Os profissionais classificados para o Programa Criança Feliz começaram nesta segunda-feira (10) estão passando por uma capacitação com orientações dadas pelas equipes do município e também pela Coordenação Estadual do Programa. O encontro acontece na Universo. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho acompanhou o primeiro dia de atividades.
Os profissionais, que foram classificados por meio de processo seletivo, estão recebendo informações e conhecimentos necessários para a realização das visitas domiciliares, que é a principal estratégia do Criança Feliz. A capacitação é teórica e terá duração de 40h, ou seja, vai acontecer até a próxima sexta-feira (14).
Por meio de visitas domiciliares, onde darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, os classificados terão a missão de acompanhar e garantir o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, entre zero e seis anos, considerando sua família e seu contexto de vida.
Segundo a diretora da Gestão do SUAS, Aline Giovannini, o Programa Criança Feliz inaugura no município a atenção integral à primeira infância no SUAS. “Através da implantação do programa, será formado um comitê gestor intersetorial, junto à saúde e educação, entre outras políticas públicas, trazendo a pauta da primeira infância, integrando os serviços e promovendo o acesso”.
Em Campos serão 2.600 usuários atendidos e acompanhados pelas equipes formadas através do Processo Seletivo. Os profissionais vão atuar em territórios do município, sendo eles: Chatuba, Codin, Custodópolis, Esplanada, Goitacazes, Jardim Carioca, Jockey, Matadouro, Morro do Coco, Parque Guarus, Penha, Travessão, Ururaí.