Notícias Recentes

Atendidos do Serviço de Convivência se apresentam no “Talentos do Território”

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nesta quarta-feira (19) a primeira edição do festival “Talentos do Território”, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. O evento é uma oportunidade para crianças, adolescentes e idosos, participantes do SCFV, apresentarem seus talentos artísticos, com apresentações de canto, dança, performance esportiva, entre outros.  

O idoso João Batista Albino, participante do SCFV do CRAS Parque Guarus, se apresentou no evento e agradeceu a oportunidade. “Eventos como esse dão uma levantada na vida da gente, principalmente para mim que passei por problemas de saúde recentemente. Hoje poder cantar aqui é muito gratificante. Sempre gostei de música, cantava com meu pai, mas no decorrer da vida a gente acaba não conseguindo fazer o que gosta. Estou voltando a fazer o que gosto e estou muito feliz com a oportunidade.” 

Além das apresentações musicais, o “Talentos do Território” também contou com apresentações de balé, quadrilha e jiu-jitsu. Os participantes puderam contar com toda a estrutura do teatro para se apresentar, como cenário, iluminação e sonoplastia. 

“O Talentos do Território foi uma primeira iniciativa do SCFV para demonstrar a diversidade dos participantes do serviço. Foram idosos, adolescentes e crianças que puderam demonstrar um pouco de seus talentos e habilidades em diversas áreas: cultural, artística e esportiva. Essa mostra traduz a força e talento que os munícipes desta cidade tem. Neste palco foram possíveis a realização de sonhos.” destacou Darcileni Fiúza, coordenadora do SCFV.  

A adolescente Rhakel Monteiro, que participa do serviço no CRAS Esplanada, aproveitou a oportunidade para apresentar o esporte que pratica. “Quando eu soube do Talentos do Território eu logo pensei em trazer o jiu-jítsu, que eu faço na Vila Olímpica, foi muito bom porque conseguimos montar um tatame do palco. Eu já estou no serviço de convivência desde 2019 e pra mim é muito bom, gosto muito de participar”.  

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos assiste crianças, adolescentes e idosos, nos territórios dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a comunidade. O programa é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Compartilhe: