Secretaria participa de assessoramento para situações de calamidade pública

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, a partir do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), participou de uma reunião de Assessoramento Técnico Regionalizado em Situações de Calamidades Públicas e de Emergência. O encontro, que aconteceu na cidade de Quissamã, foi voltado para os municípios da região Norte Fluminense. O objetivo foi auxiliar as prefeituras e as suas secretarias na elaboração de um plano de ações em casos de calamidade para auxílio da população afetada.

A reunião foi ministrada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH). Participaram o coordenador de Proteção de Alta Complexidade, Diego Armond, a coordenadora de Média Complexidade, Rosângela Marvila, a coordenadora geral do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Veronica Rocha, e a coordenadora da Gestão de Trabalho do SUAS, Darcilene Fiuza.

“Em casos de calamidade, como enchentes, a Defesa Civil faz um mapeamento de todo o município mostrando quais são as localidades que necessitam de maior atenção das secretarias municipais. A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, através das suas equipes, faz um cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade para avaliar a possibilidade de abrigos. Além de abrigar, a nossa pasta ainda realiza o cadastramento das famílias para os benefícios eventuais, como o Aluguel Social, a concessão de cestas básicas, o Cartão Goitacá e, em caso de mulheres grávidas, o auxílio natalidade que é o Mãe Coruja”, explicou a coordenadora de Média Complexidade, Rosângela Marvila.