Notícias Recentes

Igualdade Racial participa de intercâmbio internacional por “Ações Afirmativas”

O município de Campos, por meio da Subsecretaria de Integração Racial e Direitos Humanos trabalha para se tornar signatária do Movimento Internacional para Contação da Verdade, Reconciliações e Reparações para a herança africana e residentes indígenas. O objetivo das ações afirmativas é oferecer igualdade de oportunidade a todos e são aplicadas por meio de políticas públicas de governo ou da iniciativa privada para corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos, conforme informações do subsecretário da pasta, Gilberto Coutinho, mais conhecido como Totinho Capoeira.

“Já estamos com o documento base criado e utilizado por Providence, começamos a estudá-lo para que possamos apresentar, em tempo, uma proposta ao município de Campos dos Goytacazes. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos”, enfatiza Totinho, que mantém contato com diretor de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento, da cidade de Providence/Rhode Island-EUA, Silas Pinto.

O subsecretário realça a importância da parceria entre a Prefeitura de Campos e a Prefeitura norte-americana de Providence e registra agradecimento ao diretor Silas Pinto.

“Dedico agradecimento ao doutor Silas Pinto por nos apoiar com sua expertise na interface de caráter institucional entre a Subsecretaria de Integração Racial e Direitos Humanos com autoridades norte-americanas na cidade de Providence. Seu apoio tem sido imprescindível para que possamos avançar e tornar Campos como cidade signatária desse movimento de importante cunho social que busca reparar danos causados às populações de ascendência africana e indígena no Brasil”, apregoa Totinho, que é sociólogo e enfatiza ainda “a boa receptividade e acolhida, além de muito do compartilhamento do seu conhecimento sobre gestão pública no desenvolvimento das políticas de cunho compensatório”.

BREVE HISTÓRICO – O subsecretário informa onde e como surgiu o movimento: “Em julho de 2020, a cidade de Providence lançou um processo de três fases para promover a Contação da Verdade, Reconciliações e Reparações para a herança africana e residentes indígenas. O prefeito Elorza lançou a Comissão Municipal de Reparações de Providence para tratar dos danos descritos nas fases de Contação da Verdade e Reconciliação e fornecer recomendações à cidade sobre políticas, programas e projetos apropriados para começar a reparar danos”, finalizou.

 

Compartilhe: