Notícias

A 56ª edição do “Social + Perto”, sendo a primeira de 2025, será realizada na próxima terça-feira (11) na praia do Farol de São Tomé. O programa atenderá a população na Escola Municipal Claudia Almeida Pinto de Oliveira, das 10h às 15h, com serviços gratuitos e importantes, como atualização e inclusão do Cadastro Único, vacinação da gripe e covid, atendimento com clínico geral, serviços de beleza, entre outros.

Essa será a terceira do “Social + Perto” no Farol. Outras duas edições já foram realizadas, sendo em 2024 e 2022. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o programa segue a sua premissa de estar cada vez mais perto da população que reside em locais mais distantes da região central, levando serviços importantes que são oferecidos pela Prefeitura e suas secretarias, como a SMDHS.

“A cada edição, o programa se consolida como um grande aliado da população. Vivemos em uma cidade extensa, com distritos, localidades e bairros que ficam longe da área central, o que pode dificultar o encontro entre os munícipes e os serviços oferecidos pelos nossos equipamentos. Com o Social + Perto a gente garante o atendimento de qualidade, não só da Assistência Social, mas com as ações que são ofertadas com as secretarias parceiras”, disse.

Rodrigo ainda ressaltou que a população do Farol poderá aproveitar mais uma edição do “Social + Perto” para resolver e regularizar pendências, como a atualização do Cadastro Único. “A gente concluiu mais um mutirão de atualização do CadÚnico, atendendo cerca de 1.500 pessoas, mas o Social + Perto pode ser uma oportunidade para quem não conseguir estar presente ou não conseguiu agendar o atendimento no CRAS”, ressaltou.

O programa “Social + Perto”, que foi criado em 2022 com o objetivo de levar serviços importantes aos munícipes que moram em distritos, localidades e bairros mais distantes, é um deles. Com 55 edições, o programa realizou, apenas em 2024, 5.938 ações diversas, sendo mais de 22 mil desde a criação. A última ação, realizada na localidade de Três Vendas, somou 344 atendimentos.

Além da SMDHS, o “ Social + Perto” conta com a participação de outras pastas da Prefeitura, como Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde; Serviços Públicos; além das subsecretarias de Justiça e Assistência Judiciária; Promoção e Defesa da Pessoa Idosa e Políticas para Mulheres.
CONFIRA OS SERVIÇOS QUE ESTARÃO DISPONÍVEIS NO “SOCIAL + PERTO” DE FAROL DE SÃO TOMÉ:

– Atualização e inclusão no Cadastro Único (Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, isenção em concurso público, orientação sobre Vale Gás, BPC/LOAS, Carteira do Idoso);
– Atendimento com advogados (Pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação de registro civil, aposentadoria, auxílio doença e LOAS);
– Atendimento de CRAS e CREAS;
– Cadastro no Programa Criança Feliz;
– Animação Cultural;
– Corte de Cabelo;
– Esmaltação;
– Designer de sobrancelha;
– Trancista;
– Vacinação antirrábica com o CCZ;
– Rede de apoio a mulher (Ações de combate à violência doméstica e orientações sobre canais de denúncia);
– Atendimento médico (Clínico Geral);
– Vacinação de Rotina, Covid e Gripe;
– Aferição de pressão;
– Teste de glicemia;
– Avaliação nutricional;
– Massoterapia;
– Caderneta do Idoso.

Durante os três dias de ação, o primeiro Mutirão de Atualização do Cadastro Único de 2025 atendeu cerca de 1.500 pessoas na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o mutirão foi realizado para que famílias atualizassem informações importantes ao CadÚnico, evitando a suspensão de programas do Governo Federal como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família.

Suelen Gomes, do Parque Real, compareceu no último dia do mutirão para informar a alteração de endereço e mudança da escola do filho. Com o cadastro atualizado, a dona de casa diz que está mais tranquila.

“Eu vim no último dia, mas consegui resolver tudo. Eu precisava informar a mudança do meu endereço e troca de escola do meu filho, mas trouxe os documentos e agora meu cadastro está atualizado. A gente fica tranquilo quando consegue resolver”, disse.

Beneficiária do Bolsa Família, Márcia Ferreira, do Parque Prazeres, aproveitou o mutirão para atualizar o CadÚnico para manter o benefício regularizado.

