Evento “Novo Olhar em Campos” será realizado nesta quarta-feira no CEAM

A Subsecretaria de Políticas para Mulheres e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista vão marcar em Campos a Campanha mundial dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher. No dia 06 de dezembro será realizado o evento inclusivo “Novo Olhar em Campos” no CEAM, a partir das 7h às 19h, e, no dia 11 de dezembro, às 18h, o desfile “Ressignificar” e a exposição fotográfica “Marcas do Recomeço”, no Palácio da Cultura.  A subsecretaria é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.

No Brasil, a campanha 21 Dias de Ativismo é marcada entre os dias 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nesse período, tem ainda o 25 de Novembro, que é o Dia Laranja, quando se celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e o Dia do Laço Branco, no dia 06 de dezembro, uma mobilização que envolve homens na campanha contra a violência contra a mulher.

“Este movimento dos 21 Dias de Ativismo visa dar visibilidade e mobilizar as pessoas em torno do assunto, por isso, são realizadas diversas ações e eventos em mais de 160 países participantes. A campanha busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público”, afirma a subsecretária, Josiane Viana.

A subsecretária também falou sobre o Dia Laranja, marcado no dia 25 de novembro, mas que é lembrando com uma atividade durante o ano inteiro no dia 25 de cada mês. “O principal objetivo da campanha é chamar a atenção para as diversas formas de violência que afetam mulheres e meninas em todo o mundo, desde violência doméstica até assédio sexual, mutilação genital feminina, tráfico humano e outras violações dos direitos humanos. Durante os 21 dias, diversas organizações, ativistas e comunidades se unem para promover a conscientização, educar sobre os direitos das mulheres e meninas, e incentivar ações concretas para prevenir e combater a violência de gênero”, informa a subsecretária Josiane Viana.

O evento “Um novo Olhar Campos” está sendo organizado pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres com o Retina Campos, em parceria com as Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Saúde. O evento terá ainda atendimentos oftalmológicos, palestras, entre outros serviços. No dia 11 de dezembro, às 18h, acontece o desfile Ressignificar e a exposição fotográfica Marcas do Recomeço, no Palácio da Cultura.

“Durante esse período, eventos, palestras, debates e atividades são realizados em muitos lugares do mundo. As redes sociais desempenham um papel crucial na disseminação de informações e na criação de uma comunidade global de apoio, também. É para conscientizar, educar e agir contra todas as formas de violência de gênero”, disse a subsecretária.

Consciência Negra – O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, foi marcado em Campos por discussões de pautas raciais com o Fórum “Questões da Comunidade Negra Brasileira na Diáspora”, levantando temáticas inerentes às questões étnico-raciais que se desenvolvem na sociedade por meio do racismo estrutural. O Fórum fez parte do “Novembro Negro”, evento organizado pela Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial (SIRDH), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, em comemoração aos 25 anos de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no município.

O ponto alto da programação foi na última quinta-feira (23), com atividades na Praça do Santíssimo Salvador e outros pontos do Centro. Vários serviços para a população foram oferecidos, como: trança; barbeiro; sobrancelha; maquiagem; cabeleireira; inscrições para cursos; medição de pressão e glicose; artesanato; exposição de trabalhos étnico-raciais. A programação segue até o dia 30.

Audiência Pública – A Prefeitura de Campos, através da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, realizou nesta quinta-feira (23) audiência pública para debater questões relacionadas às mulheres, em especial sobre os tipos de violência sofridos por elas. Seis palestras foram ministradas gerando discussões acerca da situação. Com o tema “Política pública para mulheres em debate: direitos, participação social e ocupação dos espaços de poder pelo fim da violência de gênero”, a audiência foi realizada em parceria com o CEAM Mercedes Baptista e com Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).