Notícias Recentes

Idosos participam de terapia em grupo no Clube da Terceira Idade

Visando a saúde emocional e psicológica dos frequentadores do Clube da Terceira Idade, a Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, promove encontros de terapia em grupo, todas às quartas-feiras, a partir das 9h30. O professor e terapeuta, Leonardo Everton, destaca que a roda de conversa surgiu por uma necessidade que os idosos passavam em casa.

“Muitos dos idosos que frequentam aqui passavam por momentos de depressão, crises de ansiedade, entre outras dificuldades que abalavam o psicológico. Pensando nisso, criamos essa roda de conversas para acolher o grupo e tentar estabilizar o emocional e psicológico com essa troca de vivências. Eles comparecem, interagem e muitos contam que conseguiram superar vários problemas. Esse encontro é muito importante para eles”, ressaltou o terapeuta.

Participante do grupo, Creusa de Souza Neto, conta que os encontros têm sido essenciais para saber lidar com situações do dia a dia.

“Esses momentos têm sido muito especiais na minha vida. Estou aprendendo muito em como lidar com as pessoas, como falar, como receber ações de outras pessoas sem que isso me cause sentimentos ruins. Estou aprendendo a usar palavras que não ofendam outras pessoas e aprendendo a encaminhar com equilíbrio situações que possam me afetar”, detalhou a frequentadora.

O encontro é trabalhado de forma lúdica pelo professor, buscando associar como cada um pode fazer para identificar suas qualidades e defeitos. O Coordenador do Clube da Terceira Idade, Carlos Augusto, explica que o professor trata de coisas relacionadas ao ambiente familiar. “Conseguimos reunir esse grupo e todo trabalho realizado faz muito bem para cada um, já que eles trazem situações pessoais para trocar com os outros participantes. O professor relaciona situações com o ambiente familiar e isso está fazendo uma higiene mental muito importante na vida deles”, destacou.

 

Compartilhe: