Notícias

Idosos da Associação Monsenhor Severino tiveram uma manhã de música e celebração. A  Banda da Guarda Civil Municipal realizou uma apresentação em comemoração ao mês do Idoso, alegrando o espaço com canções antigas para trabalhar a memória afetiva dos assistidos da instituição e ainda os parabéns em homenagem aos aniversariantes do mês.

Participaram das comemorações o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho e ainda a subsecretária de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rosilane Tavares.

“O trabalho de equipamentos como este é de suma importância para o poder público, que apoia cofinanciando os atendimentos. É como se fosse um terceiro setor, essas instituições auxiliam na manutenção e continuidade de serviços que muitas vezes é difícil o poder público fazer, já que existe uma demanda reprimida e sempre vai ter ”, disse Carvalho.

O presidente da Associação, Ricardo Araújo, disse que ações como essa, trazem inspirações positivas, emoção e felicidade aos idosos da casa, que conta com 75 assistidos. “Tentamos sempre trazer aos nossos idosos momentos como esse, que fazem a diferença na vida deles. Ainda neste mês teremos vários eventos e passeios”

Uma das assistidas, Helenice Martins Luna, que está há um ano no asilo, ficou feliz com a apresentação da banda. “A boa música sempre faz bem. É muito bom recordar essas canções e muitas fizeram parte da minha juventude”.

A banda se apresentou na  quarta-feira (16), no Asilo do Carmo e no próximo dia 25, a vai se apresentar no Clube da Terceira Idade do Parque Tamandaré, na festa promovida pelo equipamento, em homenagem aos idosos.

 

O programa Social + Perto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, estará de volta à localidade de Pernambuca na próxima quarta-feira (23). Essa será a 54ª edição do programa, que já esteve no mesmo local em 2022. O atendimento será das 10h às 15h, na Escola Municipal Antônia Lopes. A população de Pernambuca e região vai poder contar com inclusão e atualização do CadÚnico, vacinação, atendimento jurídico, rede de apoio a mulher, esmaltação, corte de cabelo, entre outros serviços importantes.

Idealizado e organizado pela SMDHS, o Social + Perto foi criado em 2022 e, até setembro de 2024, já realizou 22.668 atendimentos diversos em 53 edições, que percorreram bairros, distritos e localidades dos 15 territórios da Assistência Social em Campos. De acordo com um relatório produzido pela Vigilância Socioassistencial da SMDHS, as equipes dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) já realizaram 4695 acolhidas particularizadas, 2.245 agendamentos para o Departamento de Identificação Civil e encaminhou 124 pessoas para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ainda segundo o departamento, também no período entre 2022 e setembro de 2024, foram realizadas 1.741 inclusões no Cadastro Único e 2.285 atualizações cadastrais.

Outras ações mostram a grandiosidade do programa, que também oferta serviços de beleza e de saúde. Foram 2.975 vacinas aplicadas, 1.078 procedimentos de aferição de pressão, 694 avaliações nutricionais, 809 testes de glicemia, 1.052 cortes de cabelo, 723 atendimentos com manicure, 172 penteados feitos por trancistas, entre outros.

“Esses dados mostram o empenho das nossas equipes, que são da nossa secretaria e de outras pastas, em levar serviços importantes para a população que reside em pontos mais distantes do centro do nosso município. Essa foi a ideia inicial do Social + Perto, que passou de 50 edições e percorreu diversos pontos, que é estar perto do povo e levar os atendimentos que geralmente estão nos equipamentos. Cuidar e estar perto das pessoas foram medidas que tomamos durante o primeiro governo do prefeito Wladimir Garotinho e que vamos, com certeza, dar prosseguimento”, explicou o secretário Rodrigo Carvalho.

Além da SMDHS, o “ Social + Perto” conta com outras pastas da Prefeitura, como Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde; Serviços Públicos; além das subsecretarias de Justiça e Assistência Judiciária; Promoção e Defesa da Pessoa Idosa e Políticas para Mulheres.

