Dia para a Eliminação da Violência contra Mulheres e Meninas nesta sexta no CEAM

“Alaranjar o mundo e acabar com a violência contra as mulheres, agora!”. Com esta frase, a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, anuncia, para esta sexta-feira (25), um ciclo de palestras e worshops de maquiagem, teatro e música que vão marcar o Dia Laranja: pelo fim da violência contra mulheres e meninas. O evento será no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, das 13h às 17h, com a participação de todas as assistidas. O Ceam funciona na Rua dos Goitacazes, nº 257, no Centro. Os atores Daniel Souza e Neusinha da Hora farão a abertura do evento com o espetáculo “O Trem da História”, dirigido por Guilherme Freytas, em homenagem a Mercedes Baptista. O encerramento será com apresentação do Grupo Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

A proposta do Dia Laranja é alertar para a importância da prevenção à violência de gênero. A mobilização original acontece em 25 de Novembro, quando se celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres mas, devido à necessidade de combate à violência contra mulher de forma mais efetiva, tendo em vista o aumento dos índices de violência, estipulou-se essa mobilização do dia laranja, dia 25 de todo mês. Essa é mais uma ferramenta para combater a violência contra mulheres e meninas através da prevenção e conscientização e mobilização da sociedade.

“Desde o ano passado, instituímos no município o Dia Laranja. Ao criar a subsecretaria e o CEAM, o prefeito Wladimir Garotinho reforçou a política de enfrentamento à violência contra a mulher”, disse a subsecretária, Josiane Viana.

A rede de proteção à mulher em Campos é composta por Subsecretaria de Políticas para as Mulheres; Casa Benta Pereira, unidade de acolhimento sob sigilo que atende mulheres vítimas de violência;  Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Patrulha Maria da Penha; Ceam; núcleos do Centro de Referência Especializado em Serviço Social (Creas); e a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, além de Promotoria de Justiça e Defensoria Pública.

A subsecretaria de Campos desenvolve, ainda, o Projeto Maria da Penha vai às Escolas e a Campanha Sinal Vermelho, que ajudam muitas mulheres a denunciarem a violência. Através de parceria com o Governo do Estado, Campos também ganhou um polo do Programa Empoderadas, que oferece aulas de defesa pessoal através das artes marciais. O polo funciona na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca.

Segundo a subsecretária, Josiane Viana, a violência contra meninas e mulheres precisa ser combatida, assim como Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a conscientização da população é muito importante neste processo. “Muitas vezes, há uma subnotificação de violência contra meninas, sejam elas crianças, adolescentes e, até mesmo,  mulheres, por isso levamos conscientização e informação para que todos saibam identificar os tipos de violência existentes e, a qualquer sinal de violência, denunciem”, disse a subsecretária, lembrando que, além da rede de proteção à mulher no município, existem outros canais para denúncias.

Canais de denúncia – As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, sigiloso e que funciona 24h, todos os dias, inclusive, aos sábados, domingos e feriados, além dos conselhos tutelares divididos por territórios, onde devem ser feitas denúncias de violação de direito das crianças e adolescentes.

Rede de Proteção:

Deam – (22) 2738-1309

Ceam – (22) 98175-0180

Comdim – (22) 99251-3052

Patrulha Maria da Penha – PM – (22) 99251-3052

Emergência – Disque 190

Conselhos tutelares:

CT I (Guarus)- 98829-4368;

CT II (Guarus) – 98826-4225;

CT III (Centro) – 98826-4221;

CT IV (Centro) – 98826-4231;

CT V (Goitacazes) – 98829-4362.