O “Social + Perto”, programa da Prefeitura, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, atendeu nesta terça-feira (14) os moradores do 11º distrito do município. Na Escola Municipal Professor Paulo Freire, em Dores de Macabu, foram disponibilizados os serviços de CRAS, CREAS, Cadastro Único, entre outros. A primeira dama de Campos, Tassiana Oliviera, acompanhou os atendimentos ao lado do secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho.
“Eu venho sempre, porque eu acho que é uma oportunidade de estar mais próxima da população. O prefeito Wladimir não consegue estar em todos os lugares, então a gente divide as agendas para que a gente consiga estar mais presente no dia a dia das pessoas, porque quando nós estamos nas localidades é uma oportunidade também dos moradores falarem quais são as necessidades da comunidade, a gente tem acesso livre, vem aberto a ouvir as pessoas e levar as demandas para a prefeitura.” Destacou, Tassiana.
Além dos serviços da assistência social, o programa também oferece vacinação, assistência jurídica e de apoio à mulher, corte de cabelo, designer de sobrancelha, esmaltação de unhas, e gratuidade para 2ª via de identidade. De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, o apoio das demais secretarias e subsecretarias enriquecem ainda mais o “Social + Perto”.
“Nós acabamos de completar 3 anos de programa e também estamos voltando a Dores pela terceira vez, oferecendo vários atendimentos que são muito esperados pelos moradores aqui da região. A assistência se torna ainda mais completa com as parcerias que temos com a saúde, com a educação, limpeza pública, o Cidac e também as subsecretarias ligadas a assistência que são de Justiça, do Idoso e de Politicas para Mulheres. Nosso objetivo é facilitar o acesso de todos aos serviços públicos, principalmente dos que moram nas regiões mais distantes de Campos.” Explicou, Rodrigo.
A 63ª edição do “Social + Perto” também contou com a participação da Equipe do Programa Criança Feliz, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Centro de Cidadania LGBT Norte Fluminense. Na ocasião, os alunos da Escola Municipal Professor Paulo Freire, também apresentaram um coral em homenagem aos professores, pelo Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro.
Para Carmen Linhares, moradora de Quilombo, o atendimento no “Social + Perto” é de primeira. “É excelente, não tem atendimento melhor que esse. Fui muito bem atendida, estou muito satisfeita com o tratamento de todos e por ter conseguido atualizar o meu Cadastro Único para o BPC.”
Também estiveram presentes na 63ª edição do programa o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; a subsecretária adjunta da SMASC, Graziele Gonçalves e o subsecretário executivo da SMASC, Fagner Azeredo.