Notícias

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realiza, nesta terça-feira (30), a distribuição de credenciais para o Mutirão de Atualização do Cadastro Único do Parque Eldorado, que acontecerá na quarta (1º) e quinta-feira (2). A distribuição será a partir das 9h, na quadra do Ciep 144 Professora Carmem Sylvia Carneiro.

A retirada da credencial deve ser feita pelo titular do Cadastro Único da família, que deverá apresentar documento com foto e CPF.

O Mutirão de Atualização do CadÚnico no Parque Eldorado é voltado apenas para famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Codin e da Praça CEU. O atendimento está sendo direcionado às famílias que estão nas seguintes situações: CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; BPC bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados.

Somente em 2025 foram realizados sete mutirões de atualização do Cadastro Único em diferentes pontos do município, atendendo mais de 10 mil pessoas. A última edição aconteceu em agosto para as famílias referenciadas no Cras da Chatuba. Além dos mutirões, a população ainda pode solicitar o atendimento por meio de outras ações, como o Social + Perto e outros eventos. Também existe a opção de atualização por meio de agendamento on-line, procedimento que é aberto sempre ao final de cada mês para atendimento nos Cras.

O Centro de Convivência Usina de Letras Geraldo Silveira Coutinho, em Tócos, realizou, nessa quinta-feira (25), a formatura dos cursos livres de mídias digitais, bordado livre, barbeiro, manicure e designer de sobrancelhas. As capacitações gratuitas são oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio do Departamento de Programas e Projetos. Ao todo, 40 pessoas receberam o certificado de conclusão de curso.

Josiélia Sardinha se inscreveu para as aulas de designer de sobrancelhas e mídias digitais. Para ela, os cursos superaram as expectativas. “Foi maravilhoso, eu gostei muito. Os instrutores são muito bons e é um aprendizado que a gente vai levar adiante. Já penso em trabalhar nas áreas, fazer uma renda extra. Só tenho a agradecer”.

Na ocasião, as alunas do curso de bordado livre também expuseram os trabalhos realizados durante as aulas. Entre as peças estão capas de almofadas, quadros e toalhas, com imagens e escritas bordadas.

A cerimônia contou com a presença do subsecretário executivo da SMASC, Fagner Azeredo; da técnica responsável pelo Departamento de Programas e Projetos, Raquel Farias; a coordenadora da Usina de Letras, Elisiele Cristina; o vereador Marcione da Farmâcia, além dos instrutores de cada curso.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania vai realizar nos dias 1º e 2 de outubro, quarta-feira e quinta-feira, um Mutirão de Atualização do Cadastro Único no Parque Eldorado. A ação vai acontecer no Ciep 144 Professora Carmem Sylvia Carneiro. A entrega das senhas para os dois dias de atendimento será realizada no dia 30 de setembro, terça-feira, no Ciep, a partir das 09h. O Mutirão de Atualização do CadÚnico no Parque Eldorado é voltado apenas para famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Codin e da Praça CEU.

A retirada da credencial no dia 30 de setembro deve ser feita pelo titular do Cadastro Único da família, que deverá apresentar documento com foto e CPF para retirar a credencial do atendimento. O atendimento está sendo direcionado às famílias que estão nas seguintes situações: CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; BPC bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados. Não será feita inclusão no CadÚnico, apenas atualização.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, que tem visitado o Ciep do Parque Eldorado, disse que a pasta está preparando a logística para proporcionar conforto às famílias que serão atendidas na ação.

“Nós estamos preparando toda a logística para definir os locais em que as pessoas ficarão sentadas e atendidas, além do fornecimento de água mineral e banheiros. Serão dois dias de Mutirão e um dia de distribuição de senha para que as famílias consigam realizar a atualização cadastral com mais tranquilidade. É bom lembrar que não haverá necessidade de dormir nas filas, porque todo mundo será atendido conforme a distribuição de senhas for acontecendo, com horários e dia marcados para o atendimento”, explicou o secretário.

Somente em 2025 foram realizados sete mutirões de atualização do Cadastro Único em diferentes pontos do município, atendendo mais de 10 mil pessoas. A última edição aconteceu em agosto para as famílias referenciadas no CRAS da Chatuba. Além dos mutirões, a população ainda pode solicitar o atendimento através de outras ações como o Social + Perto e outros eventos. Também existe a opção de atualização por meio de agendamento online, procedimento que é aberto sempre ao final de cada mês para atendimento nos CRAS.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania estendeu o período de inscrições para 450 vagas de diversos cursos livres gratuitos que serão realizados por meio de uma parceria com o Sebrae. Até sexta-feira (26), os interessados podem se inscrever para as aulas de Confecção de Salgados, Manicure, Barbeiro, Design de Sobrancelha, Bordado Livre, Mídias Digitais e Patch Aplique (técnica artesanal de colagem de tecidos).

As aulas vão acontecer na Usina de Letras de Tócos, na Praça CEU das Artes, no Parque Eldorado, e no Dispensário São Vicente de Paulo e no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), ambos no Parque Leopoldina.

De acordo com o Departamento de Programas e Projetos (DPP), órgão vinculado à SMASC, as inscrições devem ser realizadas de forma presencial, das 9h às 16h, nos equipamentos em que os cursos vão acontecer. Para que a inscrição seja efetivada, o interessado deve ter 16 anos ou mais e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número do NIS. No caso dos menores de idade, a inscrição deve ser realizada na presença dos pais ou responsáveis. As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde.

Endereços das unidades para inscrições:

  • Usina de Letras de Tócos: Rua Guilherme Morisson, nº 828, em Tócos;
  • Dispensário São Vicente de Paulo: Rua Visconde Alvarenga, 354;
  • Parque Leopoldina. (Barbeiro, Mídias Digitais, Design de Sobrancelhas, Manicure, Bordado Livre e Patch Apliquê);
  • Praça CEU das Artes: Rua H, 561-533, no Parque Ceasa. (Mídias Digitais, Design de Sobrancelhas e Manicure);
  • Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD). Para as inscrições do curso de Barbeiro no CRIAAD, os interessados devem procurar o Departamento de Programas e Projetos da SMASC, que fica na Rua Doutor Silvio Bastos Tavares, 5 – Parque Leopoldina (em frente à Pracinha da Igreja do Saco);
  • Dispensário São Vicente de Paulo: Rua Visconde Alvarenga, 354. Parque Leopoldina. (Confecção de Salgados e Design de Sobrancelhas).

Uma reunião intersetorial entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) discutiu o fortalecimento do diálogo e a construção de estratégias conjuntas de atuação. A iniciativa busca garantir maior efetividade nas respostas às demandas das famílias que são acompanhadas pela Assistência Social, mas que também estão inseridas na rede de Educação, promovendo a integração entre as duas políticas públicas.

A reunião aconteceu nessa sexta-feira (19), na Seduct, entre os secretários Rodrigo Carvalho e Tânia Alberto; a coordenadora geral dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Verônica Rocha; a gerente de Renda e Cidadania da SMASC, Marcélia Cardoso; e o chefe de gabinete da SMASC, Ruan Barros.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, destacou a importância da troca de informações sobre os programas desenvolvidos em cada secretaria, além da definição de agendas e a articulação de contatos para a realização de novas ações entre as pastas.

“Nós tivemos uma reunião muito produtiva e importante, principalmente para as famílias e pessoas que vivem ou estão em situação de vulnerabilidade social em nosso município. A cooperação e troca de informações entre as duas pastas pode, com toda certeza, resolver questões complexas de forma integrada por meio das ações, programas e projetos desenvolvidos pelas duas pastas. Assim, podemos oferecer apoio e promover ainda mais o acesso aos direitos e fortalecimento da proteção social”, disse o secretário.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, considerou como muito positivas as estratégias desenhadas nesse encontro, que abordou desde possibilidades de levantamento de dados até estruturação de material de formação junto à Escola de Formação de Educadores (EFEM).

“Esse foi um encontro para estreitarmos a intersetorialidade e fortalecer diálogos entre as secretarias. Temos muito para fazer em conjunto, trabalhando com dados sobre situação escolar para fortalecer ações sociais e desenvolver atividades de formação”, declarou a secretária.