Notícias

O Mutirão de atualização do Cadastro Único para beneficiários do Cartão Goitacá segue até quinta-feira (27). A medida está sendo adotada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social como forma de atualizar informações de cerca de 2.600 famílias do Cartão Goitacá que estão com alguma inconsistência de informações no CadÚnico. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, alerta que, caso as famílias convocadas não compareçam, o benefício concedido pode ser cancelado. Veja AQUI a lista completa das famílias convocadas.

“O Cartão Goitacá é o nosso programa de transferência de renda, que já atingiu a marca de 20 mil famílias beneficiadas, no entanto, cerca de 2.600 precisam, de forma obrigatória, atualizar as informações do Cadastro Único, que é a base de dados também usada pelo governo municipal para a concessão de benefícios. Caso a família que foi convocada através das nossas publicações não compareça, infelizmente ela terá o benefício bloqueado e, consequentemente, cancelado”, alertou o secretário.

O atendimento acontece na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, sempre a partir das 9h. Com os portões abertos, os titulares do CadÚnico da família beneficiária do Cartão Goitacá recebem uma senha para que o atendimento seja iniciado. A coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamilla Oliveira, reforça o alerta do secretário, dizendo que o número esperado de 600 pessoas por dia está aquém do esperado.

“A ação tem transcorrido na maior tranquilidade, no entanto, o número esperado de pessoas por dia, que deveria ser 600, está muito baixo. Neste primeiro momento, a gente tem recebido 200 pessoas, no máximo. A consequência dos faltantes será o bloqueio do Cartão Goitacá, porque a atualização é uma das condicionalidades para manter o benefício ativo. Depois de atualizado, serão revistas as demais condicionalidades. Venham para ação que vai até quinta-feira. As pessoas precisam entender que se foram convocadas elas devem comparecer”, ressaltou.

A coordenadora reforça que os beneficiários do Cartão Goitacá convocados para a atualização do Cadastro Único devem ficar atentos às documentações exigidas para o atendimento, que são identidade e documento com foto do titular familiar e de todos os moradores, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e declaração escolar para os componentes de 4 a 17 anos. No caso dessa última exigência, a declaração escolar, uma equipe da Educação está presente no Mutirão para a emissão do documento.

“Não adianta comparecer e também não trazer a documentação necessária. Na ausência da declaração escolar, a Secretaria de Educação está presente na ação. Não deixe de comparecer pela ausência se declaração escolar, mas os demais documentos são obrigatórios”, reforçou.

Éder Souza / Divulgação

Quem não perdeu a oportunidade de atualizar o CadÚnico e manter o Cartão Goitacá em dia com as exigências foi a Dona Rosenilda Oliveira da Paixão. Ela precisava atualizar a mudança de escola do neto. Com tudo resolvido, ela elogiou a estrutura do Mutirão. “Foi tudo bem e muito rápido. Agora está tudo direitinho. Ficar sem o cartão ia ser bem complicado”, disse.

AGENDAMENTO SUSPENSO- Em função do Mutirão entre os dias 24 e 27 de fevereiro, não haverá abertura de agendamento para atualização do Cadastro Único. Além disso, entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março, o atendimento ficará indisponível para a transição de sistema do CadÚnico, que se tornará, a partir de março, uma plataforma online de interligação de diferentes bases de dados do Governo Federal.

Crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, participaram nesta terça-feira (25) da 2ª edição do projeto “Lagoar é Cuidar”, que promove a conscientização ambiental, em Lagoa de Cima. A ação, que contou com coleta de lixo e plantio de árvore, foi acompanhada pela primeira-dama, Tassiana Oliveira.

Na ocasião, os participantes puderam conhecer um pouco da história da Lagoa de Cima, contada pelo guia de turismo Everaldo Reis, da Secretaria Municipal de Turismo. Idealizadora do projeto, a primeira-dama, Tassiana Oliveira, destacou a importância do conhecimento para existir preservação.

“Quantas vezes a gente saí da nossa cidade para conhecer e aproveitar o que nós temos aqui,  locais e paisagens como este da lagoa. Ações como essa são fundamentais para que a gente possa conhecer a história dos nossos cartões postais e valorizar, além de cuidar e preservar.”, disse, Tassiana.

A Subsecretaria de Meio Ambiente, com a equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares, também participou da ação, levando amostras de plantas e animais, brinquedos recicláveis e uma muda de Paneira, que foi plantada pelos participantes desta edição do “Lagoar é Cuidar” nas margens da lagoa. A árvore é uma espécie nativa da mata atlântica, que produz a paina, parecida com algodão e utilizada na confecção de travesseiros e, na natureza, pelos pássaros para construir suas casas.

Presente na ação, o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, falou sobre a importância da parceria entre as secretarias para promover ação de preservação ao meio ambiente. “Esse é um projeto que foi sugerido pela primeira-dama e que nós desenvolvemos com o apoio de diversas secretarias. É muito importante a gente preservar para poder ter e desfrutar de momentos como esse, em que as crianças aprendem na prática e se divertindo, a cuidar do meio ambiente, descartar de forma correta o lixo.”

Também participaram desta edição o subsecretário municipal de Turismo, Edvar Júnior e a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Graziele Gonçalves.

“Um evento como esse valoriza o patrimônio turístico e cria uma cultura nas crianças de valorização e pertencimento dessa área que é sensacional. É ensinar a fazer o uso correto dos espaços públicos e como preservar, para continuar tendo esse espaço turístico para lazer, pra vida.” Destacou, Edvar.

A segunda edição do “Lagoar é Cuidar” foi promovida pela Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Social; com apoio das secretarias de Serviços Públicos; Educação, Ciência e Tecnologia; Turismo; e Subsecretaria de Meio Ambiente.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, viabilizou a concessão do Aluguel Social a uma família que residia no Parque Tarcísio Miranda, bairro que está passando por obras de reurbanização do Bairro Legal. A residência em que a família morava foi construída no final da rua Milton Barbosa, que antes era sem saída, mas que, com o passar dos anos, foi aberta ao tráfego de veículos. O imóvel, que ocupava parte da via, inviabiliza a execução de trabalho de reurbanização, que a Prefeitura promove no bairro. Nesta segunda-feira (24), o imóvel foi demolido e a Prefeitura dará sequência às obras de reurbanização do bairro.

Com o benefício do Aluguel Social concedido, dona Cirlei Machado, de 61 anos, e sua filha, se mudaram para uma nova residência no Jockey II na última semana. e a Secretaria de Obras e Infraestrutura dará sequência aos serviços em um pequeno trecho da Rua Antônio Manoel, para ligar o Parque Tarcísio Miranda com os bairros Cidade Jardim e Riviera I e II. “Esse cantinho, na época, era um barraquinho que um senhor que morava aqui nos deu. E os vizinhos ajudaram com tijolo e cimento. Agora, eu choro de alegria. Eu agradeço muito por ir para uma casa com condições”, disse Cirlei.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, vem acompanhando de perto a situação da família que residia no Parque Tarcísio Miranda. Com a equipe da SMDHS e da Defesa Civil, além de familiares da Cirlei, Rodrigo acompanhou a mudança, que aconteceu nesta semana. “É uma família que está em situação de vulnerabilidade social neste momento, então ficará respaldada enquanto não for viabilizada uma moradia fixa. Hoje, dona Cirlei está no Aluguel Social, mas no futuro ela será contemplada com uma residência do programa de habitação”, disse Rodrigo.

Para a nora de dona Cirlei, Letícia Tavares, que foi responsável pelo processo de desocupação, o Aluguel Social foi a melhor iniciativa, já que o imóvel em que a sogra e a cunhada moravam já apresentava riscos. “Essa nova casa é muito melhor. A outra casa a gente não conseguia ter noção de como estava, porque os móveis escondiam a real estrutura. As paredes tinham muito mofo, prejudicando até a saúde da minha sogra. Era uma casa sem piso e sem nenhuma estrutura. Agora, a casa que ela está é bem maior, de dois quartos, sala, cozinha, varanda e um quintal grande. Ela está bem melhor”, disse a nora.

O Aluguel Social é um benefício concedido pela Prefeitura dentro da Lei de Benefícios Eventuais (Lei Municipal nª 9109/2021). Ele é necessário para garantir moradia nas situações de desastres e de calamidade pública, além de outras situações sociais que comprometem a sobrevivência, como no caso da família do Parque Tarcísio Miranda.

OBRAS DE REURBANIZAÇÃO – A Prefeitura investe R$ 11.837.415.91 na execução das obras de reurbanização das ruas do Parque Tarcísio Miranda. Conforme informações da Subsecretaria de Mobilidade Urbana, todas as ruas serão dotadas de iluminação em LED e as mais estratégicas para a mobilidade urbana pavimentação asfáltica.

“Essa construção que foi demolida representava um entrave para a abertura da Rua Milton Woodrow Barbosa, que é uma continuação da Rua Antônio Manuel até a região do Cidade Jardim. Com essa via aberta, nós vamos ter uma grande alternativa para a 28 de Março, para ajudar a desafogar o tráfego na avenida”, explicou o subsecretário municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Mansur.

 

 

Foi iniciado, nesta segunda-feira (24), o Mutirão de Atualização do Cadastro Único voltado para beneficiários do programa Cartão Goitacá. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, está convocando cerca de 2.600 famílias assistidas para atualizarem seus cadastros. A ação acontece na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, sempre a partir das 9h, até quinta-feira (27). A lista completa com o nome dos convocados pode ser conferida AQUI.

Por dia, a previsão é de que 600 pessoas sejam atendidas pelo Mutirão. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a ação foi convocada para evitar que famílias atendidas pelo Cartão Goitacá tenham o benefício bloqueado ou suspenso, já que a inscrição no CadÚnico bem como a atualização da base de dados são critérios para permanência no programa.

“É necessário que as pessoas estejam atentas ao chamado que foi divulgado nos veículos oficiais, porque sem a atualização cadastral desses dados, infelizmente, o benefício pode ser suspenso, porque presumimos que a pessoa não está mais no perfil para ter o benefício. A partir disso, ele pode ser suspenso, bloqueado e, posteriormente, cancelado. Não deixem de vir, porque é uma condição para continuar no programa, mas só aquelas que foram convocadas”, falou o secretário.

Moradora em Ururaí, Karla Vitória Rosa Gomes foi com a filha recém-nascida, atualizar os dados e elogiou o atendimento recebido neste primeiro dia de Mutirão. “No meu caso, o CadÚnico já tinha passado do prazo para atualizar, então eu recebi a convocação e vim para resolver, porque, neste momento, o Cartão Goitacá ajuda bastante. O atendimento foi muito rápido e consegui atualizar”, disse a dona de casa.

Cartão Goitacá é benefício de transferência de renda no valor de R$ 200 mensais a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são 20 mil famílias beneficiadas. De acordo com a coordenadora de Programas de Transferência de Renda da Prefeitura, Marcélia Cardoso, mensalmente são feitos cruzamentos de dados para verificar se os beneficiários, que precisam estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, ainda atendem aos critérios do programa.

“É importante que as pessoas saibam que hoje, em Campos, principalmente no que diz respeito à nossa transferência de renda municipal, que é o Cartão Goitacá, ela não funciona sem o Cadastro Único. Tanto que para a pessoa ser inserida no programa, ela tem que estar no Cadastro Único, tem que ter o número de NIS e sua renda per capita tem de ser R$ 218. Existe esse processo de averiguação, que é um processo que é anual para o cartão Goitacá e a cada dois anos para o Cadastro Único. As famílias precisam estar atentas a esse período, indo ao CRAS todos os anos para atualizar o seu cadastro, para fazer a avaliação e reavaliação do Cartão Goitacá”, disse.

Para ser atendido, o titular do Cartão Goitacá deve ficar atento às documentações necessárias, que são as mesmas para o atendimento de atualização comum do Cadastro Único. A ação acontece através de senha, que é entregue aos titulares do CadÚnico entre público comum e prioridade.

“O Cadastro Único é uma base nacional que serve para muitos programas sociais nas três esferas. Ele serve para programas sociais a nível municipal, estadual e a nível federal. Quem está inscrito no Cadastro Único, de maneira nenhuma, pode se esquecer do compromisso que ela tem de atualizar essa base. Devem ser informadas alterações como escola, endereço, composição familiar, renda, entre outras. A ação está acontecendo hoje na maior tranquilidade e vai até quinta-feira”, disse a coordenadora da Gestão do Cadastro Único em Campos, Kamilla Oliveira.

AGENDAMENTO SUSPENSO – Em função do Mutirão entre os dias 24 e 27 de fevereiro não haverá abertura de agendamento para atualização do Cadastro Único. Além disso, entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março, o atendimento ficará indisponível para a transição de sistema do CadÚnico, que se tornará, a partir de março, uma plataforma online de interligação de diferentes bases de dados do Governo Federal. Neste período (28 de fevereiro a 14 de março), os profissionais que atuam no CadÚnico passarão por capacitações. A abertura do agendamento para inclusão e atualização do CadÚnico será retomada no dia 14 de março, a partir das 9h, através do site.

