Notícias

A Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária, que está ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, está preparando uma ação para a população, com atendimentos gratuitos de Direito da Família, como pensão alimentícia, guarda, investigação de paternidade, divórcio, além de outras ações. O evento será realizado no dia 20 de outubro, uma segunda-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão, que fica na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, nº 165, no Centro.

Por meio das equipes da subsecretaria, o cidadão poderá resolver sua situação jurídica sem custos e com o suporte necessário. De acordo com a subsecretária de Justiça e Assistência Judiciária, Danielle Campos, a iniciativa foi pensada para facilitar o acesso à Justiça, principalmente neste período que antecede o recesso forense, quando a procura aumenta ainda mais.

“Em dezembro, nós temos o recesso forense, que começa no dia 20 e vai até 20 de janeiro. É um período em que os processos param. Então, a gente resolveu organizar esse mutirão com bastante atendimentos para que mães, por exemplo, deem entrada em ações do Direito de Família. Assim, vamos atender à demanda de quem não conseguiu agilizar a situação das pessoas que necessitam de assistência jurídica neste fim de ano”, explicou a subsecretária.

 

Foi iniciado nessa quarta-feira (1º) o Mutirão de Atualização do Cadastro Único no Parque Eldorado. Até sexta-feira (3), famílias referenciadas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Codin e da Praça CEU, que retiraram suas senhas, serão atendidas no Ciep 144 Professora Carmem Sylvia Carneiro. O atendimento está sendo realizado com dias e horários marcados, já que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou, na terça-feira (30), a distribuição das credenciais.
As famílias começam a ser atendidas para a atualização cadastral a partir das 9h. Para a atualização cadastral, além da credencial, o titular do Cadastro Único deve apresentar CPF e RG. O Mutirão é direcionado às famílias que estão nas seguintes situações: CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; BPC bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados.
O secretário Rodrigo Carvalho reforça a importância dos mutirões de atualização do Cadastro Único como garantia do acesso e permanência em programas e benefícios sociais. “Os mutirões são um complemento do atendimento de atualização cadastral que já é realizado pelos Cras, com o agendamento on-line que abrimos todos os meses. Essa ação reúne em um só lugar famílias que estão com o cadastro desatualizado de forma rápida e eficaz”, disse.
Itamara Francisco Nascimento, do Novo Eldorado, atualizou as informações escolares dos filhos no CadÚnico. Ela elogiou o atendimento com horário marcado. “O atendimento foi ótimo. Não tenho do que reclamar. Eu vim, peguei a senha e hoje fui atendida bem rápido. Agora está tudo resolvido”, contou a dona de casa.
Cláudia Márcia de Oliveira, da Codin, mora sozinha e foi atendida no Mutirão. A partir de uma portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), ela faz parte da família unipessoal. Então, as entrevistas para coleta de dados devem ser feitas no domicílio do indivíduo.
“Agora eu fico bem mais tranquila, porque sei que a equipe vai realizar uma visita e minha situação vai ser resolvida. Eu sou diarista, não tenho carteira assinada e no momento não posso ficar sem o benefício”, disse.
“Em Campos a gente tem em torno de 95 mil famílias cadastradas no CadÚnico, sendo que 20 mil são famílias unipessoais, ou seja, famílias com um componente apenas. Essas famílias procuram a gente nos mutirões e quando chegam na mesa do entrevistador, ele abre o sistema e identifica que o atendimento deve ser por visita. Fora o mutirão de visita previsto, as visitas acontecem regularmente”, explicou a diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome, Kamila Oliveira, que é instrutora do CadÚnico no município.
Somente em 2025 foram realizados sete mutirões de atualização do Cadastro Único em diferentes pontos do município, atendendo mais de 10 mil pessoas. A última edição aconteceu em agosto, para as famílias referenciadas no Cras da Chatuba. Além dos mutirões, a população ainda pode solicitar o atendimento por meio de outras ações, como o Social + Perto. Também existe a opção de atualização por meio de agendamento on-line, procedimento que é aberto sempre ao final de cada mês para atendimento nos Cras.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania firmou parceria com o Sebrae para a realização de oficinas voltadas à promoção da inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, via empreendedorismo. A colaboração também tem como objetivo implementar o Programa de Inclusão Produtiva do Sebrae, oferecendo diversos programas e soluções para que os usuários da rede socioassistencial sejam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna e estável.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, o trabalho conjunto já começa a ser desenvolvido nos próximos dias, com o início das aulas dos cursos livres oferecidos pelo Departamento de Programas e Projetos da SMASC.

“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham oportunidades de se qualificar e se colocar no mercado de trabalho para criar sua própria renda. Vamos dar início nesta semana a mais uma temporada de cursos livres de barbeiro, manicure, confecção de salgados, entre outros, voltados para o público da assistência, e ter o Sebrae com a gente, oferecendo essas oficinas, será uma parceria muito importante para que as pessoas consigam desenvolver suas habilidades e tenham meios de vender seus serviços ou produtos”, destacou Rodrigo Carvalho.

