Notícias

Nesta semana, o agendamento e atendimento para a atualização do Cadastro Único nas 15 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Campos estão passando por mudanças. Em cinco polos, a marcação será feita sempre às sextas-feiras, em horários específicos, para que seja agendada a atualização cadastral da semana seguinte. São eles: Goitacazes (8h), Farol (10h), Codin (14h), Praça Céu (15h) e Parque Guarus (16h). Para que o agendamento seja feito, a partir dos horários estabelecidos, os usuários devem acessar o link disponibilizado na página da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social no Instagram (AQUI).

Os atendimentos de famílias referenciadas nos CRAS Codin, Praça Céu e Parque Guarus serão feitos na Gestão do CadÚnico, no Centro. Já a atualização do CadÚnico do CRAS Jóquei, Chatuba e Ururaí, que estava sendo feita na Gestão, foi retomada para os seus endereços de origem. Além desses três últimos, Travessão, Morro do Coco, Matadouro, Jardim Carioca, Esplanada e Custodópolis terão o atendimento do CadÚnico de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 8h. Veja no final desta matéria o endereço de cada uma das 15 unidades espalhadas pelo município.

A coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamilla Oliveira, explica que a atualização dos usuários, que estava sendo feita na Gestão, no Centro, foi necessária durante o período de revisão cadastral determinada pela Governo Federal, mas a retomada está sendo feita de forma gradual para a descentralização dos atendimentos.

“Todas as famílias dos bairros que pertencem ao CRAS Jóquei, Ururaí e Chatuba, a partir da terça-feira, terão o atendimento do Cadastro Único de volta para dentro do CRAS do seu território. Isso é fundamental, porque a família não precisará mais fazer um agendamento on-line e se deslocar dos seus territórios para vir para essa área central para ser atendido. Então, ela vai ter o atendimento por ordem de chegada, todos os dias da semana, sem agendamento”, explicou.

Para efetivar o agendamento de quem marcou on-line, o titular deverá preencher todos os campos obrigatórios no formulário, de forma precisa e completa. Caso o número de NIS esteja incorreto, o cadastro poderá ser invalidado. É importante que, ao finalizar o agendamento, o inscrito tire um print ou foto da tela para salvar as informações e apresentar no dia do atendimento. Para ser atendido no dia escolhido, o inscrito deverá apresentar os documentos de todos os moradores da residência: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar, no caso de componentes familiares que sejam menores de idade. As orientações de documentação também valem para quem será atendido sem marcação. O atendimento no dia marcado será das 8h às 17h.

 

CONFIRA OS ENDEREÇOS DOS CRAS

CRAS com agendamento on-line toda sexta-feira, a partir das 8h:

– Goitacazes
Endereço: Rodovia Alair Ferreira, nº 49 – Goitacazes

– Farol
Endereço: Travessa Francisco Neto s/n, no Rádio Velho

– Codin, Praça Céu e Parque Guarus (atendimento na Gestão, no Centro)
Endereço: Rua Tenente Coronel Cardoso (Antiga Formosa), nº 565, no Centro.

 

CRAS com atendimento de segunda a sexta-feira a partir das 8h:

– Chatuba
Endereço: Rua Maçaranduba, s/nº, Condomínio Osvaldo Gregório – Chatuba

– Custodópolis
Endereço: Rua Poeta Marinho, nº 7 – Custodópolis

– Jóquei
Endereço: Rua Professor Álvaro Barcelos, s/nº – Jóquei II

– Ururaí
Endereço: Rua José Pereira, nº 51 – Ururaí

– Travessão
Endereço: Avenida Antônio Luiz da Silveira, nº 482 – Travessão de Campos

– Penha
Endereço: Rua Professor Henrique Vieira de Oliveira, nº 22 – Penha

– Morro do Coco
Endereço: Rua Nilo Peçanha, s/nº – Morro do Coco

– Matadouro
Endereço: Rua Adão Pereira Nunes, s/nº – Matadouro

– Jardim Carioca
Endereço: Travessa Santo Elias, s/nº – Jardim Carioca

– Esplanada
Endereço: Rua Walter Sales, s/nº- Esplanada

Moradores de Pernambuca e localidades vizinhas foram atendidos nesta quarta-feira (23) pelo “Social + Perto”. O Programa, que chegou a sua 54ª edição, ofereceu atendimentos do Cadastro Único, CRAS e CREAS, orientação jurídica, consulta médica, vacinação, além de serviços de cidadania, como corte de cabelo, esmaltação, designer de sobrancelhas e recreação infantil.