CONFIRA OS ATENDIMENTOS QUE SERÃO REALIZADOS NA 54ª EDIÇÃO DO “SOCIAL + PERTO” DE PERNAMBUCA:

Atualização e inclusão no Cadastro Único (Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, isenção em concurso público, orientação sobre Vale Gás, BPC/LOAS, Carteira do Idoso).
Atendimento com advogados (Pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação de registro civil, aposentadoria, auxílio doença e LOAS).
Atendimento de CRAS e CREAS
Cadastro no Programa Criança Feliz
Animação Cultural
Corte de Cabelo
Esmaltação
Designer de Sobrancelha
Trancista
Vacinação antirrábica com o CCZ
Rede de apoio a mulher (Ações de combate à violência doméstica e orientações sobre canais de denúncia).
Atendimento Médico (Clínico Geral)
Vacinação de Rotina, Covid e Gripe
Aferição de Pressão
Teste de Glicemia
Avaliação Nutricional
Massoterapia
Caderneta do Idoso

O município de Campos sedia, desta terça-feira (15) até quinta-feira (17), na sede da ONG Orquestrando a Vida, a Capacitação Técnica Regionalizada da Região Norte Fluminense para gestores e técnicos da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Ao longo dos três dias de oficinas, serão debatidas a articulação entre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), os serviços da PSB e PSE, além de programas como o Criança Feliz.

O encontro é promovido pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e conta com a participação dos nove municípios do Norte Fluminense (Campos, Macaé, São João da Barra, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Cardoso Moreira, Carapebus e Conceição de Macabu), além de Varre-Sai, no Noroeste. Participaram da abertura do evento, que contou com mais de 100 pessoas, entre técnicos e gestores dos municípios participantes, o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; a subsecretária Graziele Gonçalves; a diretora municipal da Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes; a diretora municipal da Proteção Social Básica, Paloma Campos; o superintendente estadual de Atenção Social Básica, Diogo Bastos; além das equipes do Estado e do Município.

“A gente está visitando todas as regiões do Estado, levando a discussão, a integração e interação com os técnicos da Proteção Social Básica Especial que executam e ofertam serviços socioassistenciais por meio dos equipamentos públicos, sejam os CRAS, os CREAS ou unidades de acolhimento. O objetivo é aproximar o estado dos municípios, porque os municípios são o chão do estado. Nos municípios o SUAS se materializa. Essa aproximação com os técnicos é importante, porque são eles que vivem em contato direto com os usuários. A capacitação promove um alinhamento entre os serviços do PAIF e PAEFI, que são os meios de encaminhamento das necessidades das famílias, fazendo com que elas possam ter acesso aos serviços que são delas por direito, visando dar mais dignidade e garantir a cidadania”, explicou o superintendente estadual de Atenção Social Básica, Diogo Bastos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, falou da importância do município sediar a capacitação, reforçando que a Prefeitura, por meio da SMDHS, ampliou o atendimento e serviços Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, além de implantação de importantes programas, como o Cartão Goitacá.

“Sediar uma capacitação como essa demonstra que Campos vem evoluindo bastante na Política de Assistência Social. Há muito tempo, na gestão anterior, a gente via Campos no centro técnico das discussões. Hoje, a gente consegue ver o avanço do município nesses debates, especialmente porque criamos, desde o primeiro ano de governo do prefeito Wladimir Garotinho, programas sociais, a lei municipal de benefícios eventuais e proporcionamos um aumento da nossa rede de socioassistencial de atendimento. É muito importante estarmos aqui com outros municípios, recebendo Estado que passa por todos os municípios e nos traz informações que são de grande valor para os nossos técnicos, mas também para os usuários”, disse o secretário.

“Oferecer essa capacitação aos colaboradores é uma oportunidade de aprimorar as competências técnicas e comportamentais. O encontro também amplia as habilidades e prepara esses técnicos para assumir desafios mais complexos com os nossos usuários”, ressaltou a subsecretária Graziele Gonçalves.

