Compondo o cronograma de atividades do “Setembro Amarelo”, o Centro Dia, equipamento ligado à Subsecretaria Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou na tarde dessa terça-feira (16) mais uma ação de conscientização e prevenção ao suicídio, a “Tardezinha da Saúde”. Cerca de 30 idosos participaram do evento, que contou com a participação de especialistas em diversas áreas da saúde física e mental.
Foram realizadas palestras ministradas pela psicóloga Feliciana Farias e pela terapeuta ocupacional Vanessa Veloso, além de uma aula de alongamento com o professor de Educação Física Anderson Lamônica.
A subsecretária de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rosilane Tavares, falou da importância de ações de conscientização como as dessa terça.
“O Setembro Amarelo é um meio de conscientização, de prevenção ao suicídio, e nada melhor do que tratar da saúde mental, principalmente dos idosos, que muitas vezes ficam isolados, e aqui eles fazem atividades físicas, participam de palestras, como essa que nós estamos tendo hoje. Eles, aqui, estão socializando uns com os outros, interagindo. A melhora deles é nítida, tanto física, quanto no campo emocional. Não adianta apenas falar em saúde mental, precisamos cuidar dela todos os dias, e é isso que nós fazemos aqui, cuidamos, abraçamos, mostramos o quanto eles são importantes”, destacou.
A psicóloga Feliciana Farias ministrou uma palestra para os idosos assistidos do Centro Dia e falou sobre o evento. “É extremamente importante falar com esse público da melhor idade, a fim de refletir sobre depressão, ansiedade, síndrome de pânico, sobre o isolamento social, que muitas vezes é a causa, assim como luto, que podem levar ao suicídio. O Setembro Amarelo é um mês extremamente importante para a gente aprender a filtrar nossos pensamentos negativos, aquilo que a gente fala, a buscar inclusão social, a participar de terapias, de grupos, de atividades ocupacionais na nossa comunidade, pedir ajuda. Porque a prevenção sempre será o melhor remédio”, afirmou.
A aposentada Sebastiana Mariana, de 78 anos, participa das atividades do Centro Dia e aproveitou a tarde para interagir e socializar com os colegas participantes e aprovou a programação do Setembro Amarelo. “Muito boa essa atividade. Eu adorei. É preciso estar bem para cuidar dos outros, cuidar da nossa casa e de nós mesmos”, afirmou.