As dermatologistas Ana Paula e Liana Almeida, do Centro Dia do Idoso, em Guarus, ministraram palestra dentro da campanha “Dezembro Laranja”, de prevenção e combate ao câncer de pele. Com a proximidade do verão, a estação mais quente do ano, os cuidados devem ser redobrados em todas as idades para evitar a doença, principalmente, em crianças e idosos, onde a probabilidade é ainda maior. Além de informação, as médicas também realizam atendimento e encaminham para cauterização os casos em que há necessidade do procedimento.
O Centro Dia do Idoso é um equipamento da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. “Atentos a esta situação, não só em dezembro, mas durante todo ano, oferecemos no Centro Dia do Idoso palestras de conscientização e prevenção, além de tratamento contra o câncer de pele. Agora, no início do mês, tivemos nosso encontro referente ao mês de conscientização. Levar informação para os nossos idosos faz toda diferença”, informa a subsecretária Rosilani Tavares.
Desde o ano passado, na gestão do prefeito Wladimir Garotinho, mutirões de câncer de pele têm sido feitos no Centro Dia uma vez por mês. Neste dia, as dermatologistas realizam procedimento de cauterização química. Mais de 300 pacientes já foram atendidos com as cauterizações, importante no combate e conscientização sobre os riscos do câncer de pele.