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Será aberto nesta sexta-feira (21) o agendamento para atendimento de atualização do Cadastro Único, da próxima semana, para os CRAS de Goitacazes, Farol, Jockey, Chatuba, Ururaí e Codin. Os interessados devem acessar o perfil no instagram da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (@social.camposrj) e clicar no link “inscrições” disponível na bio.

De acordo com a SMDHS, o agendamento abre às 8h, com vagas para o CRAS Goitacazes. Às 10 horas abrem as vagas para o CRAS Farol e na parte da tarde, às 14 horas, são abertas vagas para os CRAS Jockey, Chatuba, Ururaí e Codin.

Para realizar o agendamento, o titular deverá preencher todos os campos obrigatórios no formulário, de forma precisa e completa. Caso o número de NIS esteja incorreto, o cadastro poderá ser invalidado. É importante que, ao finalizar o agendamento, o inscrito tire um print ou foto da tela para salvar as informações e apresentar no dia do atendimento.

Para ser atendido o inscrito deverá apresentar os documentos de todos os moradores da residência: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar, no caso de componentes familiares que sejam menores de idade. O atendimento será por ordem de chegada, das 8h às 17h.

O CRAS Goitacazes está localizado na Rodovia Alair Ferreira, nº 49, em Goitacazes. O CRAS do Farol fica na Travessa Francisco Neto s/n, no Rádio Velho. Já o atendimento dos CRAS do Jockey, Chatuba, Ururaí e Codin, está sendo feito na Gestão do CadÚnico, que fica na Rua Tenente Coronel Cardoso (Antiga Formosa), nº 565, no Centro.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, promoveu, nessa quarta-feira (19), o Encontro Técnico do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola. Com a participação do Grupo Gestor Local, que é composto por membros da política pública de Assistência Social, Saúde e Educação, além dos técnicos e coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o encontro teve como objetivo identificar as barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola, como falta de mediadores, cuidadores ou questões relacionadas ao transporte.

Atualmente, cerca de 80 famílias são acompanhadas pelo BPC na Escola no município. A coordenadora técnica do programa BPC na Escola da SMDHS, Claudia Mendes, explica que se barreiras forem identificadas, o Ministério orienta para que questionários sejam aplicados aos beneficiários durante visitas domiciliares. Posteriormente, é realizado o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos CRAS.

“Através do Grupo Gestor, a gente realiza essa orientação para mostrar qual o perfil dos mediadores, cuidadores e do transporte, explicando como os beneficiários encontram essas barreiras. Quando as técnicas encontram essas barreiras, através dos questionários que são aplicados, elas vão saber identificar se existe o problema ou não”, explicou.

A assistente social da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Paula Verônica Paravidino, que também faz parte do Grupo Gestor Local, diz que o Encontro tem o objetivo de esclarecer situações relacionadas às barreiras para ampliar o acesso e fortalecer a permanência de crianças e adolescentes de até 18 anos em sala de aula.

“O encontro serviu para desmistificar e esclarecer alguns pontos que foram levantados pelas equipes técnicas sobre as barreiras encontradas pelos familiares desses alunos. Essa troca é muito importante para conter essas barreiras e fazer com que essas crianças e adolescentes tenham acesso pleno à educação”, disse.

O Encontro ainda teve a participação do diretor do departamento de Programas e Projetos da SMDHS, Marcelo Arêas, e da diretora de Proteção Social Básica, Marcélia Cardoso.

BPC na Escola 

O Programa BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes até 18 anos, com deficiência, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Isso é feito por meio de ações intersetoriais com a participação da União, estados, municípios e do Distrito Federal. Por meio do Acompanhamento de Beneficiários que são apontadas diversas atividades e ações que podem ser feitas para superação das barreiras vivenciadas pelas crianças e adolescentes com deficiência. É uma forma de a equipe do CRAS ter como encaminhar os beneficiários e suas famílias aos serviços socioassistenciais ou a outras políticas públicas, quando for necessário.

Os trabalhadores que possuem carteira assinada, que são residentes no município de Campos e que foram afetados pelas chuvas do fim de abril já podem sacar o saldo do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) Calamidade. O trabalhador pode sacar até R$ 6.220 de cada conta de sua titularidade no FGTS. O valor está disponível para saque até o dia 30 de junho. A retirada deve ser feita por meio de solicitação no aplicativo FGTS mediante uma série de documentação. Veja as orientações abaixo.

O saque FGTS-Calamidade para os trabalhadores de Campos foi concedido pelo Governo Federal e viabilizado pelo prefeito Wladimir Garotinho, que realizou diversas reuniões entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Humano e Defesa Civil com representantes da Caixa Econômica Federal. No município, as famílias de Santo Eduardo e outras 36 localidades foram atingidas pelas chuvas no final de março, levando o prefeito a decretar o estado de calamidade.

A secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini, explica a importância da articulação do município para a concessão do benefício. Ela também pontua que o saque será importante para a reconstrução dos imóveis e restabelecimento da normalidade na vida das famílias afetadas pelas chuvas do fim de março.

“Foi uma importante articulação da Prefeitura e Caixa, entre a SMDHS e Defesa Civil, porque nós informamos todos os dados das famílias que foram atingidas pelas chuvas que ocorreram em março. Esses dados foram notificados e confirmaram que aquelas áreas foram afetadas conforme observação da Defesa Civil. Agora, o trabalhador tem a oportunidade de fazer o saque de forma muito simples através do aplicativo do FGTS. Esse saque é um importante mecanismo de aporte para a reconstrução da rotina, do trabalho e daquilo que foi afetado no decorrer da situação de emergência que as pessoas passaram. Esse dinheiro servirá para que as pessoas invistam em suas casas, no mobiliário, ou seja, naquilo que for necessário para a reconstrução das suas atividades diárias”, disse.

