Notícias

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou nesta segunda-feira (01), a formatura de assistidos dos abrigos Casa de Passagem e Manoel Cartucho, que participaram do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que oferece informações e orientações sobre direitos, oportunidades, potencialidades e desenvolvimento de habilidades sobre o mercado de trabalho. A primeira-dama Tassiana Oliveira, junto do secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, prestigiou o evento.

A capacitação dos acolhidos tem como intuito direciona-los para vagas do Programa Acolhe Campos, criado através de lei municipal sancionada em 2021, que propõe às concessionárias de serviços públicos a destinação de até 5% de suas vagas de emprego às pessoas em situação de rua, oriundas de cadastros realizados pela equipe técnica da SMASC.

Para a primeira-dama, Tassiana Oliveira, a entrega de certificados foi um momento muito especial e de comprovação da importância do trabalho que é realizado com a população em situação de rua no município.

“Eu acho que Wladimir estaria muito feliz de estar aqui hoje, porque como gestor, e a gente que trabalha nessa área, é muito importante ver que a nossa cidade caminha de acordo com a lei, que é a garantia de direitos. Hoje é um dia muito feliz, a gente tem uma equipe muito boa, Rodrigo, Grazi, toda a equipe técnica, eles são incansáveis, porque tem essa preocupação de buscar um futuro de qualidade para nossos assistidos. Só tenho a dizer parabéns a todos que conquistaram esse certificado hoje.” Comemorou, Tassiana.

Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, essa será a primeira de muitas turmas de acolhidos que serão preparados para o mercado de trabalho. “Hoje certificamos 12 e eu tenho certeza que eles serão exemplos para outros assistidos, assim como eu acredito que em breve eles estarão conquistando suas vagas de emprego. O Acolhe Campos foi um programa pensado e criado com muitas mãos, idealizado com todo cuidado pelo Prefeito Wladimir Garotinho, e é mais uma prova do cuidado que esse governo tem com a população, principalmente com as pessoas que estão mais vulneráveis.”

A cerimônia de entrega dos certificados também contou com a presença da subsecretária adjunta de Assistência Social, Graziele Gonçalves, que acompanhou todo o processo do Acessuas Trabalho. O secretário de Qualificação e Emprego, Vinícius Madureira, também prestigiou a formatura e aproveitou o momento para apresentar os cursos e serviços oferecidos pela pasta.

Elis Sanmes, que participou das oficinas e recebeu o certificado, agradeceu pela oportunidade. “Eu quero agradecer a vocês por essa oportunidade, a Grazi que é incansável na nossa garantia de direitos. A Rodrigo pelo empenho. Só quem tá dentro do Manoel Cartucho, que convive, sabe a nossa força de vontade, de querer mudar a nossa história.”

Representando o Departamento de Programas e Projetos, que conduziu as oficinas, o subsecretário executivo de Assistência Social, Fagner Azeredo, também participou da entrega dos certificados.

O sistema de agendamento on-line mensal para atualização do Cadastro Único nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é um importante meio de acesso da população à renovação de informações do CadÚnico. A medida adotada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania permite que a agenda seja aberta a cada quatro semanas, de forma gratuita e rápida, com mais de 3 mil vagas para os usuários que já tenham cadastro no site www.socialcampos.com.br. Além do agendamento online, outros métodos ampliam o atendimento e a possibilidade de atualização do CadÚnico no município, como os mutirões territorializados e as visitas domiciliares às famílias unipessoais, que são aquelas formadas por apenas uma pessoa.

De janeiro até agora, foram atendidas 14.100 famílias durante mutirões exclusivos do Cadastro Único em diferentes bairros, distritos e localidades. Além disso, 2.850 famílias foram atendidas nas edições do Social + Perto, Prefeitura em Ação e Morar com Saúde, o que demonstra o compromisso do município em facilitar a atualização e inclusão dos cadastros.

No primeiro semestre, SMASC iniciou mais um mutirão de visitas domiciliares, garantindo o acompanhamento de 2.000 famílias que necessitam de atendimento presencial ou que apresentam situações que exigem verificação no local. Conforme orientação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), as famílias unipessoais (compostas por apenas uma pessoa) precisam obrigatoriamente passar por visita domiciliar. Em novembro, uma nova etapa foi iniciada, ampliando a equipe para atender ainda mais famílias.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, ressalta a importância da disponibilização de diferentes formas de acesso à atualização do Cadastro Único para a manutenção e permanência das famílias em programas e benefícios sociais.

