Notícias Recentes

Abrigos Manoel Cartucho e Lar Cidadão no clima da folia com Baile de Carnaval

Os abrigos Manoel Cartucho e Lar Cidadão, equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social voltados para pessoas em situação de rua, promoveram um Baile de Carnaval para os usuários assistidos nessa quarta-feira (11). Embaladas por marchinhas e muita animação, as festas aconteceram nos pátios das unidades e contou com a participação dos assistidos e funcionários. A Residência Inclusiva II, que acolhe exclusivamente pessoas com necessidades especiais, também entrou no clima da folia.

De acordo com a diretora de Proteção Especial, da SMASC, Shana Ribeiro, festas como o Baile de Carnaval fazem parte das atividades que promovem a integração social.

“Os serviços de acolhimento não devem se limitar à oferta de moradia e atendimento às necessidades básicas, mas devem atuar de forma integral, promovendo ações que estimulem o desenvolvimento pessoal, social e comunitário dos acolhidos. Nesse contexto, a implementação de atividades socioeducativas, culturais, recreativas, ocupacionais e de convivência contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida e para o processo de reintegração social”, disse a diretora.

O Manoel Cartucho e o Lar Cidadão são abrigos provisórios que acolhem pessoas encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPoP). Além deles, o município conta com outros dois abrigos: a Casa de Passagem e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) cofinanciada pela SMDHS. Os acolhidos são encaminhados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPoP). A permanência no abrigo não é obrigatória, tendo o usuário liberdade de continuar na Casa ou não.

A Residência Inclusiva também é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, mas que acolhe jovens com necessidades especiais, autistas, autistas severos e aqueles com transtorno mental que foram abandonados e não têm vínculo familiar. O município possui duas unidades em pleno funcionamento.

Compartilhe: