Campos está sendo representada, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, no 23º Encontro Nacional do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social). O evento, que acontece em Olinda-PE, reúne gestores e técnicos de Secretarias de Assistência Social de todo o país, como o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho. Além dele, participam a coordenadora de transferência de renda, Marcelia Cardoso, a diretora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Secretaria, Aline Giovannini, a diretora da Proteção Social Básica, Paloma Campos, diretora do Departamento Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes, e diretora financeira da secretaria, Luana Braga.
O Encontro foi iniciado na terça-feira (24) e terminou na quinta-feira (26) com o tema geral “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil”. Durante os três dias, foram realizados onze painéis temáticos que estão focados na retomada da oferta de serviços, com discussões sobre os desafios da superação da pobreza e da fome.
“É sempre muito importante estarmos em um evento como este, que reúne gestores de todas as partes do país. O Brasil é grande e tem as suas particularidades, mas todos nós enfrentamos o desafio de superar a fome em nossos territórios. Em Campos, através do governo do prefeito Wladimir Garotinho, a população que mais necessita voltou a ser atendida com programas e equipamentos que garantem a alimentação e ajudam no combate à fome, como o Cartão Goitacá e o Restaurante do Povo”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.
CONGEMAS – O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília – DF desde abril de 2001, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.