Os serviços foram disponibilizados na Escola Municipal Antônia Lopes e acompanhados pela primeira-dama Tassiana Oliveira e pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho. A população aprovou o atendimento.

“Foi muito bom ter esse atendimento aqui na escola para poder ajudar a população. Muitas pessoas aqui têm dificuldade de sair daqui para ir até o Centro. Assim fica mais fácil pra gente.” – disse a moradora de Pernambuca, Duda Rodrigues.
Essa foi a segunda vez que o programa da Prefeitura de Campos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, esteve na localidade. A primeira foi em 2022.

Karine Souza, moradora do Parque Julião Nogueira, aproveitou a oportunidade e foi até Pernambuca para atualizar o Cadastro Único. “Eu vi que ia ter e me programei para vir. Precisava incluir a minha filha no meu cadastro. Pra gente é ótimo ter essas ações, porque não precisa agendar e só vir.”

O “Social + Perto” já realizou 22.668 atendimentos desde o seu lançamento em 2022. O programa conta com o apoio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde; Serviços Públicos; além das subsecretarias de Justiça e Assistência Judiciária; Promoção e Defesa da Pessoa Idosa e Políticas para Mulheres.

Também estiveram presentes nesta edição o Secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, e a subsecretária adjunta de Desenvolvimento Humano e Social, Graziele Gonçalves.

Alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFCV), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, comemoraram, nesta terça-feira (22), o Dia das Crianças em um passeio especial à Cidade da Criança. Com brincadeiras, banho de chafariz, pipoca e algodão doce, a comemoração reuniu cerca de 300 crianças no parque temático. A primeira-dama Tassiana Oliveira e o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, acompanharam o passeio.

“A gente vem realizando vários eventos durante esse mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, e hoje foi mais um dia de proporcionar um momento de alegria e diversão para essa criançada que faz parte do serviço de convivência”, disse Tassiana.

Para Sofia Gonçalves, de 12 anos, da unidade de Dores de Macabu, o passeio foi maravilhoso. “Eu gostei de tudo: das brincadeiras, do lanche. Foi muito divertido. Vou querer voltar aqui mais vezes”

Lorenzo Santos, de 8 anos, da unidade de Martins Lage, também se divertiu muito. “Foi muito bom. O que eu mais gostei foi do chafariz e dos brinquedos”, contou.

Ao todo a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social conta com 27 unidades do SCFV, que funcionam nos CRAS do município e em escolas da rede municipal. De acordo com o secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, a comemoração pelo Dia das Crianças é um momento esperado pelos participantes.

“Todo ano realizamos essa comemoração, que é um pedido das próprias crianças de vir para a Cidade da Criança para poder brincar. Hoje aqui trouxemos crianças das unidades de Poço Gordo, Tócos, Campo Novo, Martins Lage, Jardim Carioca, Praça Céu, Jardim Aeroporto, Cambaíba, Penha, Mundéus, Custodópolis, Parque Guarus, Chatuba, Esplanada, Dores de Macabu e Ururaí. É um momento de diversão e interação entre todos eles, onde brincando eles podem fortalecer vínculos”, explicou Rodrigo.

O SCFV é um equipamento que oferta diversas oficinas e atividades com base na defesa e afirmação de direitos, capacidades e potencialidades dos seus usuários, atendendo crianças, adolescentes e idosos.

O programa “Social + Perto”, que chega a sua 54ª edição, atenderá os moradores de Pernambuca e demais localidade do distrito de Ibitióca e região nesta quarta-feira (23). O atendimento será das 10h às 15h, na Escola Municipal Antônia Lopes, com vários serviços gratuitos, como vacinação, atualização e inclusão no CadÚnico, atendimento jurídico, rede de apoio a mulher, esmaltação, corte de cabelo, entre outros.

Essa será a segunda vez do “Social + Perto” em Pernambuca, que já esteve no mesmo local em 2022. Criado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o programa foi iniciado em 2022. Desde então, já foram realizados 22.668 atendimentos diversos em 53 edições que percorreram bairros, distritos e localidades dos 15 territórios da Assistência Social em Campos.

Além da SMDHS, o “ Social + Perto” conta com outras pastas da Prefeitura, como Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde; Serviços Públicos; além das subsecretarias de Justiça e Assistência Judiciária; Promoção e Defesa da Pessoa Idosa e Políticas para Mulheres.

