Notícias

A Prefeitura, através da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, reuniu lideranças religiosas para celebrar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que foi comemorado nesta terça-feira (21). O “Colóquio Teologia Negra: Hermenêutica de Resistencia”, que aconteceu na sede da SIRDH, contou com a participação do diácono e filósofo Kauê Martins, do pastor Renato, da missionária e especialista em direito constitucional Wérlem Oliveira, do pastor e teólogo Jackson Constantino e do psicólogo Miguel Ribeiro.

O evento, que discutiu a teologia negra, ancestralidade, cidadania e democracia, teve o objetivo, segundo o subsecretário Gilberto Totinho, debater as formas de intolerância e reafirmar o compromisso do governo municipal no combate a essa prática.

“Estamos organizando várias atividades de cunho educativo, pensando na perspectiva de pluralidade e respeito. O estado brasileiro é laico, e a sua constituição diz que é inviolável a liberdade de expressão a cultos e suas liturgias. Essa atividade prevê uma discussão diferente, pioneira em campos dos Goytacazes, porque geralmente convidamos representantes de matrizes africanas. Desta vez, temos uma mesa com religiões cristãs, com suas falas e conhecimentos. Porém, temos uma mesa composta por negras e negras que sofrem o mesmo racismo que representantes das religiões matrizes africanas sofrem. A liberdade religiosa e o combate à intolerância é o que prezamos todos nós da SIRDH e Prefeitura de Campos”, disse.

Pastor da Igreja Batista de Goitacazes e professor de história, Jackson Constantino falou sobre a importância da união entre as crenças para a garantia da liberdade.

“A iniciativa foi bem bacana porque podemos pensar, refletir e dialogar, já que a gente vive em uma sociedade. A proposta é justamente que todos tenham a garantia de exercer sua fé e suas crenças. Espero que depois desse bate papo, que foi bem maduro, possamos sair com as ideias mais claras sobre a liberdade religiosa e respeito às diferenças”, falou.

“Eu gostaria de parabenizar a Prefeitura, através da Igualdade Racial, por promover esse encontro muito importante. Trago a alegria do nosso Bispo Dom Roberto Francisco, porque quando eu fui pedir a autorização para representar a igreja, ele ficou muito satisfeito e feliz por esse evento”, disse o filósofo Kauê Martins.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei 11.635/2007 e é celebrado no dia 21 de janeiro em homenagem à Ialorixá Mãe Gilda de Ogum, como era conhecida a religiosa e ativista social Gildásia dos Santos e Santos. Ela, considerada um símbolo de luta contra a violência religiosa, sua família e o terreiro que fundou no bairro de Itapoã, em Salvador (BA), foram alvos de vandalismo e violência, que a levaram a morrer de infarto, em 21 de janeiro de 2000. Sete anos depois, foi editada a lei federal que incluiu a data no Calendário Cívico da União como símbolo da luta pela diversidade religiosa.

DENÚNCIAS E VIOLAÇÕES: DISQUE DIREITOS HUMANOS DA PREFEITURA DE CAMPOS

A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, que é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, criou o Disque Direitos Humano Municipal – DDH, que é um serviço para recebimento de denúncias das mais diversas violações de direitos humanos, entre elas a intolerância religiosa. O DDH também é um canal de informações sobre os direitos dos grupos minorizados socialmente. Esse canal é uma linha direta das vítimas com a Prefeitura onde as vítimas e/ou denunciantes recebam o devido atendimento em relação a situações de violações de direitos, competindo ao DDH acionar os órgãos competentes. Qualquer pessoa pode ligar para fazer a denúncia de violações de direitos humanos, sendo vítima ou não. A denúncia pode ser feita de forma anônima caso o denunciante não queira ter sua identidade revelada.

Por meio desse serviço, a equipe multidisciplinar recebe as denúncias/vítimas, fazemos a primeira acolhida com nossos profissionais (advogado(a), psicólogo(a) e assistente social),analisando o teor da denúncia e fazendo os devidos encaminhamentos aos órgãos de competência.

Desde a sua criação, em 2022, até o momento foram realizados quase 500 atendimentos e encaminhamentos da população campista, vítimas de violências diversas e buscam a equipe qualificada a fim de obter suporte e direcionamentos psicossociais, socioassistenciais e jurídicos. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. Nosso número de contato é: (22)98175-0700

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nesta terça-feira (21) a entrega de um veículo zero quilômetro e seis aparelhos de ar-condicionado à Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), instituição campista que presta serviços de proteção social especial para pessoas com deficiências e suas famílias. O carro e os equipamentos de climatização foram adquiridos através de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Chris Tonietto, que participou da cerimônia de entrega. O evento, que aconteceu na sede da Apape, contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira, do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a subsecretária Grazielle Gonçalves, a presidente da Apape, Naira Peçanha, além de assistidos, seus familiares, e funcionários da instituição.

A deputada Chris Tonietto, que já esteve na Apape em outra ocasião, falou da importância das parcerias para o fortalecimento do suporte às famílias com condições neurodivergentes ou atípicas.

“O trabalho que a Apape faz vai além de qualquer bem material. A entrega do carro e dos computadores vai ser muito boa para as atividades, conforto e deslocamento. Mas não é só isso, porque essa não é a única finalidade. Quando eu visito essa instituição, eu percebo algo a mais, que certamente é o amor que é empregado nas ações realizadas aqui. É um trabalho integrado entre as famílias, a Prefeitura, as equipes da Naira e a sociedade em prol dessas crianças e, sem dúvida, de quem cuida delas, que são suas mães”, disse a parlamentar.

A primeira-dama Tassiana Oliveira comemorou a entrega do carro e dos aparelhos de ar-condicionado. Durante o evento, ela falou que as emendas parlamentares, que são articuladas pelo prefeito Wladimir Garotinho, são de extrema importância para a população, mas em especial para os munícipes que mais precisam.

“Vivemos em uma cidade que tem uma extensão territorial muito grande, se tornando um desafio para todos nós, já que os recursos precisam estar em cada ponta do nosso município, sem distinção. Por isso Wladimir vive indo à Brasília para buscar emendas como essa que foi enviada pela deputada Chris Tonietto. Isso é de uma grande importância para a gente, porque o carro e os materiais serão usados para fortalecer o trabalho da Apape, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento dos assistidos”, falou a primeira-dama.

À Apape, além do carro e dos aparelhos de ar-condicionado, serão entregues ainda seis computadores, seis mesas e seis cadeiras para computadores, três tendas, brinquedos e materiais sensoriais, e outros equipamentos que vão proporcionar o reforço do atendimento aos assistidos. O valor total é de cerca de R$ 200 mil, que foi intermediado pelo Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, reforçou a importância da parceria da Prefeitura com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), como a Apape.

“É gratificante ver de perto a Apape, que auxilia tantas famílias com crianças neuroatípicas, conquistando cada vez mais estrutura e proporcionando aos seus assistidos conforto e equipamentos que vão ajudar no desenvolvimento. A emenda da deputada Chris Tonietto se junta ao repasse que é feito às entidades socioassistenciais para fortalecimento do serviço ofertado. Para 2025, assim como no início do governo Wladimir Garotinho, tiveram um aumento de 10% na per capita”, ressaltou.

De acordo com a presidente da Apape, Naira Peçanha, o carro, que é o primeiro veículo oficial da instituição, vai servir para o deslocamento das equipes e dos assistidos nas atividades diárias.

As famílias beneficiárias do Cartão Recomeçar que não compareceram às entregas oficiais, realizadas nos dias 13 e 14 de janeiro, ainda podem realizar a retirada dos cartões. A nova oportunidade de buscar o benefício será na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, na Rua Doutor Silvio Bastos Tavares, 05, no Parque Leopoldina, em frente à Igreja do Saco. Foram disponibilizadas seis datas para a busca. São elas: 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de janeiro. Para retirar os cartões é necessário levar cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Veja AQUI a lista completa de beneficiários.

O cartão, pago em parcela única de R$ 3 mil, é custeado pelo Governo do Estado e pode ser usado para compra de material de construção, móveis e eletrodomésticos das famílias atingidas pelo forte temporal de março de 2024.

Para Campos, foram entregues 564 Cartões Recomeçar. A primeira entrega, para 235 beneficiários, aconteceu no dia 13, em atendimento a moradores do distrito de Santo Eduardo e outras localidades da região norte do município que foram afetados pelas chuvas e enchentes. Já a segunda entrega aconteceu no dia 14 aos beneficiários referenciados nos Centros de Referência do Centro da Assistência Social (Cras) Esplanada, Farol, Goitacazes, Jóquei, Penha, Matadouro, Parque Guarus e Custodópolis receberam os cartões na cerimônia de entrega que aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, da primeira-dama Tassiana Oliveira e do secretário Rodrigo Carvalho.

