O último dia do Festival dos Estudantes de Campos foi marcado por rodas de conversa, campeonato de altinha e torneio de Free Fire. O evento aconteceu no Parque Alberto Sampaio neste sábado (12). Doze quartetos participaram do campeonato de Altinha, na Arena de Esportes. Na parte da tarde, destaque para o torneio de Free Fire que reuniu 24 equipes. As bandas de fanfarras das escolas municipais Albertina Venâncio e Frederico Paes Barbosa também marcaram presença.
A primeira colocação ficou com o grupo, 021 Esports; a segunda com Team Rashid e o West Zone, ficou na terceira posição. A secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz; o subsecretário do Centro de Informações e Dados e Campos (Cidac), Vicente Neto; a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Grazielle Gonçalves e os organizadores, Ruan Barros e Maria Julia Eccard, participaram das finais e premiações que os vencedores receberam em cheque simbólico do valor em dinheiro, além de medalha e troféus.
Entre os temas abordados nas mesas na Arena Hélio Coelho e palco estavam: “Se organizar para transformar: A importância das representações estudantis nas Escolas e Universidades!”, Chega de assédio, racismo, LGBTfobia e capacitismo: Por uma escola e universidade segura para os estudantes!”, “Paz nas escolas e nas Universidades: nos queremos vivos”, “A importância das Escolas e Universidades para o desenvolvimento regional: Campos dos Goytacazes como foco da discussão”.
A programação teve início na quinta-feira (10) na Cidade da Criança com brincadeiras, apresentações culturais, esportivas e depois seguiu no Parque Alberto Sampaio, com batalha de tik tok, batalha de rimas, espaço de jogos instalado pelo Centro de Informações e Dados de Campos. No local, a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia apresentou os cursos da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), os laboratórios móveis de Ciências e Robótica.
O Festival dos Estudantes é um evento criado pela Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, em parceria com outras pastas, como a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fundação Municipal de Esportes e Esporte e Vida, além do apoio das secretarias municipais de Ordem Pública, Serviços Públicos e Saúde.