O município de Campos sediou nesta segunda-feira (17) uma capacitação estadual para cidades do Norte e Noroeste Fluminense sobre os impactos da resolução nº 957/2025 na execução financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As orientações foram passadas pela equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Gestão do SUAS e Coordenação de Apoio à Gestão Orçamentária e Financeira. Os participantes foram recebidos pelo secretário de Assistência Social de Campos, Rodrigo Carvalho, e pela subsecretária de Gestão do SUAS no município, Aline Giovannini.
“Muito feliz de estar sediando esse espaço, recebendo essa capacitação tão importante para as secretarias de assistência social das regiões norte e noroeste do estado do Rio. Eu sempre falo com a minha equipe que a gente precisa se qualificar, da importância de momentos como esse, de troca e conhecimento”, destacou o secretário Rodrigo Carvalho.
A capacitação teve como objetivo orientar os municípios sobre a utilização dos recursos estaduais, reprogramações de saldo e como devem ser feitas as prestações de contas dessas verbas. De acordo com a superintendente estadual de Gestão do SUAS, Adriana Alves, a iniciativa visa fortalecer os municípios para que consigam começar 2026 com mais conhecimento e habilidades para gerir seus recursos.
“Essa foi uma resolução construída dentro da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), ela terminou de ser elaborada de uma forma extremamente democrática, onde houve a participação dos gestores que ali estavam, dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, e todos puderam dar suas contribuições, fazer suas considerações e alterações nesse normativo tão importante. Esse encontro com os representantes dos municípios é um momento de aprendizado, troca e de tirar dúvidas. Eu espero que quem esteja aqui seja multiplicador nas suas regiões”, disse Adriana Alves, superintendente de Gestão do SUAS.
Além de Adriana, também palestraram a Superintendente Estadual do Controle Interno, Andrea Heloísa, e a Assistente do Controle Interno, Roberta Rangel. Representando o município de Aperibé, a presidente do COEGEMAS/RJ, Sônia Lopes, também falou sobre a importância da capacitação.
“Orçamento é algo que a gente tem que tá na ponta da língua, porque não se faz SUAS sem dinheiro. Com essa resolução a gente mostra para os gestores que, se a gente não gastar, a gente vai deixar de ganhar lá na frente. Então, é muito prazeroso estar aqui hoje, aprender com a equipe do estado. A gente precisa conhecer para poder solicitar, por isso que eu acho tão importante estarmos aqui hoje”, agradeceu Sônia.





