O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop), equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nesta sexta-feira (18) o Arraiá Pop, em celebração ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado neste sábado, dia 19 de agosto. Além da confraternização, os usuários tiveram acesso a serviços de beleza, palestras e oficinas.
“O evento demonstra o compromisso da gestão com a garantia de direitos. Hoje, assim como todos os dias, acolhemos, atendemos, encaminhamos, e mais do que isso, estimulamos as potencialidades e habilidades dos assistidos para que possam resgatar sua autonomia e cidadania.” destacou a coordenadora do equipamento, Maria Júlia Ecard.
As atividades tiveram início pela manhã, com café da manhã especial, palestras, oficina de currículo e maquiagem, além de dia de beleza, onde os usuários puderam cortar os cabelos e fazer as unhas.
Kate Dias, que é usuária do equipamento gostou muito da festa. “A gente fica feliz com a amizade que encontramos aqui e por ter quem se importa com a gente. Eu amei o dia de hoje”
Já na parte da tarde aconteceu a Festa na Roça, com comidas típicas, decoração especial e a quadrilha, com participação do grupo Azabumba.
Na ação, os animais de estimação dos usuários também receberam atenção. Através de uma parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi possível pôr as vacinas dos pets em dia. Já a Zooloja enviou brindes, como petiscos, comedouros e acessórios.
No município, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é referência na oferta de serviços à população que vive nestas condições. Diariamente são feitas abordagens pelas equipes do equipamento em diversos pontos da cidade, porém a decisão de ir ou não para o abrigo ou de aceitar o atendimento é do indivíduo.
Prestigiaram o evento a subsecretária adjunta de Desenvolvimento Humano e Social, Graziela Gonçalves; a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Amélia Lopes e o diretor do Departamento de Programas e Projetos, Marcelo Arêas.