A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou nesta quarta-feira (27) o Festival Pop Rua, evento com diversos serviços gratuitos voltados para pessoas em situação de rua e acolhidos nos abrigos municipais. O Festival aconteceu na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, e contou com a participação de outras pastas e órgãos municipais. Foram ofertados atendimento médico, disponibilização de preservativos, corte de cabelo, encaminhamento para vagas de emprego, distribuição de lanches e roupas, além de outras ações.
O Festival Pop Rua aconteceu em alusão ao Dia de Luta da População de Rua, comemorado no dia 19 de agosto. De acordo com a subsecretária adjunta da SMASC, Grazielle Gonçalves, a ideia do evento foi, além de ofertar serviços gratuitos para a população de rua e assistidos dos abrigos, reforçar a garantia de direitos.
“Tivemos uma ótima adesão das pessoas em situação de rua e dos os acolhidos dos abrigos, que acessaram serviços da saúde, roda de conversa, corte de cabelo e muito mais. Realizar um evento como esse no mês de agosto, em que é celebrado o Dia de Luta da Pessoa em Situação de Rua, vai além dos serviços ofertados aqui. Esse mês marca uma tragédia que aconteceu em São Paulo, uma chacina. Então, o Festival Pop Rua também serve para discutirmos e avançarmos na garantia de direitos dessa população”, disse.
Afonso Batista, acolhido no Abrigo Manoel Cartucho, elogiou a ação. “Eu achei muito importante colocarem esse dia com atendimento para a gente, porque eu consegui fazer bastante coisa. Cortei o cabelo, fiz a barba e também a sobrancelha. Além disso, distrai um pouco o nosso dia”, contou.
Organizado pela SMASC, o Festival Pop Rua contou com a participação do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Subsecretaria de Qualificação e Emprego, Departamento de Programas e Projetos da SMASC, Centro de Cidadania LGBT Norte Fluminense e Faculdade de Medicina de Campos (FMC). O secretário de Governo, Rui Crispim, marcou presença no evento e falou da importância da parceria dos órgãos municipais na iniciativa.
“A Secretaria de Assistência Social vem desenvolvendo um trabalho incrível com as pessoas em situação de rua. A Secretaria de Governo está ao lado, como parceiro, para dar suporte e sustentação no que a pasta precisar. Eu quero dar os parabéns ao secretário Rodrigo e à subsecretária Grazielle pelo trabalho de excelência. As pessoas estão sendo muito bem atendidas aqui com diversos serviços”, disse.