COMO SACAR 

Para pedir a liberação do benefício, o trabalhador que tem direito deve acessar no aplicativo FGTS e fazer a solicitação com clique na opção “Solicitar meu saque 100% digital” ou, no menu inferior, “Saques” e selecionar “Solicitar saque”. Na seleção do motivo do saque, apontar “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista disponível, depois digitar o CEP e número da residência e clicar em “Continua”.

Depois, é necessário encaminhar os seguintes documentos:

– Documento de identidade — carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte —, com envio da frente e do verso do documento; foto do próprio rosto (selfie) segurando esse mesmo documento de identificação aparecendo na foto;

– Comprovante de residência em nome do trabalhador — conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros —, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

– Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a);

Em razão dos alagamentos, se não for possível apresentar comprovante de residência em nome do trabalhador, o cidadão deverá apresentar uma declaração da Prefeitura  atestando que o trabalhador é residente na área afetada. A dispensa do comprovante de residência foi oficializada em maio pelo governo federal.

O cidadão deve selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive poupança, ou outro banco. Após o envio, a Caixa irá analisar sua solicitação e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta.

Se mesmo com o passo a passo o trabalhador não conseguir acessar o aplicativo, a orientação é fazer contato com a Caixa pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões).

O Social +Perto realizou nesta quarta-feira sua 48ª edição, atendendo pela primeira vez os moradores do Jardim Aeroporto e bairros vizinhos. O programa da Prefeitura de Campos, realizado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social em parceria com outras secretarias e subsecretarias municipais, aconteceu na Escola Municipal Marlene Henriques Alves e ofertou a população diversos serviços da área social, de saúde e beleza.

Os atendimentos foram acompanhados pela Primeira-dama, Tassiana Oliveira, a Subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Paloma Campos e pelo Secretário Municipal da Casa Civil, Suledil Bernardino.

Recepcionada com uma apresentação musical dos alunos da escola e crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro, a Primeira-dama agradeceu o carinho e lembrou das ações já realizadas no bairro, e obras que serão inauguradas em breve.

“ A gente fica muito agradecido pelo carinho da população, da equipe da escola. Hoje eles entregaram um nível altíssimo de alegria, com música para o programa, que foi lindo de ver.
Wladimir tem um carinho muito grande pelo Aeroporto, temos a UBS que está terminando de ficar pronta para atender toda a população aqui, tem o projeto da praça para que a garotada possa brincar e se divertir, o bairro também ganhou toda a iluminação de LED nas ruas, algumas ruas foram asfaltadas. Então, é muito bom a gente estar aqui hoje, não só proporcionando esse atendimento diferenciado e mais próximo da população, mas também entregando diversos trabalhos que vão proporcionar uma vida muito mais digna para os moradores daqui.” – Destacou, Tassiana.

Jussara Norato, que mora do Jardim Aeroporto e a mãe do Vitor Hugo, que é aluno da unidade escolar, aprovou o projeto. “A gente via acontecendo nos outros lugares né e graças à Deus chegou a nossa vez. Foi muito bom ter o programa aqui. Eu vim pra ver meu Cadastro Único e consegui ser atendida direitinho, tirei a dúvida que eu estava.”

Os moradores tiveram acesso aos serviços de atualização e inclusão no Cadastro Único, atendimentos dos CRAS e CREAS, vacinação, assistência jurídica, agendamento para fazer identificação civil, corte de cabelo, trancista, esmaltação, massoterapia, confecção da Caderneta do Idoso, animação cultural, informações sobre o Programa Criança Feliz e vacinação antirrábica com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Campos (CCZ).

Para dona Maria Sueli, de 66 anos, o Social +Perto superou as expectativas. “Eu vim, minha filha veio, o bairro todo tá aqui. Eu achei muito bom, fiz até minha sobrancelha. A gente tem muita gratidão pelo prefeito e a primeira-dama ter esse carinho com a gente aqui do Aeroporto.”

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Paloma Campos, a próxima edição será comemorativa em celebração aos 2 anos do programa. “O Social +Perto é um dos maiores projetos da secretaria. Completa agora em julho 2 anos e de lá pra cá somamos muitos atendimentos, com um alcance expressivo da população, que é o que a gente mais deseja realmente, que é uma política de assistência decentralizada, que alcance mais pessoas.”

Também estiveram presentes nesta edição a diretora de Proteção Social Básica, Marcélia Cardoso, e o diretor do departamento de Programas e Projetos, Marcelo Arêas.

A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, está com inscrições abertas para cursos de geração de renda rápida na área da beleza. Os cursos gratuitos, que terão duração de três meses, são de cabeleireiro, design de sobrancelha, maquiagem e unha postiça realista. As inscrições vão até o dia 5 de julho.

A coordenadora de cursos da SIRDH, Mirna Lucio, explica que a proposta é promover a qualificação imediata para a geração de renda e inserção no mercado de trabalho. “Os cursos foram pensados a partir da identificação de um público com escolaridade muito baixa, principalmente as mulheres que, além da dupla jornada de trabalho, ainda têm tarefas, mas pouquíssimas com renda. Nós temos esses cursos de geração de renda rápida, de apenas três meses de duração, possibilitando o complemento de renda para esse público, mas também o início de renda para os mais jovens”, explicou.

As inscrições vão até o dia 5 de julho. Para se inscrever, os interessados devem procurar a sede da SIRDH, que fica localizada na Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, Centro, no prédio da antiga Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. Os documentos solicitados para inscrição são cópias do RG, CPF e comprovante de residência atualizado, além de uma foto 3×4.