Notícias Recentes

Usuários e abrigados se reúnem em almoço natalino no Manoel Cartucho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social promoveu um almoço natalino para os usuários e funcionários dos abrigos Manoel Cartucho, Lar Cidadão e Casa de Passagem. A confraternização aconteceu no jardim do Manoel Cartucho, espaço que recentemente foi revitalizado e pintado. O secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, participou do evento.

Com decoração especial, músicas natalinas, comidas tradicionais desta época do ano e uma mesa de doces, a festa teve como objetivo promover a interação das equipes e dos usuários dos equipamentos de acolhimento. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, este é um momento importante e esperado pelos usuários.

– Essa confraternização é mais uma forma da gente acolher. Fim de ano é período de reunir a família, celebrar e, às vezes, quem está no abrigo está sozinho, sente falta disso. Então a gente reúne e faz eles se sentirem pertencentes, elevamos a autoestima dos usuários destes equipamentos. É um trabalho que não tem preço – destacou o secretário.

GRATIDÃO

Para Eliseu dos Santos, que está no Lar Cidadão há 2 meses, o almoço estava maravilhoso.

“Eu achei que foi muito bom ter esse almoço, porque unificou os acolhimentos. As vezes a gente não interage. Eu só tenho a agradecer o cuidado que a gente recebe, a atenção, o carinho, porque eles (profissionais) não desistem da gente”.

Atualmente morando na Casa de Passagem, o casal Lucas Izaque e Sheyla Fonseca, que estão grávidos, adoraram o jardim do Manoel Cartucho e se divertiram na confraternização.

“Só tenho a agradecer a oportunidade que estão dando a gente. Está tudo um show hoje, o alimento, a festa, o lugar aqui onde arrumou tudo. Todo mundo me acolheu como filho e está sendo muito bom o tempo que estou passando com minha esposa na Casa de Passagem”, disse Lucas.

Os abrigos contam com uma equipe técnica formada por profissionais da área de psicologia, assistência social e pedagogia, além de cuidadores durante 24 horas. Diversos outros serviços também são oferecidos aos abrigados, como retirada de documentação, encaminhamento médico, marcação de exames, cursos e até mesmo encaminhamento para o mercado de trabalho.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Amélia Lopes, proporcionar esse momento para os usuários é muito gratificante. “É um momento de muita felicidade para a gente poder realizar essa confraternização entre os abrigos. Foi um ano de muitas lutas, mas também de muitas vitórias, para as equipes e para os assistidos que são sempre motivados a buscar um futuro melhor”.

Também prestigiaram o evento a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Graziele Gonçalves; a coordenadora do Abrigo Manoel Cartucho, Isabela Araújo e a coordenadora do Lar Cidadão, Camile Nunes.

 

Compartilhe: