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A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Campos, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, está com vagas para cursos gratuitos na área da beleza. Os cursos, que terão duração de três meses, são de geração de renda rápida como de cabeleireira, manicure, designer de sobrancelha, maquiadora e trancista. Também estão sendo disponibilizadas vagas para oficinas de capoeira, canto/coral e violão.

Para se inscrever o interessado deve reunir as versões original e cópia de RG, CPF e comprovante de residência. A inscrição, que vai até a próxima quarta-feira (26), está sendo realizada de forma presencial na sede da SIRDH, localizada na rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, no Centro, no prédio da antiga Fundação Zumbi dos Palmares. No caso de menores de 18 anos que desejam participar dos cursos ou oficinas, a inscrição deve ser feita junto com um responsável legal. Para mais informações, o número (22) 981470091 foi disponibilizado para dúvidas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, a partir da avaliação criteriosa de assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), informa que 1.500 famílias deixarão de fazer parte da lista de beneficiários do Cartão Goitacá a partir de abril.  A medida foi necessária porque mesmo com a convocação de mais de 2.600 famílias para o último mutirão de atualização do Cadastro Único, realizado entre os dias 24 e 25 de fevereiro, os titulares não compareceram. O Cartão Goitacá é um programa municipal de transferência de renda no valor de R$ 200. Com o saldo depositado todo mês, as 20 mil famílias beneficiadas podem fazer suas compras em supermercados e mercados credenciados pelo município.

O desligamento acontece em função do não comparecimento no mutirão, além das análises que são feitas para avaliar a permanência no programa, com base na lei municipal e seguindo recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). As equipes dos CRAS e CREAS realizam o cruzamento de informações com base nos dados do Cadastro Único, que precisam ser atualizados para que a família beneficiária permaneça no programa, conforme explica a coordenadora de Programas de Transferência de Renda da Prefeitura, Marcélia Cardoso.

“A partir do momento em que as pessoas estão fora dos critérios de elegibilidade, ou seja, com Cadastro Único desatualizado ou com qualquer pendência, elas estão fora das normas estabelecidas por lei e também de orientações que são do TCE. O Cartão Goitacá tem na sua lei, desde a sua criação, vários critérios de elegibilidade do programa. E um desses critérios é a questão do número do NIS, ou seja, um cadastro que esteja atualizado. Quando uma pessoa, por algum motivo, tem um cancelamento ou exclusão do Cadastro Único do governo federal, automaticamente ela é excluída do Cartão Goitacá”, explicou.

Ainda segundo Marcélia, o mutirão realizado em fevereiro, quando cerca de 2.600 titulares foram convocados, não teve a adesão da população, o que gerou esse desligamento. “Foi identificado um número considerável de aproximadamente 2.600 pessoas que estavam com Cadastro Único desatualizado. Tinham pessoas que estavam há dois, quase três anos sem conseguir realizar o CadÚnico do governo federal. Enquanto gestão do programa, a gente entende que não pode simplesmente excluir a pessoa porque ela está com Cadastro Único desatualizado. Nós temos que oferecer a possibilidade dessas pessoas realizarem a atualização. Essa é uma forma justa de verificar qual é a situação dela e criar ações para que essa pessoa possa atualizar o seu cadastro”, reforçou.

Durante o mutirão, a Gestão do Cadastro Único identificou cerca de 300 famílias com o cadastro desatualizado, mas que precisam de visitas domiciliares para que a pendência ainda fosse resolvida. Essas famílias terão o benefício suspenso em abril, mas poderão retornar ao programa após a análise feita nessas visitas, que serão realizadas nos próximos meses.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, alerta à população beneficiária do Cartão Goitacá sobre os compromissos com a atualização do CadÚnico e com os chamamentos para os mutirões.

“É de suma importância que os beneficiários atendam aos chamados da Prefeitura para resolver qualquer pendência no Cadastro Único, que é a base de dados do Governo Federal e serve para que os CRAS e CREAS realizem o cruzamento de informações. Existe uma lei que rege o Cartão Goitacá. E como toda lei, temos que cumprir suas regras e exigências. Para a permanência no benefício, a família precisa estar dentro dos critérios adotados, que incluiu a atualização do CadÚnico. Caso a família esteja com esse cadastro desatualizado ou atualize e não esteja mais dentro do que pede a lei, ela será desligada, infelizmente. Além disso, nós temos recomendações do Tribunal de Contas do Estado, que nos orienta que as diretrizes do Cartão Goitacá sejam respeitadas conforme o que foi estabelecido na criação do programa”, disse o secretário.

Lançado em 2022 com o objetivo de garantir a segurança alimentar de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, durante a avaliação técnica para a inserção de novos beneficiários ao programa, são priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos; mulheres em situação de violência; e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.

Mulheres interessadas em participar do curso de Assistente de Contabilidade, do Programa Vamos Juntas, devem procurar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista para pegar o encaminhamento para as inscrições gratuitas, que estarão abertas entre os dias 24 e 28 de março, no Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no bairro Horto. A divulgação foi feita pela Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), parceira do programa. Para cada turma, estão sendo disponibilizadas 20 vagas. O endereço do CEAM é Rua dos Goytacazes (Rua do Gás), número 257, no Centro.

O programa Vamos Juntas é desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher e a Faetec, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Para se inscrever, é preciso levar o encaminhamento do CEAM, ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental II (6º ao 9º ano completo).

“Essa é mais uma parceria para capacitação que firmamos junto à Secretaria da Mulher e Faetec. Já tivemos cursos de cuidadores de idosos, operadora de tratamento de resíduos sólidos, através do Programa Mulheres Mil e, agora, é o curso de assistente de contabilidade. Entendemos que a mulher que vive em situação de vulnerabilidade ou é vítima de violência precisa ter sua independência financeira, fator que contribui para tirá-la do ciclo da violência”, informa a subsecretária Josiane Viana.

O endereço da Faetec (Unidade Cerâmica) é Avenida Alberto Lamego, 712, no Horto. As aulas começam no dia 31 de março e serão no período da tarde, entre 13h20 e 17h40. Para se inscrever, são necessários os seguintes documentos: Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e de escolaridade compatível com o pré-requisito do curso pretendido, além do encaminhamento do CEAM.

A Subsecretaria de Políticas para Mulheres é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). Para mais informações sobre o curso, basta ligar para (22) 98175-0180.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social estará presente na 15ª edição do Prefeitura em Ação, que acontece neste sábado (22), das 9h às 13h, na Escola Municipal João Borges Barreto. Com a estrutura dos seus departamentos, a pasta levará para a população atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), informações sobre o Cadastro Único, corte de cabelo masculino, design de sobrancelha, esmaltação, além de orientações importantes do Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), programa da Prefeitura que visa combater o trabalho infantil.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o Prefeitura em Ação é mais uma iniciativa que leva serviços de grande importância aos moradores dos bairros e localidades, possibilitando a cidadania.

“Ficamos sempre muito animados de poder participar mais uma vez do Prefeitura em Ação, que, assim como o Social + Perto, oferece serviços gratuitos, importantes e necessários para a nossa população. Estaremos com informações sobre os CRAS e CREAS, que são equipamentos fundamentais para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, mas que muitas vezes desconhecem que a partir dele elas podem ter acesso aos diversos benefícios municipais, estaduais e também federais”, disse Rodrigo.

Além do atendimento que será oferecido pela SMDHS, outras pastas, programas e projetos do município estarão no evento com serviços gratuitos para a população, como da área da Saúde, Consumidor, Esportes, Educação, Identificação Civil, Qualificação e Emprego e muito mais.

Além do Prefeitura em Ação, a SMDHS já realiza diversos atendimentos sociais em Ururaí, assim como em outros bairros e distritos da cidade. As famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Ururaí são referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da própria localidade. Segundo um Relatório Técnico elaborado pela Vigilância Socioassistencial da SMDHS, o CRAS de Ururaí possui 7.851 famílias e 18.338 pessoas no Sistema Cadastro Único, com base nos dados de outubro de 2024. Desse total, dos cadastros ativos no CRAS de Ururaí, além de outras localidades e bairros referenciados, 24% são famílias e 23% pessoas residentes apenas em Ururaí.

OUTROS DADOS

O Relatório Técnico ainda elaborou um perfil dos moradores da localidade. Em Ururaí, de acordo com o número de famílias inseridas no CadÚnico, predomina-se o sexo feminino, representando 59% dos moradores. A faixa etária está entre 0 a 17 anos com 37% do público, além da população de 18 a 39 anos com 31%. Os dados indicam ainda que 62 % das famílias estavam em situação de pobreza, cuja renda é de até R$ 218.

O quantitativo de beneficiários do Programa de Transferência de Renda do Governo Federal “Bolsa Família” e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) referente às pessoas idosas e pessoas com deficiência da localidade de Ururaí também foi registrado no Relatório. De acordo com os dados, são 2.898 beneficiários do Bolsa Família, 99 com o BPC Pessoa Idosa, além de 125 com o BPC Pessoa com Deficiência.

O setor de Auxílio Funeral, benefício concedido através da Prefeitura para atender as necessidades urgentes de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em caso de mortes, mudou de endereço. Agora, a solicitação deve ser realizada no espaço do Centro Dia do Idoso, localizado na Travessa Santo Elias, no Jardim Carioca, em Guarus, em frente ao antigo Centro Social Urbano de Guarus (CSU).

Antes, o Auxílio Funeral funcionava na Avenida Professora Carmem Carneiro, no mesmo bairro. O motivo da troca de endereços segue o Decreto nº 16, de 30 de janeiro de 2025, que criou o do Plano Estratégico de Gestão e Otimização dos Prédios e Espaços Públicos ocupados pelas Secretarias Municipais de Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde e Desenvolvimento Humano e Social. Dentro do Plano, foram realizados levantamento e diagnóstico dos prédios e espaços públicos ocupados com o objetivo de promover a integração de serviços e a economicidade.

AUXÍLIO FUNERAL ATENDER MAIS DE 850 SOLICITAÇÕES EM 2024

O Auxílio Funerário é um dos benefícios concedidos pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, dentro da Lei dos Benefícios Eventuais no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de 2021. Com o objetivo de atender as despesas de urna funerária, velório e sepultamento, além de formol, traslado, flores e isenção de sepultamento, o benefício atendeu 851 solicitações durante o ano de 2024.

Para solicitar o Auxílio Funeral a família deve estar inscrita no Cadastro Único. O requerente deve apresentar comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, identidade e CPF, número do NIS e carteira de trabalho. Do falecido, o familiar também deve apresentar uma série de documentos, que são: comprovante de residência (no mínimo de 02 anos no município), certidão de óbito do cartório, guia de sepultamento do cartório, identidade e CPF, número do NIS e carteira de trabalho. Em caso de dúvidas, o setor disponibiliza um telefone de atendimento: 22- 981752518.