Notícias Recentes

Subsecretaria das Mulheres e Centro de Cidadania LGBTI NF promovem treinamento

Através de parceria entre o Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense e a Subsecretaria de Políticas para Mulheres, foi realizado nesta quinta-feira (20), treinamento para toda a equipe técnica da subsecretaria e seus equipamentos, reunindo profissionais dedicados à luta pela igualdade, inclusão e respeito aos direitos da comunidade LGBTI+. O encontro aconteceu no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista. O objetivo é unir forças para disseminar conhecimento, sensibilizar e fomentar práticas inclusivas, tornando-se um marco significativo no atendimento e prestação de serviços. 

– O treinamento buscou ampliar a compreensão dos profissionais sobre as realidades enfrentadas pela comunidade LGBTI+, proporcionando uma maior empatia e consciência acerca das questões relacionadas à diversidade de gênero e orientação sexual. Ao longo do treinamento, foram discutidos temas como os desafios cotidianos enfrentados por indivíduos LGBTI+ em suas vivências, as barreiras sociais e culturais que ainda persistem e o papel essencial da sociedade e dos serviços públicos na construção de um ambiente inclusivo e respeitoso para todos – afirma a subsecretária Josiane Viana. 

Um dos principais destaques do treinamento foi a ênfase na importância da empatia no atendimento, da parceria entre diferentes segmentos da sociedade para a promoção dos direitos humanos e o combate à discriminação. “A colaboração entre o Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense e a Subsecretaria de Políticas para Mulheres exemplifica esse espírito de cooperação, pois juntos, buscaram fortalecer a rede de apoio e criar um ambiente acolhedor para aqueles que enfrentam a homofobia e a transfobia”. 

Josiane explica que os palestrantes convidados apresentaram perspectivas fundamentadas, compartilhando experiências práticas, estudos e histórias reais, o que tornou o treinamento ainda mais relevante e impactante. “Através de diálogos construtivos, a equipe técnica da Subsecretaria de Políticas para Mulheres pôde aprimorar suas habilidades, aprofundar seus conhecimentos e refletir sobre suas próprias práticas, com o objetivo de tornar a atuação de cada profissional mais acolhedora e inclusiva”. 

– Esse tipo de treinamento é fundamental para o fortalecimento do Estado no enfrentamento das violências e discriminações, que ainda persistem, e no desenvolvimento de políticas públicas mais abrangentes e efetivas. O trabalho conjunto entre as diferentes áreas, neste caso, entre a Subsecretaria de Políticas para Mulheres e o Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense, é uma demonstração de que só através da união e do respeito mútuo é que poderemos alcançar uma sociedade verdadeiramente igualitária – destaca a subsecretária. 

Para Josiane, o encontro foi enriquecedor. “É um passo importante em direção à construção de uma cidade e um Estado mais inclusivo, onde todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, possam viver com dignidade e respeito. Que essa parceria continue florescendo e inspire outras iniciativas, para que, juntos, possamos construir um mundo onde a diversidade seja celebrada e todos possam viver com liberdade, amor e igualdade de direitos”. 

Compartilhe: