A Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH), está ofertando diversos cursos gratuitos para a população de Campos, entre eles, o de Balé Contemporâneo Afro, ministrado pelo professor Rodrigo Vilela. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em turnos variados, na sede da subsecretaria, localizada na antiga Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, na rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, no Centro.
A secretaria também está ofertando os cursos de Danças Populares Brasileiras, Passarela, Capoeira, Maquiagem para Pele Negra, Percussão, Serigrafia, Trancista e Sapateado Iniciante. A coordenadora de Pesquisas, Programas e Projetos da CIDH, Mirna Lúcio, comenta sobre a importância da pasta ofertar esses cursos para a população.
“A população está vindo de um período pandêmico muito sacrificante. Então, esse é o momento de a gente voltar a realizar os exercícios físicos, que são importantes para a mente e para o corpo. A gente traz esses cursos para dar, também, um pouco mais de alegria e ânimo para a população”, disse.
O professor Rodrigo Vilela, que atua há 17 anos na área, conta que suas aulas, inspiradas na bailarina Mercedes Baptista, a primeira negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, estão sendo marcadas por diversão e muita técnica. “Estamos na segunda semana de aula, uma aula divertida, dinâmica e técnica. Os alunos estão se saindo muito bem, pegando os passos com movimentos fortes. Com certeza vamos desenvolver um ótimo trabalho”, relatou.
Um dos alunos, Otávio Vasconcelos, de 17 anos, estudante do Ensino Médio, conta como tem sido sua experiência nas aulas. ‘As aulas têm sido ótimas. Foram duas aulas ótimas que equivalem a meses”, contou Otávio, que já tem histórico com outras danças e diz que o Balé Contemporâneo é sua grande paixão. “Eu vim da dança urbana, mas comecei a me aprofundar em outras áreas e conheci o balé clássico, que faço aulas há 2 anos, mas a minha paixão é o contemporâneo, que é mais livre para se expressar. Eu tenho como inspiração Júlia de Rodrigues, Carlos Acosta e o nosso professor, o Rodrigo”, afirmou.
HORÁRIO DAS AULAS
Balé Contemporâneo (Afro)
Segunda-Feira: 10h às 11h
Terça-Feira: 16h às 17h
Quarta-Feira: 16h às 17h e 20h às 21h
Quinta-Feira: 20h às 21h
Sexta-Feira: 17h às 18h
Capoeira
Segunda-Feira: 19h às 20h
Terça-Feira: 9h às 10h
Quarta-Feira: 19h às 20h
Quinta-Feira: 14h às 16h
Percussão
Segunda-Feira: 20h às 21h
Terça-Feira: 14h às 16h
Quinta-Feira: 17h às 18h
Sexta-Feira: 9h às 11h
Danças Populares Brasileiras
Segunda-Feira: 9h às 10h e 17h às 18h
Terça-Feira: 17h às 18h e 19h às 20h
Quinta-Feira: 10h às 11h e 16h às 17h
Serigrafia
– Quarta-feira
Turma 1 – 9h às 12h
Turma 2 – 14h às 17h
Passarela
Terça-Feira: 10h às 11h
Sexta-Feira: 15h às 17h e 18h às 19h
Sapateado
Iniciante
Terça-Feira: 18h às 19h
Trancista
Segunda-Feira: 18h às 19h