O Escritório Social de Campos, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, iniciou nesta segunda-feira (11) as aulas do curso de barbeiro para seus assistidos, que são egressos do sistema prisional e seus familiares. O projeto “Reconstruindo o Futuro” tem o objetivo de oportunizar qualificação profissional para geração de renda.
Erialdo Ribeiro, assistido do Escritório Social, vê o curso de barbeiro como uma oportunidade para retornar ao mercado de trabalho e melhorar a vida da sua família.
“Com esse curso, a gente tem a expectativa de voltar ao mercado de trabalho, já que é uma oportunidade de viver honestamente. Eu agradeço muito ao projeto, que já vem ajudando quem é ex-presidiário, porque a gente pode voltar a viver a vida de maneira digna, com trabalho suado e podendo melhorar cada vez mais a vida da nossa família”, disse.
O curso de barbeiro dentro do projeto “Reconstruindo o Futuro” terá duração de dois meses e será ministrado sempre às segundas-feiras, das 09h às 12h, na sede do Escritório Social. Além das técnicas de corte de cabelo e barba, ao longo das aulas os alunos também aprenderão sobre educação financeira e empreendedorismo.
Neste primeiro dia, a aula inaugural contou com a participação dos alunos, funcionários do equipamento, o coordenador do Escritório Social, Paulo Ricardo Vieira, o subsecretário executivo de Assistência Social e Cidadania, Fagner Azeredo, e a supervisora de projetos do Departamento de Programas e Projetos da SMASC, órgão parceiro do projeto, Raquel Farias.
“Iniciar o curso de barbeiro no Escritório Social é fazer com que ele cumpra com seu papel que vai além da burocratização dos processos na Vara de Execução Penal que o egresso ainda responde. Ofertar oportunidades de cursos e qualificação profissional para eles é uma forma de mostrá-los que existe na vida um recomeço. Por isso este curso e outros mais que serão destinados ao egresso e seus familiares têm o objetivo que é cuidar de pessoas como tem sido a marca do Prefeito Wladimir Garotinho e nosso Secretário Rodrigo Carvalho”, disse o coordenador do equipamento.
Criado a partir de uma parceria do Município com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o objetivo do Escritório Social é fortalecer as ações voltadas à reintegração social, garantindo acesso a direitos, serviços essenciais e suporte adequado, promovendo autonomia, cidadania e inclusão social para todos os assistidos. O Escritório Social funciona no Edifício do Centro Executivo de Campos, na Avenida Alberto Torres, 371, na região central da cidade. O equipamento está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.