Notícias Recentes

Restaurante do Povo forma primeira turma do Curso de Confecção de Bolsas

O Restaurante do Povo, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou a formatura da primeira turma do Curso de Costura e Confecção de Bolsas com materiais recicláveis, uma oportunidade de capacitação gratuita para os usuários do equipamento. Na ocasião, foram entregues os certificados para as oito alunas, que poderão vender as peças confeccionadas durante as aulas, gerando renda para pessoas que estavam fora do mercado de trabalho.

No curso, as assistidas do Restaurante do Povo aprenderam com a instrutora Marta Samary, a reutilizar tecidos, costurar, decorar e personalizar as peças. As aulas aconteceram no próprio equipamento, em encontros realizados duas vezes por semana. Para confeccionar as bolsas, as alunas utilizaram tecidos de uniformes inutilizados, que foram doados pela empresa Vital. O material que seria descartado, acabou se transformando em peças únicas e criativas.

A aluna Marly Mendonça falou da oportunidade. “Aprendi bastante. Nessa idade que nós estamos nós precisamos fazer alguma atividade, aprender. Nós aqui fizemos amizade, uma ajudou a outra e estamos muito felizes com tudo que aprendemos”.

De acordo com a subsecretária adjunta de Desenvolvimento Humano e Social, Grazielle Gonçalves, a iniciativa é uma forma de promover a autonomia de mulheres. “O Restaurante está qualificando mulheres que estão fora do mercado de trabalho, com a reutilização de material que iria para o lixo, que foram higienizados e reciclados. Agora elas vão poder vender e movimentar a economia local. Comprando delas valorizamos a arte, a cultura. São trabalhos lindos, criativos e exclusivos.”

 

Compartilhe: