Notícias

Mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista estão participando do curso “Do currículo à contratação: Como se destacar no processo seletivo”, ministrado pelo Cebrac em uma parceria da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

O curso está acontecendo todas às quintas-feiras do mês de outubro. Os encontros de duas horas, com turmas de no máximo 30 alunas, visa a preparação para entrevistas de emprego. As participantes são cadastradas na agência de empregos do Cebrac e, havendo vagas, são encaminhadas para os processos seletivos de acordo com o perfil das vagas oferecidas.

“O Cebrac, em parceria com o Ceam, está promovendo esse curso de aperfeiçoamento profissional, que visa fortalecer a preparação profissional e ampliar possibilidades de inserção no mercado de trabalho das mulheres que são atendidas por nós. Esta é uma forma de promover a independência financeira de mulheres, que por vezes já ficaram presas em um relacionamento tóxico por essa pendência”, explicou a subsecretária de Política para Mulheres, Josiane Viana.

Pessoas que vivem em situação de rua em outros municípios e até em outros estados estão sendo encaminhadas para Campos com a promessa de vagas em acolhimentos e emprego. Nesta semana, cerca de 15 indivíduos, chegaram à cidade enviados, segundo eles, por um albergue de Vitória, no Espírito Santo. Em um desses casos constatados pela equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), por exemplo, uma família com pais e duas crianças.

“Isso não aconteceu só com a gente. No mesmo dia em que a gente saiu, umas quinze pessoas vieram de uma vez. Tinha um cara que estava sem noção para qual lugar ele ia”, contou uma mulher que foi encaminhada para Campos.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, explica que os casos envolvendo moradores transportados por órgãos oficiais de outros municípios serão enviados para avaliação do Ministério Público.

“Os órgãos municipais de outras cidades estão encaminhando algumas pessoas em situação de rua para Campos como se elas fossem objetos. Obviamente, a gente recebe pessoas em situação de rua procurando abrigo e também os serviços ofertados pelo Centro Pop, mas em casos como esses em que as pessoas são despachadas, a gente vai encaminhar para os órgãos de controle, como o Ministério Público e Justiça, para que possam tomar as medidas cabíveis”, disse o secretário.

“O vínculo é a premissa para esse tipo de assistência. Essa família que atendemos chegou de madrugada e passou frio com duas crianças. Nós temos muito cuidado e respeito com os nossos usuários, que quando são encaminhados de volta para as cidades que possuem vínculos, são enviados com dignidade”, disse a subsecretária Grazielle Gonçalves.

Buscando promover a reintegração social e a reconstrução dos vínculos familiares, a SMASC, por meio do Centro Pop, oferece apoio às pessoas que vivem em situação de rua que desejam retornar, de forma voluntária, à sua cidade de origem. As equipes entram em contato com os familiares e com os órgãos municipais competentes daquele município para viabilizar o retorno. Essas pessoas, então, são atendidas com passagens de ônibus e suporte no transporte para o destino solicitado.

“Nós entramos em contato com a equipe desse albergue de Vitória para ela pudesse explicar o que aconteceu e o motivo de não terem entrado em contato com a gente primeiro para saber se havia vaga ou não. Não foi apenas o casal, mas também duas crianças. E eles afirmaram que o abrigo disse que aqui teria vaga, mas não é bem assim”, explicou a coordenadora do Centro Pop, Claudia Moura.

De janeiro a agosto de 2025, cerca de 45 pessoas solicitaram o apoio do Centro Pop para retomar a vida em suas cidades. Essas pessoas estavam em situação de rua em Campos por diversos motivos, entre eles promessas de emprego que não foram concretizadas.

O “Social + Perto”, programa da Prefeitura, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, atendeu nesta terça-feira (14) os moradores do 11º distrito do município. Na Escola Municipal Professor Paulo Freire, em Dores de Macabu, foram disponibilizados os serviços de CRAS, CREAS, Cadastro Único, entre outros. A primeira dama de Campos, Tassiana Oliviera, acompanhou os atendimentos ao lado do secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho.

“Eu venho sempre, porque eu acho que é uma oportunidade de estar mais próxima da população. O prefeito Wladimir não consegue estar em todos os lugares, então a gente divide as agendas para que a gente consiga estar mais presente no dia a dia das pessoas, porque quando nós estamos nas localidades é uma oportunidade também dos moradores falarem quais são as necessidades da comunidade, a gente tem acesso livre, vem aberto a ouvir as pessoas e levar as demandas para a prefeitura.” Destacou, Tassiana.

Além dos serviços da assistência social, o programa também oferece vacinação, assistência jurídica e de apoio à mulher, corte de cabelo, designer de sobrancelha, esmaltação de unhas, e gratuidade para 2ª via de identidade. De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, o apoio das demais secretarias e subsecretarias enriquecem ainda mais o “Social + Perto”.

“Nós acabamos de completar 3 anos de programa e também estamos voltando a Dores pela terceira vez, oferecendo vários atendimentos que são muito esperados pelos moradores aqui da região. A assistência se torna ainda mais completa com as parcerias que temos com a saúde, com a educação, limpeza pública, o Cidac e também as subsecretarias ligadas a assistência que são de Justiça, do Idoso e de Politicas para Mulheres. Nosso objetivo é facilitar o acesso de todos aos serviços públicos, principalmente dos que moram nas regiões mais distantes de Campos.” Explicou, Rodrigo.

A 63ª edição do “Social + Perto” também contou com a participação da Equipe do Programa Criança Feliz, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Centro de Cidadania LGBT Norte Fluminense. Na ocasião, os alunos da Escola Municipal Professor Paulo Freire, também apresentaram um coral em homenagem aos professores, pelo Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro.

Para Carmen Linhares, moradora de Quilombo, o atendimento no “Social + Perto” é de primeira. “É excelente, não tem atendimento melhor que esse. Fui muito bem atendida, estou muito satisfeita com o tratamento de todos e por ter conseguido atualizar o meu Cadastro Único para o BPC.”

Também estiveram presentes na 63ª edição do programa o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; a subsecretária adjunta da SMASC, Graziele Gonçalves e o subsecretário executivo da SMASC, Fagner Azeredo.

Começam nesta quarta-feira (15), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, as inscrições para o 3ª Baile de Debutantes. Podem se inscrever meninas estudantes da rede pública de ensino e que completaram ou vão completar 15 anos em 2025. As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de novembro, de forma presencial, mediante entrega de documentos das adolescentes e dos responsáveis. Veja a lista de documentos e endereço no final desta matéria.

O evento vai oferecer uma festa de 15 anos completa para 50 meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social e que sejam referenciadas em um dos 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. É determinante que as debutantes entreguem a documentação completa e cumpram os critérios solicitados, como etapas preparatórias que incluem reuniões e ensaios. Haverá uma lista de espera por ordem de inscrição para o caso de desistências e exclusões de participantes.

Tão sonhado pelas meninas que fazem 15 anos, o Baile de Debutantes realizado pela Prefeitura vai disponibilizar decoração; coreógrafo, coquetel, cerimonial, iluminação, DJ, entre outros itens que vão fazer com que as debutantes tenham uma noite especial. Cada menina terá direito a convidar dez pessoas para o evento. Já o vestido, cabelo, maquiagem, sapato e acessórios ficarão à cargo dos responsáveis pela debutante.

Cerca de 100 garotas já participaram da tão sonhada festa de debutante em 2024 e em 2023.

“É um sonho muito distante para muitas meninas que vivem em situação de vulnerabilidade em nosso município que não têm condições de arcar com os custos da festa. O Baile de Debutantes, que terá a sua 3ª edição, visa realizar o sonho dessas jovens garotas de forma inesquecível e com dignidade”, afirmou o secretário Rodrigo Carvalho.

Inscrições
As inscrições para as 50 vagas precisam ser feitas com a presença dos pais/responsáveis e de forma presencial na sede da SMASC, que fica na Avenida Silvio Bastos Tavares, 5, Parque Leopoldina, em frente à Pracinha da Igreja do Saco. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Departamento de Programas e Projetos. Os pais ou responsáveis precisam ser inscritos no Cadastro Único e também ser referenciados em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os documentos necessários para as debutantes são: RG, CPF e declaração escolar. Já os pais ou responsáveis devem levar RG, CPF, número do NIS e comprovante de residência.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania abre nesta quarta-feira (15) as inscrições para o 3º Baile de Debutantes. O evento vai oferecer uma festa de 15 anos completa para meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O Baile será para meninas que completaram ou vão completar 15 anos em 2025. Além disso, os pais ou responsáveis precisam ser inscritos no Cadastro Único e também ser referenciados em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Cerca de 100 garotas já participaram da tão sonhada festa de debutante em 2024 e em 2023.

As inscrições precisam ser feitas com a presença dos pais/responsáveis e de forma presencial na sede da SMASC, que fica na Avenida Silvio Bastos Tavares, 5, Parque Leopoldina, em frente à Pracinha da Igreja do Saco. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Departamento de Programas e Projetos. Os documentos necessários para as debutantes são: RG, CPF e declaração escolar. Já os pais ou responsáveis devem levar RG, CPF, número do NIS e comprovante de residência.