Notícias Recentes

Prefeitura promove encontro com lideranças de comunidades quilombolas

A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos recebeu lideranças quilombolas nesta quarta-feira (15) para discutir e ouvir demandas importantes voltadas para as comunidades como Cambucá, Aleluia, Batatal, Conceição do Imbé, Sossego, Lagoa Feia e Custodópolis. A subsecretaria é vinculada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. 

No encontro foi debatida a oferta de serviços, programas e benefícios na proteção social das pessoas que vivem em comunidades quilombolas. Além das equipes da SIRDH e das lideranças quilombolas, o encontro teve a participação da Defensora Pública Nathalia Carneiro. 

A partir do encontro, está sendo elaborado um mutirão de ações considerando a dificuldade de acesso das famílias quilombolas aos serviços oferecidos na região central da cidade, com exceção a comunidade de Custodópolis, que fica em Guarus. Para esse mutirão, será utilizada a estrutura do “Projeto Social + Perto”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que já realiza ações para localidades, distritos e bairros mais distantes. 

Além da oferta de serviços, o objetivo do mutirão para as comunidades quilombolas é referenciar as famílias através do Cadastro Único como povos e remanescentes de quilombo. A data para esse mutirão está sendo analisada e deve ser divulgada em breve. 

Desde a sua criação, a SIRDH trabalha de portas abertas para atender indivíduos ou grupos que vivem em vulnerabilidade social. Fator que pode revelar casos de racismo ou qualquer outra discriminação por orientação religiosa ou sexual. Tudo isso representa a desigualdade de direitos. Através de diversas ações, a SIRDH, junto com outros órgãos públicos e privados, promove a garantia de direitos humanos e promoção da igualdade racial de todos os povos, inclusive das pessoas que vivem em comunidades quilombolas. 

 

 

Compartilhe: