Estão abertas as inscrições para meninas e mulheres interessadas em aprender técnicas de autodefesa do Programa Empoderadas, no polo Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Centro, o segundo do município. As inscrições podem ser feitas no link disponível na bio da página @empoderadas.rj. O primeiro núcleo funciona na Vila olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, através de parceria com a Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Fundação Municipal de Esportes (FME). O programa do Governo do Estado tem como objetivo ensinar defesa pessoal para meninas e mulheres.
A iniciativa para implantação do polo IFF campus Centro aconteceu através de parceria com o Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugedis). O programa do Governo do Estado tem como objetivo ensinar defesa pessoal para mulheres e faz parte da política de enfrentamento à violência contra a mulher.
A subsecretária Josiane Viana falou sobre a importância do Empoderadas, durante a inauguração, que também contou com a presença da delegada da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Madeleine Dykeman; gestores, professores e alunos da instituição e membros da Patrulha Maria da Penha.
– O programa foi criado em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro com pólos espalhados em todo o interior do Estado. O objetivo é oferecer um espaço seguro e acolhedor para mulheres de todas as idades aprenderem a se defender em situações de violência – informa Josiane, lembrando que o município já conta com dois polos do programa, sendo o segundo no IFF, através do Nugedis, parceiro da subsecretaria em vários projetos.