Para tratar do cronograma de atividades, a equipe de coordenação do Sebrae Norte Fluminense se reuniu com a equipe técnica da SMASC. Segundo o coordenador do Sebrae na Região, Guilherme Reche, as expectativas são as melhores possíveis para a execução da parceria.

“Nós temos uma expectativa muito boa em relação a essa parceria, uma parceria que a gente já vem namorando há algum tempo, justamente para que a gente tenha aqui um dos nossos principais programas hoje de atuação com aqueles que estão em vulnerabilidade social, que é o nosso programa de inclusão produtiva. É um programa estruturado, que visa qualificar todos os servidores dos Cras, Creas, inicialmente, com todas as suas equipes e, depois, em continuidade, a gente passa a fazer todos os atendimentos às pessoas, à sociedade local, nos territórios, para que eles possam ter cada vez mais dignidade, geração de renda e, por meio do empreendedorismo ou de qualquer atividade comercial, gerar frutos para a própria família”, comentou Guilherme Reche.

A reunião contou com a participação do subsecretário Executivo da SMASC, Fagner Azeredo; o chefe de gabinete da SMASC, Ruan Barros; a gerente geral dos Cras, Verônica Rocha; e a técnica responsável pelo Departamento de Programas e Projetos da SMASC, Raquel Farias.

 

O saldo de outubro do Cartão Goitacá foi liberado nesta quarta-feira (1º) pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Famílias beneficiadas já podem utilizar o valor de R$ 200 para realizar compras em supermercados e mercados credenciados. O pagamento do benefício, que acontece conforme o calendário habitual, pode ser realizado até o 5º dia útil de cada mês.

Criado em 2022, o Cartão Goitacá atende famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Como medida necessária para manter o benefício ativo, a SMASC reforça a importância da atualização do Cadastro Único. Mensalmente, as equipes técnicas dos Cras usam a base de CadÚnico para cruzar informações, verificando se as famílias beneficiárias ainda correspondem às diretrizes do Cartão Goitacá. A avaliação segue a lei municipal e também a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania distribuiu, nesta terça-feira (30), as senhas para o atendimento do Mutirão de Atualização do Cadastro Único do Parque Eldorado, que vai acontecer nesta quarta (1º), quinta (2) e sexta-feira (3). Com as credenciais em mãos, as famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Codin e da Praça CEU serão atendidas com hora marcada, a partir das 9h.

Foram distribuídas 800 vagas para os três dias de ação. Para que o atendimento siga dentro da normalidade, o titular do CadÚnico deve comparecer no dia e horário marcados, apresentando a credencial e documentos pessoais, como RG e CPF. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, a distribuição de senhas um dia antes dos atendimentos garante comodidade para as famílias e agilidade no processo de atualização cadastral.

“A distribuição das senhas, que a gente vem adotando há alguns meses, está surtindo efeito positivo. Antes dos atendimentos do mutirão, é reservado um dia para que as famílias sejam credenciadas com pulseiras, com anotações do CPF, RG, além dos dias e horários em que serão atendidas. Assim, as pessoas não precisam dormir nas filas e também não ficam inseguras de não serem atendidas na ação. A distribuição também garante que a pessoa chegue para o dia da atualização cadastral com horário marcado, permitindo que ela termine o processo de forma rápida e eficiente”, explicou.

O atendimento está sendo direcionado às famílias que estão nas seguintes situações: CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; BPC bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados.

A moradora do Parque Eldorado Lia Márcia Porto dos Santos, de 65 anos, marcou o atendimento para esta quarta-feira, às 10h. Com as senhas em mãos e horário marcado, ela elogiou o agendamento. “Amanhã vou chegar aqui só para ser atendida mesmo, porque consegui agilizar a marcação de forma rápida. Eu estou com algumas pendências no meu cadastro, mas já está tudo certo para atualizar”, disse a aposentada.

Ismênia Beatriz Gomes, também do Parque Eldorado, foi agendada para o primeiro horário desta quarta, às 9h. “No horário marcado é bem melhor, porque a gente é atendido e sai mais cedo. Eu achei ótimo, porque todo mundo já está agendado. Foi melhor para todo mundo”, comentou a dona de casa.

“No dia da distribuição das pulseiras, as pessoas já se organizaram para que nos dias de atendimento elas sejam atendidas com hora marcada. E vai ser tranquilo, como aconteceu anteriormente. A atualização é fundamental para que as famílias tenham acesso aos programas e serviços. Com o CadÚnico atualizado, o Governo Federal analisa e verifica se há necessidade de revisão ou bloqueio de benefícios e programas sociais, como Bolsa Família ou BCP. Então, essa ação é de extrema importância para as famílias que estejam com o cadastro desatualizado”, explicou a diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome, Kamila Oliveira, que é instrutora do CadÚnico no município.

Somente em 2025 foram realizados sete mutirões de atualização do Cadastro Único em diferentes pontos do município, atendendo mais de 10 mil pessoas. A última edição aconteceu em agosto, para as famílias referenciadas no Cras da Chatuba. Além dos mutirões, a população ainda pode solicitar o atendimento por meio de outras ações, como o Social + Perto. Também existe a opção de atualização por meio de agendamento on-line, procedimento que é aberto sempre ao final de cada mês para atendimento nos Cras.