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Fundação e Secretaria realizam Encontro sobre Sistema de Monitoramento

Na última semana foi realizado encontro sobre “Sistema de Monitoramento e Avaliação do Serviço de Acolhimento” para crianças e adolescentes do município de Campos. A ação foi da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), via Coordenação de Articulação Intersetorial e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), por meio da Diretoria de Gestão do SUAS e Vigilância Socioassistencial, no auditório da sede da Prefeitura.

Os profissionais envolvidos na condução do trabalho consideraram que a parceria existente entre os dois órgãos, aliada à construção coletiva junto às Unidades de Acolhimento, resultam em informações relevantes que traduzem a importância do trabalho executado nos acolhimentos institucionais. Além disso, os dados apontam diretrizes aos gestores para a implementação de uma política pública com alocação de recursos e investimentos que atendam e garantam aos interesses das crianças e adolescentes atendidos nas unidades de acolhimento.

Segundo a assistente social da coordenação intersetorial da Educação da FMIJ, Derli Rodrigues, o Encontro foi palco de reflexões ampliadas com discussões, além de planejamento de ações e compromissos firmados entre os atores envolvidos, com a finalidade de aprimoramento e aperfeiçoamento do trabalho existente no município, voltado à infância e juventude.

De acordo com a diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da SMDHS, Aline Giovannini, o Encontro teve como objetivo apresentar dados referentes ao perfil das crianças e adolescentes atendidos pelas Unidades de Acolhimento da FMIJ no ano de 2021, além de informações sobre o trabalho das equipes no mesmo período. “O processo de monitoramento e avaliação deste serviço é realizado pela Vigilância Socioassistencial, junto à Fundação, uma vez que este faz parte dos serviços tipificados pela Política Nacional de Assistência Social”, frisou.

Para o presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, esses encontros estabelecem o fluxo de informações referentes aos acolhimentos e trabalha no sentido de promover uma aproximação entre os principais órgãos envolvidos. “Estamos sempre à disposição para reunir e auxiliar da melhor maneira todos os gestores dos acolhimentos, além de colher os dados que são encaminhados para a Central de Regulação, Conselho Tutelar, Ministério Público e a Defensoria, fomentando, dessa forma, as ações que geram, tanto no acolhimento como nos espaços institucionais, a reintegração da criança ou adolescente no seio familiar”, declarou.

A atividade contou com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, além de atores que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, a rede socioassistencial e intersetorial, como Unidades de Acolhimento, Conselho Tutelar, CREAS, Secretaria Municipal de Saúde e, ainda, o Núcleo de Pesquisa Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas (NIJUP) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

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