O município de Campos sediou nesta semana uma capacitação estadual do Sistema de Condicionalidades (Sincon) do Cadastro Único. O encontro, que reuniu cerca de 24 pessoas das cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense, teve como objetivo treinar os profissionais que atuam no CadÚnico e no programa Bolsa Família para aprimorar os conhecimentos sobre o Sincon, garantindo o acompanhamento correto das famílias beneficiárias nas áreas da Saúde e Educação.
A diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome, Kamila Oliveira, que é instrutora do CadÚnico no município e conduziu a capacitação, falou da importância do encontro entre os profissionais que atuam no Bolsa Família. Ela explica que Sincon é uma plataforma.
“Essa capacitação foi de extrema importância para os profissionais que atuam com o Bolsa Família, porque eles poderão atender as famílias que descumpriram algumas medidas e, por alguma razão, seja na Saúde ou na Educação, tiveram o seu benefício bloqueado ou suspenso. O Sincon é uma plataforma que protege a família, então, a gente precisa de profissionais que passem por essa capacitação para que eles façam contato com a rede e, principalmente, protejam essas famílias que de alguma forma já tiveram os direitos violados. Ainda que a capacitação tenha atingido alguns representantes de cada cidade, aqueles que participaram vão poder replicar com seus pares no seu município”, explicou.





