A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista participaram esta semana da IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que teve como tema “Comida de verdade nas mesas da cidade: Alimentação sustentável com geração de emprego e renda; da produção à mesa, no combate à fome e ao desperdício” e, também, do Projeto “Social + Perto”, que oferece vários tipos de atendimento à população.
O primeiro evento aconteceu na terça-feira (28), no auditório do Centro de Ciências do Homem (CCH), na Universidade do Norte Fluminense (UENF) Darcy Ribeiro, e debateu as políticas públicas para garantir a alimentação adequada para a população. No evento desta quarta-feira (29), na Escola Municipal Alfredo Vieira Machado no distrito de Serrinha, também participaram a primeira-dama Tassiana Oliveira, acompanhada do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, que também participou da conferência.
A conferência teve como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos para a promoção da soberania alimentar, garantindo alimentação saudável e assegurando a participação social. A gerente de Políticas Públicas para as Mulheres, Patrícia Cabral, representou a subsecretária da pasta, Josiane Viana.
A Uenf aderiu ao “Universidade Impacto Acadêmico”, programa das Organizações das Nações Unidas (ONU) e, com a assinatura, a instituição assume o compromisso de colocar os melhores esforços nos problemas da humanidade. “As mudanças climáticas, a produção de alimentos, comercio justo e a insegurança alimentar. A universidade está empenhada para auxiliar ativamente na solução destes problemas”, disse a reitora em exercício da Uenf, a professora Rosana Rodrigues.
“Essa conferência foi enriquecedora e gostaria de enfatizar o empenho da Thaís Serafim em organizar a conferência, que trabalhou com muito afinco para este evento, que foi muito bem organizado -, disse Patrícia Cabral.
O secretário Rodrigo Carvalho ressaltou a importância do Restaurante do Povo que ofereceu 615.000 refeições, sendo 1500 por dia, incluindo finais de semana e feriados. O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, também destacou a importância da segurança alimentar e de quem produz os alimentos.
Entre as ações desenvolvidas em Serrinha nesta quarta-feira (29) dentro do Projeto “Social + Perto”, estavam palestra sobre relacionamento abusivo, cadastro para curso profissionalizante; divulgação e orientação da rede de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas e blitz educativa.
Nesta ação, estiveram presentes a supervisora de Políticas para as Mulheres, Luciana Monteiro; a psicóloga do CEAM Mercedes Baptista, Ana Paula Vasconcelos; a estagiária de Assistência Social, Brenda Mara e, no apoio logístico da subsecretaria, Antônio Roberto Valadares.