 

Confira os atendimentos que serão realizados na 54ª edição do “Social + Perto” de Pernambuca:

– Atualização e inclusão no Cadastro Único (Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, isenção em concurso público, orientação sobre Vale Gás, BPC/LOAS, Carteira do Idoso);

– Atendimento com advogados (Pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação de registro civil, aposentadoria, auxílio doença e LOAS);

– Atendimento de CRAS e CREAS;

– Cadastro no Programa Criança Feliz;

– Animação Cultural;

– Corte de Cabelo;

– Esmaltação;

– Designer de sobrancelha;

– Trancista;

– Vacinação antirrábica com o CCZ;

– Rede de apoio a mulher (Ações de combate à violência doméstica e orientações sobre canais de denúncia);

– Atendimento médico (Clínico Geral);

– Vacinação de Rotina, Covid e Gripe;

– Aferição de pressão;

– Teste de glicemia;

– Avaliação nutricional;

– Massoterapia;

– Caderneta do Idoso.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, publicou no Diário Oficial da última sexta-feira (18) dois editais de chamamento voltados para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que vão atuar ao longo do ano de 2025. O edital 01/2024 é para a seleção de entidades de assistência social sem fins econômicos e lucrativos que oferecem serviços de atendimento a pessoas com deficiência e suas famílias. Já o edital 02/2024 é destinado à seleção de instituições para a oferta de serviço de proteção social especial de alta complexidade de acolhimento de longa permanência para idosos, com 60 anos ou mais, independentes ou com graus de dependência. O período de habilitação e entrega de documentos já foi iniciado nessa segunda-feira (21) e segue até o dia 19 de novembro.

A realização de chamamento público visa atender ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC (regulamentado pela Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014) que trata do estabelecimento do regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. O município de Campos já possui seis Organizações da Sociedade Civil conveniadas à Prefeitura e que prestam serviços socioassistenciais à população. São elas: Organizações da Sociedade Civil conveniadas à Prefeitura e que prestam serviços socioassistenciais à população. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (APAPE), Centro de Assistência Social e Terapêutico “Diva Marina Goulart” (APOE), Educandário para Cegos São José Operário, Associação Mantenedora do Asilo Nossa Senhora do Carmo e a Associação Asilo Monsenhor Severino.

Para o atendimento de proteção social especial para pessoas com deficiência e suas famílias, que compõem o edital 01/2024, o valor per capita passou de R$ 446,60 para R$ 491,26. São previstas 848 vagas mensais desta modalidade. Para o serviço de proteção social especial de alta complexidade de acolhimento institucional, a per capita para idoso independente passou de R$ 1.331 para R$ 1.464,10. O valor de idoso dependente passou de R$ de 1.512,50 para 1.663,75. Aos idosos, serão cofinanciadas 120 vagas, sendo 60 para aqueles com 60 anos ou mais, de ambos os sexos e independentes, e 60 vagas para pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, mas com diversos graus de dependência.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, explica que os recursos financeiros para a execução da parceria serão custeados exclusivamente pelo município, através do Fundo Municipal de Assistência Social e SMDHS.

“É com imensa satisfação que a gente lança esses dois editais, que firmarão a parceria da Prefeitura com essas entidades mais uma vez. Como não conseguimos estar em todos os lugares, mas precisamos cuidar dessas pessoas, a forma mais eficaz para que isso aconteça é o convênio entre o município e as Organizações da Sociedade Civil. São entidades que possuem um histórico de atendimento exemplar, com profissionais qualificados, atendendo os nossos idosos e as pessoas com deficiência da melhor maneira possível”, disse o secretário.

As entidades interessadas devem ler atentamente o edital e entregar, de forma presencial, no Protocolo da SMDHS, aos cuidados da Comissão de Seleção de Chamamento Público, na Rua Doutor Silvio Bastos Tavares, nº 05, Parque Leopoldina. A entrega deve ser feita até o dia 19 de novembro, sempre no horário das 9h às 16h. A documentação completa e a forma que ela deve ser entregue estão nos editais.

 

Confira os prazos 

Período de habilitação/entrega de documentos: 21/10/2024 a 19/11/2024

Apresentação de impugnações: 22/10/2024

Resposta a impugnações: 23/10/2024 a 24/10/2024

Avaliação das propostas e Diligências as OSCS: 21/11/2024 a 28/11/2024

Resultado preliminar: 29/11/2024 Recurso 02/12/2024 a 06/12/2024

Verificação dos documentos do Anexo V: 02/12/2024 a 06/12/2024

Julgamento do recurso: 09/12/2024 a 10/12/2024

Publicação da resposta do recurso e resultado final: 13/12/2024