“Depois que o meu filho saiu de casa, eu estou morando sozinha, então eu também precisei informar essa mudança, que a família diminuiu. Eu vim para atualizar porque não poderia perder o meu benefício. Eu ainda não sou aposentada, então ficaria difícil. Eu aprovei demais o atendimento, que foi rápido e bem feito”, disse a dona de casa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, que acompanhou o mutirão durante os três dias, disse que a ação saiu conforme esperado e que outros mutirões devem ser realizados ao longo do ano.
“Finalizamos mais um mutirão e conseguimos resolver as pendências de 1.500 famílias. Nós cumprimos uma exigência do Governo Federal, que determina que a partir de agora o CadÚnico seja atualizado regularmente para que os benefícios dados a essas famílias não sejam suspensos. Agora, quem não conseguiu comparecer, não precisa se preocupar, porque continuamos com o agendamento para a atualização nos CRAS, mas também estamos nos programando para realizar outros mutirões ao longo do ano em outros pontos do nosso município”, disse o secretário.

A coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamilla Oliveira, falou da importância do mutirão, que foi considerado um sucesso.

“Os mutirões servem para absorver a demanda dos CRAS, fazendo com que mais pessoas sejam atendidas em apenas uma ação. Através de orientação do prefeito Wladimir Garotinho e do secretário Rodrigo Carvalho, ofertamos nesses três dias o atendimento efetivo de 1.500 famílias e orientamos outras famílias que tinham demandas que não eram do CadÚnico. Estamos felizes com a estrutura que foi disponibilizada pela Prefeitura. Em breve, divulgaremos novos mutirões para adiantar ainda mais a situação das famílias que devem passar pela atualização cadastral.

Nos últimos anos, o Ministério de Desenvolvimento Social vem exigindo a atualização de forma mais precisa do CadÚnico. O município de Campos realiza o procedimento através das 15 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A coordenadora ainda explicou que, além dos mutirões, as famílias podem atualizar o CadÚnico de outras formas, como através de agendamento que será retomado nesta sexta-feira (7).

“Uma das estratégias desse mutirão é fazer com que o acesso a esse agendamento pela internet seja menor. Quando a gente realiza um mutirão como esse, o agendamento que será aberto nesta sexta-feira, às 09h, terá um fluxo mais tranquilo de famílias tentando agendar. Então, a gente atendeu o público que compareceu, mas também as famílias que não compareceram vão poder agendar nesta sexta, escolhendo o CRAS de sua referência”, pontuou.

COMO AGENDAR
A Central de Agendamento do Cadastro Único é um site exclusivo da Prefeitura para agendar o atendimento de inclusão e atualização do CadÚnico. Através da plataforma, AQUI, usuários referenciados nos 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município vão poder escolher dia e horário para serem atendidos nos CRAS. As vagas serão disponibilizadas para agendamento nesta sexta-feira (7), a partir das 9h.

Para conseguir agendar o atendimento, os usuários vão precisar se cadastrar na plataforma. Ao acessar www.socialcampos.com.br pela primeira vez, será preciso clicar em “criar minha conta”. O usuário terá que informar: nome completo, CPF, data de nascimento, número de celular, endereço e selecionar bairro, para que o CRAS de referência entre de forma automática. Feito o cadastro, o usuário vai precisar apenas do CPF e da data de nascimento para acessar a plataforma.

O município de Campos participou, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (4), do lançamento do Programa Capacit Mulher 2025, um programa inovador para fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres nos 92 municípios do Rio de Janeiro e que tem objetivo de qualificar servidoras e servidores que atuam nas políticas para as mulheres. De Campos, estavam a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana; a supervisora de Políticas para as Mulheres, Luciana Monteiro; e a supervisora da Casa da Mulher Benta Pereira, Gerlane da Conceição Silva.

Até o momento, mais de 400 pessoas estão inscritas. Ao todo, cerca de 64 representantes de diferentes equipamentos de Campos fizeram inscrições, entre eles, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista; Casa Benta Pereira; Guarda Municipal visando a Ronda Maria da Penha; técnicas que atuam na Sala Lilás do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC), onde funciona o Instituto Médico Legal (IML) do município; Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, e OAB Mulher.