“O agendamento online foi uma medida adotada pela Assistência Social do município e que tem causado efeito positivo, já que o acesso à internet é mais amplo hoje em dia. Com isso, as pessoas conseguem, sem sair de casa, marcar a sua atualização cadastral. Para além do agendamento online, os mutirões nos territórios servem para atender um número maior de pessoas em um só lugar, também por agendamento e acessível. As visitas domiciliares também vêm acontecendo para que a gente consiga ampliar ainda mais o atendimento às pessoas que estão com o cadastro desatualizado, porque é uma base de dados importantíssima para a renovação de informações e permanência em programas sociais dos governos municipal, estadual e federal”, disse.

Todos os atendimentos, serviços e agendamentos oferecidos pela SMASC são gratuitos, não sendo permitido qualquer tipo de cobrança por senhas, agendamentos ou vagas. A venda ou comercialização configura crime de estelionato, previsto no art. 171 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode chegar a 5 anos de reclusão e multa. Caso tenham conhecimento de pessoas praticando essa conduta, denuncie imediatamente através do número da nossa Ouvidoria: 22 98147-0141.

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, iniciou a campanha “Natal Solidário” de doação de roupas e itens masculinos e femininos para os assistidos. As doações podem ser entregues na sede do Centro Pop, na Rua Ipiranga, nº 116, no Centro. O equipamento funciona das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A população pode doar camisas, calças, bermudas, roupas íntimas, meias e outros itens como sapatos, roupas de cama e toalhas de banho. A supervisora do Centro Pop, Cláudia Moura, explica que a ideia da campanha surgiu porque algumas pessoas aproveitam o final de ano para fazer doação e praticar a solidariedade.

“No final do ano as pessoas ficam ainda mais sensíveis e solidárias. Com isso, surgiu a ideia de fazer essa campanha de arrecadação de roupas e itens para os nossos assistidos, que são pessoas em situação de rua. Nesse caso, a gente pede que sejam itens masculinos, porque as mulheres assistidas por nós já recebem bastante doação ao longo do ano. Qualquer peça é bem-vinda”, disse a supervisora.

O Centro Pop, que é o equipamento municipal que realiza abordagens diárias a pessoas que vivem em situação de rua, atende 50 usuários por dia. Diariamente, o Centro Pop também realiza abordagens em diversos pontos do município, sendo oferecidos serviços à população de rua da cidade como abrigos, regularização de documentos, encaminhamento para serviços de saúde e vagas de emprego.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, liberou nesta segunda-feira (1º) o saldo de dezembro do Cartão Goitacá, programa municipal de transferência de renda. Com a recarga de R$ 200, as famílias beneficiadas já podem utilizar o valor para realizar compras em supermercados e mercados credenciados. Conforme o calendário habitual, o pagamento do benefício pode ser realizado até o 5º dia útil de cada mês.

Criado em 2022, o Cartão Goitacá é um benefício garantido por lei municipal e atende famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

CadÚnico deve ser atualizado

A SMASC reforça a importância da atualização do Cadastro Único como medida necessária para manter o benefício ativo. Mensalmente, as equipes técnicas dos Cras usam a base do Cadastro Único para cruzar informações, verificando se as famílias beneficiárias ainda correspondem às diretrizes do Cartão Goitacá. A avaliação segue a lei municipal e também a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

A Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres participou da formatura do Programa Capacit Mulher, realizada no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A subsecretária Josiane Viana esteve presente acompanhada de agentes da Guarda Civil Municipal, que também concluíram a formação, reforçando o compromisso da cidade com a qualificação de profissionais voltados ao enfrentamento à violência contra a mulher e à promoção da autonomia feminina.

O Capacit Mulher, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, reuniu 345 gestoras e técnicas de 70 municípios fluminenses em uma formação híbrida de 288 horas, voltada para fortalecer políticas públicas e ampliar a rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Durante a cerimônia, Josiane Viana destacou a relevância da participação de Campos em iniciativas estaduais de capacitação. “Estar presente nesse momento é reafirmar que Campos está comprometido em ampliar a rede de proteção às mulheres. Essa formação nos dá ferramentas para acolher com mais humanidade e garantir que cada mulher seja atendida com dignidade e respeito”, afirmou a subsecretária.