A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, através da Gestão do Trabalho do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), concluiu, nesta semana, a capacitação dos profissionais de nível médio que atuam nos equipamentos da pasta. As imersões, que tiveram início em setembro e aconteceram por grupos, com encontros semanais, foram realizadas com o objetivo de alinhar o modelo de atendimento dos equipamentos e programas sociais, além de atualizar os trabalhadores sobre os serviços de assistência oferecidos no município.
O último grupo a participar da capacitação, que teve os encontros realizados entre segunda (09) e quarta-feira (11), na Universidade Cândido Mendes, foi composto por visitadores do Programa Criança Feliz e profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Todos os participantes receberam certificados ao concluir a imersão, que foram entregues pelo secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
“Essa imersão, além de toda atualização que proporciona para os profissionais, tem como objetivo fazer os trabalhadores do SUAS entender a importância do cuidado, de tratar da melhor maneira a população, que é atendida pelos nossos serviços ou que busca pelos atendimentos dos nossos equipamentos e os benefícios que a Prefeitura oferece. É alinhar o cuidado, a forma de atender e direcionar cada pessoa, cada família que se encontra em situação de vulnerabilidade da melhor maneira possível”, destacou Rodrigo Carvalho.
A visitadora do Programa Criança Feliz, Célia Azeredo, que atua no território do CRAS da Codin, participou da capacitação e aprovou a iniciativa.
“Gostei muito, foram três dias de muito aprendizado, para me qualificar mais e saber sobre o programa que eu trabalho, os outros programas, e acredito que foi de muita importância tudo que puder aprender nessa capacitação”.
As imersões em grupo, com profissionais de diferentes equipamentos, prosseguem com previsão de conclusão em novembro deste ano. Na próxima semana, a capacitação vai acontecer com os profissionais de nível superior da SMDHS.