Desenvolvimento Humano conclui série de capacitações dos trabalhadores do SUAS

Foi concluída nesta semana,  a série de capacitações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social para os profissionais que atuam em equipamentos e órgãos municipais, através da Gestão do Trabalho do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Ao todo, 10 grupos participaram das capacitações que foram iniciadas em setembro e fazem parte do Programa de Educação Permanente, com o objetivo de trabalhar as atribuições e habilidades dos profissionais de acordo com as orientações técnicas de cada equipamento e serviço.

Na última etapa da imersão, participaram psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e advogados que atuam dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Matadouro, Goitacazes, Penha, Chatuba, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas I) e ainda a gestão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O encontro aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Esportes. Todos receberam certificados, que desta vez, foram entregues pela diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovanini.

“Foi um trabalho de muito esforço entre as equipes que ministraram as capacitações e também dos servidores que fazem parte do atendimento ao nosso público, seja na ponta ou na gestão. Além de alinhar o trabalho interno dos nossos equipamentos, a gente levantou a discussão da melhoria do atendimento ao foco da Secretaria, que é a população que vive em situação de vulnerabilidade”, explicou o secretário Rodrigo Carvalho.

As imersões em grupo foram realizadas com profissionais de nível médio, técnico, de ensino superior, além de gestores e coordenadores dos equipamentos municipais da Proteção Social Básica e Proteção Social de Média e Alta Complexidade. Ao todo, foram 420 servidores, como: assistentes administrativo; encarregados; recepcionista; auxiliares de serviços gerais; educadores sociais; cuidadores; orientadores sociais; porteiros; vigias; facilitadores de oficinas; visitadores; psicólogos; assistentes sociais; pedagogos; advogados; coordenadores; supervisores.