A capacitação, que vai até quinta-feira (17), acontece sempre das 09h às 17h. Todas as vagas já foram preenchidas.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, se reuniu nesta segunda-feira (14) com representantes de entidades que atendem pessoas com deficiência e idosos para tratar sobre o Chamamento Público que será lançado nos próximos dias para a parceria em 2025. O encontro, que aconteceu na sede da SMDHS, contou com a participação do secretário municipal Rodrigo Carvalho; a coordenadora da rede socioassistencial privada da pasta, Priscila Paes; e os presidentes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O município de Campos possui seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas à Prefeitura e que prestam serviços socioassistenciais à população. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (APAPE), Centro de Assistência Social e Terapêutico “Diva Marina Goulart” (APOE), Educandário para Cegos São José Operário, Associação Mantenedora do Asilo Nossa Senhora do Carmo e a Associação Asilo Monsenhor Severino.

Para o ano de 2024, através dos editais que foram aderidos pelas entidades, o termo firmado foi de mais de R$ 6 milhões, atendendo 848 usuários com deficiência e seus familiares, e 94 idosos. O secretário reforça que, além de manter o atendimento ao longo do ano, o município proporcionou um aumento de 10% no valor pago per capita de cada tipo de serviço.

“Esse diálogo que a gente mantém com as entidades serve para que a gente fique sempre por perto e acompanhando o que vem sendo executado, mas também informando todo o processo que antecede a publicação dos editais do chamamento. É uma parte muito importante dessa parceria, porque mostra quantos usuários poderão ser atendidos no ano que vem e qual o valor da pactuação, permitindo sempre que as entidades tenham conhecimento de como elas poderão trabalhar, como a questão de vagas, serviços que podem ser ampliados, etc”, explicou o secretário.

“A reunião foi para falar sobre o Chamamento Público que iremos lançar nos próximos dias para parceria em 2025 e também para conversar sobre a parceria ao longo deste ano, os pontos positivos, em que precisamos avançar e as demandas apresentadas pelas OSCs em relação a parceria com a SMDHS e também as demandas com as outras políticas públicas, como Educação, Saúde e Transporte”, disse a coordenadora da rede socioassistencial privada da SMDHS, Priscila Paes.

Começou nesta segunda-feira (14) o curso gratuito de Culinária Sustentável oferecido para mulheres na Praça Céu. A iniciativa é uma realização da NTICS Projetos, com patrocínio da Ferroport e parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. As aulas acontecem em 2 turnos, de manhã a partir das 9 horas e a tarde a partir das 14h. O curso ainda está com vagas disponíveis para as próximas aulas, que vão acontecer nos dias 16, 18, 21, 23 e 25 de outubro. A inscrição é online, através deste link [

No primeiro encontro as alunas aprenderam a fazer uma geleia de abacaxi e a utilizar as cascas da fruta para fazer um suco detox. Orientadas pela chefe Yara Monteiro, o grupo também aprendeu a receita de uma batata rústica, com dicas de como cortar o legume para aproveitar ao máximo.

Maria Helena, moradora do Jardim Carioca, se inscreveu e amou a primeira aula. “Eu gostei muito de aprender a fazer as coisas, que a gente nem imagina que seja tão fácil. Quero fazer as receitas para minha família.”

Com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso de mulheres de toda a cidade, a SMDHS disponibilizou ônibus de forma gratuita, para as alunas. O transporte sai pela manhã às 8h do CRAS de Ururaí, com 3 paradas para embarque: em frente ao Carrefour, na Avenida Nilo Peçanha; na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro; e no Posto Novo Mundo, que fica na Avenida Carlos Alberto Chebabe, 4, no Parque Guarus. No turno da tarde o ônibus sai às 13h, fazendo o mesmo itinerário.
Entre as técnicas e aulas que serão oferecidas, estão: Aproveitamento integral do alimento, que ensinará o aluno a utilizar cada parte dos alimentos, reduzindo o desperdício; Dicas de precificação para que o participante entenda como definir preço justo das criações; Noções de empreendedorismo. Ao final, todos os alunos receberão um certificado de participação.

Crislane Rangel, que mora próximo a Praça Céu, não perdeu a oportunidade e já confirmou o retorno nas próximas aulas. “Vim para ter novas experiências, conhecer mais. Hoje o que aprendi aqui, do doce, e das dicas que a professora deu, eu já vou fazer para vender no fim de ano, no Natal.”

Durante as oficinas, as alunas também participam de um sorteio cujo prêmio é um jogo de panelas para que possam continuar cozinhando em casa.