O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, participou na manhã deste sábado (22) do lançamento da pedra fundamental da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Farol de São Tomé. O terreno de mais de 3 mil metros quadrados, que fica localizado em Rádio Velho, foi cedido pela Prefeitura através da Lei 9.285, de 23 de abril de 2023.

Durante a cerimônia, o prefeito também anunciou que autorizou a compra de um therasuit, que é uma modalidade de treinamento neurointensivo, para a Cidade da Criança Zilda Arns.

“Esse terreno é mais um pedacinho do nosso coração que a gente deixa. Pode parecer pequeno para alguns, mas aqui do lado tem uma escola completamente reformada pela Prefeitura e, na frente, uma creche que já foi a casa oficial do prefeito na praia, mas quando meu pai (Anthony Garotinho) foi prefeito, em 1989, ele acabou com a residência oficial e transformou em creche para os filhos dos pescadores. Nós construímos, aqui bem perto, um Centro de Referência da Assistência Social. Aqui, no Farol, não tinha CRAS e agora tem. E aqui, junto agora nesse complexo, teremos também o polo avançado da APAE de Farol. Eu tenho certeza que vai ser de muito valor para essa praia e para toda a Baixada Campista. Tenho certeza que não é pequeno o gesto, até porque a APAE pode ter certeza que vai contar conosco para arrumar parceiros para ajudar a entregar, o mais breve possível, o prédio pronto”, declarou Wladimir.

A primeira-dama Tassiana Oliveira destacou a seriedade e competência dos trabalhos desenvolvidos pela APAE.

“Fazer a entrega desse terreno é um momento de muita alegria, e não só porque a gente está neste governo, mas por ter a possibilidade de ajudar dessa forma, de saber que a gente está entregando para uma instituição muito séria, muito responsável e que faz um trabalho lindo com crianças atípicas. Um trabalho que não só é de carinho e atenção, mas ajuda no desenvolvimento, na autonomia dos assistidos, para que possam trabalhar, produzir. É um trabalho muito lindo, que também atinge de forma muito positiva toda a família”, comentou.

Emocionada, a presidente da APAE Campos, Regina Célia Carvalho de Azevedo, agradeceu o apoio do prefeito e dos vereadores que se empenharam na lei que possibilitou a cessão.

“Estava no coração da gente de ter um terreno próprio para poder construir a nossa sede em Farol. Só aqui, nós fazemos atendimentos a 48 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. E esse espaço vem na hora certa, no momento certo, para que a gente possa ampliar mais ainda o nosso trabalho, o nosso atendimento a essas pessoas que precisam da ajuda da gente, porque precisam ser trabalhadas para terem sua vida própria, sua independência. E nós estamos muito felizes, nesse dia memorável”, afirmou ao acrescentar que a instituição conta o apoio de toda a sociedade para fazer a obra acontecer. “Contamos com a solidariedade de todos, seja em doação em espécie, seja de material. Toda ajuda é bem-vinda”.

Representando os pais e responsáveis pelos assistidos da APAE, Emília Maria Fernandes demonstrou sua emoção. Ela é avó do Matteus Amaro, que tem 18 anos e há 11 faz as atividades na APAE.

“Eu não tenho palavras para agradecer ao prefeito, à primeira-dama e toda equipe da APAE. Também agradeço a Deus por ter colocado essas pessoas nas nossas vidas. Nós, que somos pais e avós atípicos, só temos a agradecer por ter encontrado a APAE e por todo esse apoio”, disse.

O vereador Leon Gomes, que, na época, fez a indicação legislativa para doação do terreno, também participou do lançamento da pedra fundamental.

Nós fizemos a indicação legislativa, mas se não fosse a sensibilidade do prefeito Wladimir, pouco poderia se fazer. Tenho certeza que essa é mais uma porta que está sendo aberta dentro da nossa cidade. Então esse momento para a gente é muito especial”, disse.

Também estiveram presentes os vereadores Ciro Rocha e Marcione da Farmácia, o suplente Dr. Maninho e os secretários municipais Rodrigo Carvalho, de Desenvolvimento Humano e Social, e Simone Muniz, de Serviços Públicos.