Assim como outras pastas municipais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) esteve presente na 13ª edição do Prefeitura em Ação, que acontece no sábado (30), na localidade de Rio Preto. A Secretaria levou para a população atendimento jurídico, inclusão e atualização do CadÚnico, informações Cartão Goitacá e Mãe Coruja, massoterapia, agendamento de carteira de identidade, corte de cabelo, caderneta e carteirinha do idoso, entre outros.
As subsecretarias da Pessoa Idosa, Políticas para Mulheres e Assistência Judiciária também estiveram no evento. “A Secretaria levou as ações que são desenvolvidas nos equipamentos. Assim como o Social + Perto, o Prefeitura em Ação aproxima o governo da população e oferta serviços essenciais”, disse o secretário da pasta, Rodrigo Carvalho.
Além do Prefeitura em Ação, a SMDHS já realiza diversos atendimentos sociais na localidade de Rio Preto, assim como em outros bairros e distritos da cidade. As famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Rio Preto são referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque Esplanada. Segundo um Relatório Técnico elaborado pela Vigilância Socioassistencial da SMDHS, o CRAS do Esplanada possui 9.739 famílias e 20.130 no Sistema Cadastro Único em junho de 2023. Desse total, 8% são famílias (753) e pessoas (1.648) residentes de Rio Preto.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social avançou nos atendimentos e serviços oferecidos à população referenciada no CRAS do Parque Esplanada, entre bairros e localidades como Rio Preto, no período entre 2020, ano que antecede o início do governo Wladimir Garotinho, e 2023. Os dados são entre janeiro e agosto de 2020, 2021, 2022 e 2023. Houve um aumento de 18% no número de famílias em acompanhamento no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) de janeiro a agosto dos anos de 2020 e 2023. A concessão de cestas básicas aumentou 377% também no mesmo período. Já o auxílio funeral concedido à população teve um salto de 31%.
OUTROS DADOS – O Relatório Técnico também elaborou um perfil dos moradores da localidade. Em Rio Preto, dos inscritos no Cadastro Único, predomina-se o sexo feminino, representando 58% dos moradores. A faixa etária está entre 0 a 17 anos com 39% do público, além da população de 25 a 59 anos com 37%. Os dados indicam ainda que 76% das famílias estavam em situação de pobreza, cuja renda é de até R$ 218,00.
O quantitativo de beneficiários do Programa de Transferência de Renda do Governo Federal “Bolsa Família” e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) referente às pessoas idosas e pessoas com deficiência da localidade de Rio Preto também foi registrado no Relatório. De acordo com os dados, são 1.286 beneficiários do Bolsa Família, 31 com o BPC Pessoa Idosa, além de 27 com o BPC Pessoa com Deficiência.