculos, é um trabalho incrível que a equipe da unidade do Aeroporto desenvolve. Então quando a gente chega aqui e vê um evento como esse a gente fica muito feliz.” Disse, Paloma.
Carmem Lucia de Oliveira, mãe da Thaíssa, de 8 anos, que participa do SCFV há 3 anos, se emocionou com a apresentação da filha. “Eu achei tudo lindo, é sempre muito emocionante ver os nossos filhos se desenvolvendo. Gosto muito do trabalho do serviço de convivência, da equipe. A gente só tem que dar parabéns mesmo pelo trabalho e agradecer por momentos como esses.”
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida. O enfrentamento das situações de vulnerabilidades é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários. São grupos prioritários indivíduos pertencentes à famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e pessoas com deficiência. Em Campos o SCFV acontece nos territórios dos 15 CRAS do município, com 18 unidades que desenvolvem atividades com grupos de crianças até 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos e pessoas idosas.
Também prestigiaram o evento a coordenadora do SCFV, Simmy Cavalcante; pela diretora adjunta da unidade escolar, Claudia Arêas; a coordenadora do Programa Criança Feliz, Luciana Ribeiro; e a coordenadora do CRAS Codin, responsável pelo território, Eliana Cunha.