Notícias Recentes

Desenvolvimento Humano e Social promove capacitação de equipe do Centro Dia do Idoso

A Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) realizou, nesta quinta-feira (2), uma capacitação das equipes de atuação direta e indireta do Centro Dia do Idoso, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social recém-inaugurado pelo prefeito Wladimir Garotinho para a promoção de atividades direcionadas a idosos e seus familiares.

Participaram cerca de 30 pessoas, entre equipe de técnicos do Centro Dia, técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Central de Regulação de Vagas, já que a Central irá regular as vagas solicitadas pelos CREAS, que serão porta de entrada do Centro Dia, além da equipe das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que poderão identificar aqueles que têm perfil para frequentar e participar das atividades oferecidas pelo equipamento.

“Foi um momento de troca e integração entre as equipes, objetivando um estreitamento no trabalho com a pessoa idosa, com foco no acompanhamento de qualidade ao idoso e suas famílias que estão necessitando da Proteção Social Especial do SUAS”, explicou a assistente social da Gestão do Trabalho do SUAS, Darcilene Fiuza.

Inaugurado há cerca de um mês, o Centro Dia do Idoso, que fica no Jardim Carioca, será destinado ao atendimento especializado de pessoas idosas que tenham algum grau de dependência de cuidados. No local, a pessoa idosa e seus familiares terão a oportunidade de participar de atividades de socialização, atividades de vida diária e oficinas. A proposta do Centro Dia do Idoso é evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

Durante cinco dias na semana, cada usuário (a) poderá frequentar o serviço em um período (manhã ou tarde) ou o dia todo – horário integral, a depender do planejamento para cada família. Os frequentadores receberão café da manhã, almoço e lanche da tarde. As equipes serão formadas por uma coordenação, um profissional de assistente social, um psicólogo, além de aproximadamente 10 cuidadores.

 

Compartilhe: