A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) marcou presença no Fórum de lançamento do Dossiê Mulher 2023, que aconteceu nesta terça-feira (31), no Rio de Janeiro, e abordou questões sobre direitos e condições das mulheres. O órgão da Prefeitura de Campos, ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Social, foi representado pela gerente psicossocial Layla Tavares e pela supervisora de Políticas para Mulheres, Luciana Monteiro.
Em Campos, por exemplo, dados sobre a violência contra a mulher são alarmantes. “Nos últimos 5 anos, tivemos um aumento de 33% nos mais diversos tipos de violência: física, moral, sexual, psicológica, classificada como o crime em maior número de casos, segundo o dossiê”, afirma Luciana.
A gerente Layla Tavares também falou sobre a importância do documento. “O Dossiê é crucial para avaliar o progresso e desafios das mulheres na sociedade, promovendo a igualdade de gênero no Brasil”.
Esta é a 18ª edição do evento que retrata a situação das mulheres em áreas como saúde, educação, trabalho, violência de gênero e política. O Dossiê Mulher, uma iniciativa do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), visa fornecer dados para embasar políticas de igualdade de gênero.
O encontro reuniu especialistas, ativistas e representantes governamentais para discutir os resultados e implicações. Tópicos abordados incluem violência de gênero, participação política, igualdade salarial, saúde, educação e interseccionalidade.
“Nossa equipe está sempre se atualizando para oferecer o melhor para nossas assistidas. É fundamental que a subsecretaria de Políticas para Mulheres participe do lançamento deste importante documento, que é o Dossiê Mulher, que traz informações relevantes sobre a mulher em diferentes áreas, principalmente, para a adoção de medidas de enfrentamento à essa violência”, informa a subsecretária Josiane Viana.