Notícias Recentes

Ação de combate ao trabalho infantil no Carnaval é realizada no Farol

Dentro das atividades de combate ao trabalho a exploração de crianças e adolescentes, as equipes do Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) percorreram a praia do Farol de São Tomé para levar conscientização sobre a violação no período de Carnaval. As equipes fizeram uma varredura em várias ruas da praia, do Xexé ao Lagamar, para entregar panfletos e identificar crianças ou adolescentes na prática de trabalho.

“O Carnaval é o momento oportuno de a gente lembrar que é um momento de diversão. Carnaval não é para criança trabalhar. Se qualquer pessoa encontrar crianças no trio elétrico, junto com os pais ou não, vendendo bebidas alcoólicas ou qualquer produto, isso é exploração de trabalho infantil. A gente não pode fazer de conta que a criança está ajudando. Isso precisa ser desmitificado”, explicou a coordenadora do AEPETI, Renata Amaral.

O AEPETI é um programa que faz parte da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. As ações no Farol acontecem desde o início da temporada do Verão de Todos Nós 2024, com identificação de possíveis casos, abordagens, panfletagens e adesivação de carros. Além da praia, as ações acontecem em todos os territórios do município ao longo do ano.

“No Farol, a gente já encontrou crianças vendendo doces, vendendo picolés, na reciclagem e também trabalhando nos quiosques. Essa abordagem acontece tanto na identificação de possível locais de trabalho infantil, mas também na prevenção. O objetivo é estar presente para combater. Quanto menos crianças encontrarmos em situação infantil, significa que o trabalho da Assistência Social está fluindo a ponto de não precisar ser utilizada a mão de obra de crianças e adolescenets”, ressaltou a coordenadora.

Compartilhe: