A Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE) comemorou, nesta segunda-feira (24), 59 anos de fundação, com missa solene celebrada pelo padre Murialdo Gasparet e entrega de honrarias. O evento aconteceu na sede da instituição, que assiste cerca de 350 portadores de deficiência intelectual, auditiva, Transtorno Espectro Autismo (TEA) e suas famílias. A primeira-dama Tassiana Oliveira e o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, prestigiaram o evento.
“É muito importante para mim participar mais uma vez do aniversário da APOE, essa instituição que não só acolhe, mas também cuida e transforma a vida de tantas pessoas. O presente quem ganha somos nós, toda a sociedade, por ter um local como esse, com tantos serviços que são oferecidos aqui. Eu parabenizo a todos que fazem essa associação acontecer”, destacou Tassiana Oliveira, que foi homenageada pela Associação.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, recebeu a homenagem direcionada ao prefeito, e lembrou da importância da APOE para o município. “As instituições que prestam serviço as pessoas com deficiências e suas famílias são parceiras da Prefeitura no desenvolvimento das políticas públicas e no cuidado com as pessoas. Além do recurso municipal destinado à instituição, o município busca parcerias para ampliar os serviços das instituições cofinanciadas”.
Em 2022, a Prefeitura reajustou em 10% o valor dos repasses à instituição, garantindo a ampliação do número de assistidos. De janeiro a março deste ano, a APOE recebeu do governo municipal R$ 526.176,00
A cerimônia contou com apresentações da banda “Notas de Felicidade” e “Coral de Libras”, formados por alunos da associação, além de exposição de artesanatos feitos pelas mães dos usuários. Na ocasião, também foram homenageados funcionários e representantes da sociedade civil.
A presidente da APOE, Pryscila Marins, agradeceu a presença dos convidados e lembrou da sua trajetória à frente da associação. “Há um ano, quando comemorávamos 58 anos da APOE, eu falei que tinha ganhado uma grande missão de estar à frente da instituição. Mas hoje vejo que não ganhei uma missão, eu ganhei um presente. Toda vez que entro aqui eu recebo muito amor dos usuários, de suas famílias. Aqui tem amor, tem acolhimento, tem vontade de superação. É isso que motiva a todos nós a superar cada vez mais nossos limites”, ressaltou.
Também prestigiaram o evento o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) Leon Gomes; o secretário executivo do PROCON, Carlos Fernando Monteiro; o vereador Bruno Viana; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Edvar Junior; e Bruno Cordeiro, representante da Fundação da Infância e da Adolescência (FIA).