O Programa Social +Perto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou sua 47ª edição nesta terça-feira (4), na Escola Municipal Alva Doralice Ribeiro de Castro, na localidade de Santa Cruz. Atendimentos, como de atualização e inclusão no Cadastro Único, Cras e Creas, informações sobre os programas sociais Mãe Coruja, Bolsa Família e Cartão Goitacá, serviços de beleza e saúde, entre outros, foram disponibilizados para a população, que aprovou o atendimento.
A primeira-dama Tassiana Oliveira, que acompanha o programa desde o início, em 2022, esteve na escola junto com a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini, e o secretário Municipal da Casa Civil, Suledil Bernardino.
“Esse programa é muito especial para mim. A gente sabe que, às vezes, no dia a dia, é difícil para os moradores de algumas localidades ir ao Centro resolver suas demandas, e o Social + Perto tem essa intenção de levar os serviços da Prefeitura até essa população, deixar o governo mais perto das pessoas. Então, a gente aproveita esse momento não só para oferecer os serviços, como também para estar próximo da população, ouvir as demandas e apresentar as necessidades da comunidade ao prefeito Wladimir Garotinho para o governo estar, cada vez mais, melhorando a qualidade de vida das pessoas e a estrutura da nossa cidade”, destacou Tassiana.
Para a Leidione Vieira, moradora de Santa Cruz, ter os serviços na localidade “é um adianto”, principalmente para as mães. “Meus três filhos estudam aqui, na escola, e está sendo uma mão na roda poder vacinar eles aqui. Para gente é muito bom mesmo, facilita muito a vida. É um programa excelente”, falou.
Gilmara Carvalho, aproveitou o Social + Perto para atualizar o Cadastro Único e gostou do atendimento. “Maravilhoso! Muito bom! Hoje vim só para fazer a atualização do meu Cadastro Único e consegui fazer. Foi muito tranquilo o atendimento. Todos muito atenciosos com a gente”.
Além dos atendimentos sociais, o Social +Perto disponibiliza, de forma gratuita para a população, corte de cabelo, designer de sobrancelhas, esmaltação, trancista, massoterapia, assistência jurídica, isenção para Identificação Civil, confecção da Caderneta do Idoso, animação infantil, atendimentos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e informações sobre a rede de proteção e apoio a mulheres e meninas, com a equipe da Subsecretaria de Políticas para Mulheres.
Para Kamila Rangel, que mora em Santa Cruz e participou da primeira edição do programa na localidade, em março de 2023, a segunda edição ficou ainda melhor. “Foi maravilhosa, acho que até melhor do que a da primeira vez, porque hoje eu só vim para cuidar de mim. Fiz sobrancelha e tranças. Amei”.
Também estiveram presentes na edição de Santa Cruz a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Paloma Campos; a subsecretária de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Raylani Tavares; e a subsecretária de Políticas para Mulheres; Layla Tavares.