Notícias Recentes

Clube da Terceira Idade promove conscientização sobre o Junho Violeta

A Subsecretaria de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nesta sexta-feira (14), no Clube da Terceira Idade do Parque Tamandaré, uma roda de conversa em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste sábado, dia 15 de Junho.

Na ocasião os idosos, frequentadores e assistidos pelo Clube da Terceira Idade, puderam conhecer um pouco mais sobre a Campanha Junho Violeta, que visa o combate a violência contra esse público. A roda de conversa foi comandada pelo coach Léo Everton, que explicou os tipos de violência que os idosos podem sofrer e como eles devem procurar por ajuda.

Vânia Duarte, de 65 anos, assistiu atenta a palestra. Para ela, o combate a violência deve ser feito com muito amor.

“A gente tem que colocar na frente de tudo o respeito ao idoso, que não está tendo hoje em dia. As pessoas gostam de falar que tal coisa não é pra gente, que a gente não pode fazer, e nós podemos. Nós temos uma bagagem muito grande para ensinar para todos, os jovens, nossos filhos, netos. Temos que ensinar o amor, para poder receber esse amor de volta.” – disse, Vânia.

O evento contou ainda com a participação do grupo de teatro “É Nóis Na Fita” que apresentou um monólogo sobre o tema. De a cordo com a Subsecretária de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Raylani Tavares, a ação é importante para evitar que casos de violência acontecem.

“A gente fica muito feliz de poder trabalhar temas tão importantes com os idosos. Através da oferta dos nossos serviços a gente tenta evitar o isolamento social e criar laços seguros, onde eles também possam pedir ajuda quando precisar. Existem muitos tipos de violência que uma pessoa idosa pode sofrer. Física, psicológica, sexual, entre outras. O importante é que eles saibam como identificar e pedir ajuda.”

Na próxima quarta-feira (19) será a vez do Clube da Terceira Idade de Conselheiro Josino receber a roda de conversa sobre a campanha Junho Violeta.

Compartilhe: