“Social +Perto” atende moradores de Travessão e comemora chegada a 40ª edição

O programa “Social +Perto”, desenvolvido pela Prefeitura de Campos através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, chegou a marca de 40 edições realizadas desde o seu lançamento, em junho de 2022. A última edição de 2023, aconteceu nesta terça-feira (05), na Escola Municipal Professora Eleonora da Silva Pinto Viana, no KM 13, em Travessão. A primeira-dama, Tassiana Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, e o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, acompanharam os atendimentos.

Com oferta de serviços nas áreas sociais, de saúde, beleza e recreação infantil para a população que vive em bairros, distritos e localidades mais distantes da área central do município, o programa já realizou cerca de 18 mil atendimentos desde o seu lançamento, segundo dados da vigilância socioassistencial da SMDHS.

Celebrando o sucesso do “Social + Perto”, a primeira-dama, Tassiana Oliveira, agradeceu os profissionais que atuam no programa, pela atenção dedicada à população atendida em cada edição.

“A grande importância desse programa e o que mais me encanta, é a gente ter a oportunidade de conhecer pessoas e transformar a vida delas. Já passamos por várias situações e por meio do “Social +Perto” nasceram outros projetos, como levar os alunos da rede municipal pela primeira vez ao teatro, ao Centro da Cidade e realizar ação de limpeza em Lagoa de Cima. As pessoas se encontram comigo e pedem pelo programa nas localidades delas, porque sabem que vão ter acesso a serviços que ajudam muito quem não tem como ir até o Centro resolver suas demandas. Pessoas que muitas vezes estão distantes de uma realidade que pra gente é o nosso dia a dia. Esse programa é muito especial e eu tenho a honra de trabalhar com uma equipe maravilhosa, que está sempre com um sorriso no rosto, pronta para atender da melhor maneira possível. São 40 edições de muitos sonhos, muitas realizações, e que nos motiva com força e garra para poder continuar”, destacou Tassiana.

Através do “Social +Perto”, o campista tem acesso a serviços essenciais de cidadania, como informações sobre programas sociais, atualização e inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, atendimento jurídico, agendamento para emissão de RG, entre outros. O programa também oferece atendimentos de saúde, como consulta médica com clínico geral, vacinação de Covid-19, gripe e outras vacinas do calendário vacinal, aferição de pressão e glicemia. Corte de cabelo, esmaltação, designer de sobrancelhas e massoterapia também estão entre os serviços disponíveis a cada edição, além da recreação infantil para as crianças.

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, encerrar o ano completando 40 edições do programa é motivo de muito orgulho.

“Nós tínhamos um ônibus abandonado que estava no pátio da secretaria e muita vontade de levar dignidade e cidadania para a população distante do município. E esse sonho virou realidade. Consertamos o ônibus, adesivamos e deu certo. É um programa que não é da Prefeitura, é do povo. A população é a grande beneficiada. A gente vai a lugares que muitos campistas nem conhecem, com o objetivo de garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços. Campos tem o equivalente a quatro cidades do Rio de Janeiro de extensão territorial e nós conseguimos ir do Farol a Santo Eduardo, Santa Maria, de Serrinha a Cambaíba com o social mais perto. Eu agradeço demais a nossa equipe de profissionais que sem eles, que atuam no atendimento direto, nada disso seria possível”, disse Rodrigo.

O secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, destacou a importância da parceria das secretarias e subsecretarias para a realização do “Social +Perto”. “A gente acompanhou desde início a criação do “Social +Perto”, via que era uma ideia excelente e que se encaixava perfeitamente em uma frase do prefeito, que é cuidar de pessoas e é isso que esse programa faz, levando os serviços a locais que muitos campistas desconhecem. É um trabalho muito importante e possível porque existe parceria, apoio das secretarias de Educação, de Saúde e das subsecretarias ligadas ao Desenvolvimento Humano”.

Moradora de Travessão, no KM 14, a dona de casa Maria Tereza Oliveira, que foi contemplada com o Cartão Goitacá no mês de novembro, não poupou elogios ao programa.

“Isso é muito bom, muito importante. Tantas pessoas não tem nem dinheiro para ir até o CRAS, ir no Centro resolver as coisas. Aqui a gente consegue ser atendido, muito bem atendido. Eu consegui ser atendida pela assistente social, foi um adianto”.

A subsecretária de Justiça e Assistência Judiciária, Danielle Campos, também prestigiou a 40º edição do “Social +Perto”. O programa retorna com atendimentos em 2024. No mês de janeiro, vai acontecer a 41º na praia do Farol de São Thomé.