As inscrições seguem abertas, mas com poucas vagas, conforme adiantou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar. As aulas serão online, com 160 horas de conteúdo divididas em três cursos, de três módulos cada, e haverá também três encontros presenciais regionais para troca de experiências e construção de práticas adaptadas às realidades locais.

Também participaram a primeira-dama do Estado, Analine Castro; a presidente do Instituto Yduqs, Cláudia Romano; a prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler; a vice-prefeita de Nova Iguaçu, Roberta Lucia de Souza Teixeira; a Juíza da comarca de Rio das Flôres, Dra. Katerine Nygaard, e a triatleta Fernanda Keller, triatleta brasileira, especialista em corridas de longas distancias. Keller foi seis vezes terceira colocada no Ironman Hawai, entre outras autoridades.

“É sempre uma alegria nos reunirmos em prol de políticas públicas para mulheres e estarmos em constante capacitação para aperfeiçoarmos nossos conhecimentos. O Capacit Mulher 2025 já é um sucesso com a proposta que apresenta e estamos felizes com essa conquista porque é mais uma demonstração de que a rede de proteção à mulher está conectada”, afirma a subsecretária municipal de Campos, Josiane Viana.

Os cursos são estruturados em 9 módulos, com temas como Políticas públicas e autonomia econômica; Enfrentamento à violência contra as mulheres; e Estudos de caso para soluções práticas em cada município. “O Capacit Mulher já nasce vitorioso com mais de 400 gestores de políticas públicas para mulheres, de desenvolvimento social e direitos humanos inscritos. O importante é que a gente tem a presença maciça dos 92 municípios do nosso estado. Hoje, foi nossa aula inaugural. Eu estou muito feliz e grata pela presença física e on-line em relação ao nosso curso Capacit Mulher”, disse a secretária de Estado da Mulher, lembrando que restam poucas vagas.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou, nesta semana, ao primeiro Mutirão de Atualização do Cadastro Único de 2025. O mutirão aconteceu na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, de terça-feira (4) até quinta-feira (6). A ação foi voltada para as famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família, ambos programas do Governo Federal, que precisam atualizar e incluir informações importantes ao CadÚnico, como alteração de composição familiar, renda e moradia, mudança de escola dos filhos, etc.

No primeiro dia, o mutirão alcançou um grande número de pessoas que buscavam regularizar a sua situação cadastral. No local, famílias de diferentes pontos do município saíram satisfeitas com o atendimento. Mãe do pequeno Benjamin, de cinco anos, Regiane Sales elogiou o atendimento. Mãe atípica, ela teve prioridade e saiu com o cadastro atualizado em poucos minutos.

“Eu precisava atualizar o CadÚnico desde outubro e não estava conseguindo agendar por uma séria de questões, mas pessoalmente eu consegui e está tudo resolvido. O atendimento foi ótimo e o acolhimento foi perfeito. Meu menino não consegue ficar muito tempo em lugares cheios por ser autista, mas eu consegui ser atendida de forma muito rápida. Estão todos de parabéns”, disse Regiane, moradora da Codin.

Alessandra Gonçalves, moradora da Pecuária, é beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC), programa do Governo Federal que garante um salário mínimo por mês aos idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Ela procurou o Mutirão para atualizar o Cadastro Único, já que o projeto exige atualização cadastral a cada dois anos. Ela também elogiou o atendimento recebido na Vila Olímpica do Jardim Carioca.

“Eu vim para poder atualizar o BPC, que precisa ser atualizado a cada dois anos. Eu fiquei sabendo do mutirão e não podia perder a oportunidade. Agora eu estou com tudo resolvido e vou embora satisfeita com o atendimento que eu recebi aqui”, contou.

Para o mutirão, a coordenação do CadÚnico em Campos disponibilizou 500 vagas por dia, tendo previsão de atender cerca de 1.500 pessoas nos três dias.

