Notícias Recentes

População em situação de rua: acolhidos passam por avaliação nutricional

Com o propósito de garantir uma alimentação de qualidade, a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou uma avaliação nutricional dos usuários do Lar Cidadão, abrigo municipal que atende 18 pessoas em situação de rua. Na ação, foi feita avaliação antropométrica completa, que é formada por um conjunto de medidas físicas e corporais, ou seja, altura, peso e circunferência abdominal. 

A ação, que foi feita pela equipe de estagiários da coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), também funciona como instrumento de orientação sobre a alimentação diária dos assistidos, armazenamento dos alimentos, além de ajudar com a descoberta e tratamento de doenças, como diabetes e hipertensão. Os usuários do Manoel Cartucho e do  Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP) também contaram com a ação. 

Segundo a coordenadora, Thais Serafim, a ideia é gerar um diagnóstico do estado nutricional dos acolhidos. “A partir do diagnóstico, a gente consegue identificar excesso de peso e até mesmo um risco cardiovascular. Assim, a gente consegue implementar um cardápio elaborado para resolver essa demanda de acordo com cada abrigo. A gente também consegue pensar em políticas públicas para melhorar a questão nutricional não só dos assistidos daqui, mas de todos os equipamentos da SMDHS”, disse a coordenadora. 

Em Campos há sete meses, a paulista Jennifer de Jesus foi uma das assistidas que passou pela avaliação. Como ela viveu nas ruas por um tempo, mas agora vivendo no Lar Cidadão, ela avaliou como positiva a ação nutricional. “A gente tem como se cuidar, saber o nosso peso e se orientar sobre a nossa alimentação. Isso está servindo de aprendizagem para a gente”, disse a assistida. 

A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) trabalha na avaliação e implementação nutricional de diversos departamentos com o objetivo de garantir a segurança alimentar de pessoas que são atendidas na SMDHS, como o Restaurante do Povo, Café do Trabalhador e abrigos municipais. Além do Lar Cidadão, o SAN também percorre os outros abrigos, que somam cerca de 150 pessoas em situação de rua, como a Casa de Passagem, Manoel Cartucho, e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) cofinanciada pela SMDHS. 

Compartilhe: