A idosa Liane de Souza, que estava morando em um barco na Praia do Farol de São Tomé e recentemente viralizou na internet ao instalar uma placa na sua “casa” pedindo doações de alimentos como presente de aniversário, foi beneficiada com o Aluguel Social. O benefício, concedido pela Prefeitura de Campos por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, prevê o pagamento emergencial de aluguel, no valor de meio salário mínimo, a famílias que moram em áreas de risco ou vivendo em condições habitacionais precárias, com estrutura comprometida.
“Eu tenho mesmo de coração uma casa nova para mim. Estou muito satisfeita de ter um cantinho para arrumar minhas coisas, que não vão correr mais o risco de molhar, de perder”, disse a senhora, ao conhecer a casa alugada para ela.
Dona Liane, que já era acompanhada pelos equipamentos da rede socioassistencial do município, sendo referenciada no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mudou para sua casa nova esta semana, na quarta-feira (11). A mudança foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, e pela coordenadora do CREAS II, Carla Azeredo.
“A dona Liane é uma pessoa conhecida pela equipe técnica da secretaria e já passou pelos nossos acolhimentos. Por vontade própria, há dois anos mora em Farol com seu companheiro. Assim que descobrimos que ela estava morando em um barco, viemos conversar com ela para voltar para nossos acolhimentos, mas ela não aceitou, disse que queria continuar no barco ou esperar pelo aluguel social. Desde então montamos uma força tarefa para conseguir achar uma casa que atenda aos critérios do programa, para conseguir dar esse presente a ela, que faz aniversário agora na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro”, explicou o secretário.
Em Campos, mais de 350 famílias recebem o Aluguel Social. O governo municipal segue em articulação permanente com os governos federal e estadual para a implementação de políticas habitacionais que ofertem moradia digna aos munícipes que vivem em área de risco, estão em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram suas casas comprometidas por eventos climáticos.