Em alusão ao Maio Amarelo, campanha dedicada à conscientização e segurança no trânsito, as crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, estão participando de atividades sobre a educação no trânsito.
Dentro do projeto pedagógico do SCFV, as crianças, que foram divididas em grupos, confeccionaram cartazes com mensagens sobre segurança no trânsito, como “No trânsito, o sentido é a vida”. Além disso, eles fizeram maquetes ilustrando o dia a dia pelas ruas, entre motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres. Na maquete, as crianças também reforçaram o respeito à sinalização, como o semáforo.
A pedagoga da Gestão do SCFV, Kissila de Melo Tavares, explica que a realização das atividades com as crianças permite que elas criem mais cedo uma conscientização sobre o trânsito.
“A ideia é conscientizar essas crianças e adolescentes sobre educação e trânsito, que é algo muito importante para toda a sociedade. Porém, com as crianças, pensamos que é uma forma eficaz de começar a criar essa consciência sobre a importância de conhecer e respeitar as normas de trânsito”, explicou.
O SCFV é um equipamento que oferta diversas oficinas e atividades. Atualmente, as 27 unidades atendem cerca de 800 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos. Desse total, 440 são crianças. O objetivo do SCFV é desenvolver atividades com base na defesa e afirmação de direitos, capacidades e potencialidades dos seus usuários. Com o serviço, o município promove a acolhida nos espaços municipais, de convívio familiar e comunitário, estimulando o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos.