A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social formou nesta quinta-feira (8), 17 alunos do curso de Confecção de Bolos da Padaria Escola. Com duração de três meses, os alunos tiveram como módulos do curso, noção das práticas, manuseio e confeitaria. Os participantes são inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais e referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). As aulas foram ministradas pela professora Marta Rodrigues.
O secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, participou da cerimônia e destacou a importância da capacitação. “Ampliamos a rede de proteção social e temos implementado ações para que os beneficiários dos programas sociais consigam ter autonomia e entrem para o mercado de trabalho. Estamos cuidando das pessoas e auxiliando na capacitação delas através das oficinas”, destacou.
Para Leandro da Conceição Barbosa, 43 anos, morador de Saturnino Braga, o curso é o início de um recomeço. “Posso voltar a sonhar. Hoje estamos tendo uma grande oportunidade de aprender e levar mais uma renda para a nossa família. Fiquei desanimado com a pandemia, achei que nada daria certo e, agora, com meu certificado, já estou fazendo bolos”, acrescentou.
“Sábado eu vendi nove bolos e hoje (ontem) consegui vender dois. O curso foi importante para mim, pois consegui fazer bolos recheados e estou conseguindo vender na minha comunidade e ter mais uma renda”, disse a dona de casa, Conceição da Silva, 52 anos.
Isabel Cristina Lourenço, 43 anos, considera o curso um divisor de águas na sua vida. “Fazer bolo era uma coisa que eu gostava de fazer e agora está me ajudando demais. O curso me fez aprender coisas que eu nunca imaginei. Foi muito prático e fácil”, analisou.
“Para facilitar o acesso e a aprendizagem durante o curso, aplicamos o treinamento por módulos, para que os alunos tenham condições de colocar em prática os conhecimentos e produzir com equipamentos domésticos”, destacou o diretor do Departamento de Programas e Projetos, Marcelo Âreas.
Participaram do evento a gerente de projetos, Raquel Farias; a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Darcileni Lima; a chefe de Gabinete, Aline Otoni; e a diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos. A equipe informou que, até o final do mês, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social vai abrir inscrições para os cursos de barbeiro, manicure, design de sobrancelhas, cabelereiro e artesanato.