Campos sedia Seminário Regional dos Direitos da Pessoa Idosa

Visando promover qualidade de vida para a terceira idade, a subsecretária de Promoção e Direito da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares, participou de Seminário Regional, que aconteceu na sede do Ministério Público de Campos, realizado pela Subsecretaria Estadual de Promoção e Direito da Pessoa Idosa. Um dos temas debatidos foi o fortalecimento do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Também participou da capacitação o promotor de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo de Campos, Luiz Cláudio Carvalho de Almeida.

Rosilani considera o encontro fundamental para o fortalecimento dos conselhos da Região. “Capacitações como essa são essenciais para fortalecer os conselhos. Nós temos em Campos um Conselho do Idoso em plena evolução e estamos trabalhando muito para fortalecer ainda mais. Essa parceria com o Governo do Estado é muito importante para os municípios, pois não existe política pública eficiente sem um conselho forte. Este seminário vem ao encontro das nossas expectativas, para garantir os direitos sociais e humanos das pessoas idosas”, afirmou a subsecretária.

A abertura do seminário foi feita pela superintendente da Pessoa Idosa do Estado e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco. “É de suma importância fortalecer o compromisso social dentro dos municípios. A nossa capacitação já passou por cinco regiões do Estado e agora estamos em Campos reunindo os municípios da região Norte, para que possamos trabalhar o gerenciamento do fundo e, juntamente com o Ministério Público, queremos fortalecer os trabalhos nos municípios para que possam gerar frutos junto às instituições que atendem os idosos, criando uma rede forte. Temos dados recentes do IBGE do aumento do número de pessoas idosas, assim como a expectativa de vida do brasileiro, portanto, é dever do poder público criar e fomentar meios para atender a esse público”, finalizou.