“É importante que as pessoas verifiquem se o nome do titular daquela família está na lista e não perca essas datas para buscar o Cartão Recomeçar, que é um benefício de grande importância para a reconstrução das residências afetadas pela chuva. Estamos disponibilizando seis datas para que tudo ocorra dentro da normalidade e as pessoas consigam fazer a retirada de forma tranquila para depois realizarem as compras dos materiais que fazem parte do benefício”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.

A Usina de Letras de Tócos, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, está com inscrições abertas para Oficinas de Inclusão Produtiva na área da beleza. Ao todo, são 90 vagas distribuídas em três modalidades, como design de sobrancelha com henna, unhas decoradas e corte de cabelo estilizado. Os interessados em participar devem fazer a inscrição de forma presencial na sede da unidade e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Goitacazes, das 08h às 17h. É necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência originais.

O público alvo das As Oficinas é formado, prioritariamente, por pessoas que participam de programas sociais ou pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para se inscrever é preciso ter 16 anos ou mais. Das 90 vagas disponíveis, 60% serão para os referenciados no CRAS de Goitacazes e no CREAS II, além dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Já as demais vagas serão voltadas para a população em geral que tiver interesse em participar.

As aulas serão em quatro encontros, às terças-feiras e quintas-feiras, pela manhã e à tarde, com carga horária total de 10 horas. São 30 vagas para design de sobrancelhas com henna (02 turmas), 30 vagas para unhas decoradas (02 turmas) e 30 vagas de corte de cabelo estilizado (02 turmas).

As Oficinas de Inclusão Produtiva são organizadas pelo Departamento de Programas e Projeto (DPP) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Segundo o Departamento, caso o total de vagas seja preenchido devido à procura, poderá ser feita uma lista de espera. A formatura está prevista para acontecer na segunda semana do mês de março.

Endereços:

A Usina de Letras de Tócos está localizada na Rua Guilherme Morisson, nº 828, em Tócos. O CRAS de Goitacazes fica na Avenida Deputado Alair Ferreira, nº 49, em Goitacazes, entre o Ferro Velho e o supermercado Miscelânea.

USINA DE LETRAS FOI REABERTA PELA PREFEITURA E OFERECE O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Reaberta pelo prefeito Wladimir Garotinho em julho de 2024, a Usina de Letras de Tócos abriga uma unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. O SVFV oferta oficinas, cursos e atividades. De propriedade da Usina de Tócos, a Usina de Letras foi cedida ao município por 10 anos de uso.

Além dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o espaço conta com cursos e oficinas oferecidos pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, vinculada à SMDHS, e o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social segue realizando atendimento à população afetada pelas chuvas dos últimos dias. Nesta quinta-feira (15), as equipes técnicas estiveram em Lagoa de Cima para levar água potável para 115 famílias que tiveram seus poços artesianos inundados pela chuva. Com a impossibilidade de consumo da água contaminada, cada família recebeu dois fardos.

Além da entrega de água potável, as equipes da SMDHS realizam um mapeamento das famílias que ainda estão isoladas em função das chuvas. Até o momento, são 35 em Conceição do Imbé e 06 em Aleluia nessa situação. As ações acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, que auxilia as equipes técnicas com informações sobre a situação das famílias daquela região, além de transporte de barco para facilitar a entrega dos insumos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, destaca a importância das ações conjuntas no trabalho de prestação de apoio às famílias atingidas pelos temporais.

“Desde o início da chuva, ainda em dezembro do ano passado, nossas equipes estão de prontidão para levar os serviços de Assistência Social à população da nossa cidade, especialmente da região de Lagoa de Cima, e localidades da região serrana do município. Com apoio da Defesa Civil, nosso corpo técnico recebe as informações de como está a situação dessas famílias e atua na prestação de serviços. Temos muitos casos de residências que tiveram seus poços artesianos inundados pela chuva, impossibilitando o consumo da água que foi contaminada. A Defesa Civil, além de nos informar sobre a necessidade das pessoas, nos dá apoio para chegar até os locais com insumos necessários”, disse o secretário.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através dos telefones 199 e (22) 981752512.