“Esse mutirão funciona como mais uma alternativa para que a população faça a atualização cadastral. Nós temos 15 unidades do CRAS, os CREAS, as ações itinerantes, o Social + Perto, entre outras alternativas, mas para quem não consegue acessar nenhuma dessas pode aproveitar o mutirão. Nós estamos ofertando 1.500 atendimentos nesses três dias, então é um caminho que está garantindo a atualização do público que tem o BCP, para atender uma exigência no INSS, e das famílias beneficiárias do Bolsa Família que estão no prazo regular de atualização”, explicou a coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamilla Oliveira.

Como o atendimento não foi agendado, as famílias são atendidas por ordem de chegada, com os portões abrindo às 09h. A coordenadora ainda ressaltou que as famílias contam com estrutura oferecida pela Prefeitura para que tudo ocorra dentro da normalidade.

“Temos um saldo bastante positivo neste primeiro dia. A ação seguiu tranquila. Os portões abrem às nove, então as famílias vão chegando e se organizando por ordem de chegada com o apoio das nossas equipes. Estamos oferecendo uma boa estrutura com cadeiras para atender todo mundo que for chegando até o horário de finalização. Além disso, contamos com o apoio da Educação que está fornecendo a documentação necessária dos filhos que são estudantes”, ressaltou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social explica que em função da determinação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a procura por atualização do Cadastro Único (CadÚnico) vem aumentando. Em Campos, além dos agendamentos realizados nos CRAS, os mutirões realizados pela Prefeitura ajudam as famílias que precisam do procedimento.

“Por semana, a Gestão já disponibiliza mais de 700 vagas para o CadÚnico nos CRAS. A gente vem recebendo uma grande demanda após o Governo Federal determinar a atualização dos cadastros, então os mutirões são extremamente importantes nessa situação, porque ajudam a acelerar a lista de pessoas que precisam atualizar suas informações. Além disso, reunimos o atendimento em um lugar só, com estrutura confortável, fazendo com que as famílias sejam atendidas de forma rápida e saiam daqui com o CadÚnico completamente atualizado, sem risco de ter o BPC ou Bolsa Família suspenso ou cancelado”, explicou o secretário.

EDUCAÇÃO PARTICIPA DO MUTIRÃO DO CADÚNICO

A coordenação do programa Bolsa Família na Educação, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), esteve presente no Mutirão de Atualização do Cadastro Único. Como uma das exigências documentais para que a atualização cadastral seja feita é a declaração escolar, a equipe auxilia os pais e responsáveis com o documento de crianças matriculadas na rede municipal de ensino, bem como estadual e particular, além da Faetec e IFF.

“É muito importante essa parceria com a gestão do Cadastro Único porque levamos o atendimento de forma mais imediata até o beneficiário. A equipe estará incluindo, para o acompanhamento da frequência escolar, as crianças que completaram 04 anos, bem como as que trocaram de escola. O programa tem como condicionalidade na Educação a frequência escolar acima de 60% para crianças de 04 a 05 anos e de 75% para as crianças e adolescentes de 06 a 18 anos. Caso essa frequência seja inferior a esse percentual, as famílias sofrerão efeito em seus benefícios, que vão desde a advertência até o cancelamento”, explicou a coordenadora do Bolsa Família na Educação, Silvia Teixeira.

A Prefeitura liberou no dia 1º de fevereiro o saldo do mês de fevereiro do Cartão Goitacá, programa municipal de transferência de renda criado pela Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Com a recarga, no valor de R$ 200, as famílias beneficiadas podem fazer suas compras em supermercados e mercados credenciados pelo município. O secretário Rodrigo Carvalho explica que, conforme o calendário habitual, o pagamento do benefício é realizado até o 5º dia útil de cada mês.

“Estamos liberando a recarga do mês de fevereiro neste sábado, primeiro dia do mês. Desde a sua criação, em 2022, buscamos depositar o valor sempre no primeiro dia do mês, podendo ser no sábado ou feriados, mas é importante explicar aos beneficiários que o saldo pode ser liberado até o quinto dia útil de cada mês, para não haver dúvidas sobre o prazo de pagamento. A cada recarga, nós reafirmamos o nosso compromisso e responsabilidade com as pessoas mais vulneráveis do nosso município”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.

Lançado em 2022, o Cartão Goitacá é um benefício garantido por lei municipal e atende famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Atualmente, cerca de 20 mil famílias são atendidas pelo programa.